Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Record compra tv guaíba

Record compra rádios e TV Guaíba


 PORTO ALEGRE, 23 de fevereiro (ALC) - Num negócio que surpreendeu o mercado do Rio Grande do Sul, a Rede Record, vinculada à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), comprou as rádios Guaíba AM e FM, e a TV Guaíba, com sede em Porto Alegre. O valor da operação não foi informado, mas especulações indicam algo em torno de 100 milhões de reais (cerca de 46,5 milhões de dólares).

 

A transação foi confirmada pelo diretor administrativo-financeiro do Sistema Guaíba-Correio do Povo, Carlos Bastos Ribeiro. O jornal Correio do Povo e as operações do grupo na Internet não entraram no negócio. No ar desde abril de 1957, a Guaíba AM foi a primeira emissora do Rio Grande do Sul a transmitir do exterior uma Copa do Mundo, da Suécia, em 1958.

 

Em agosto de 1961, o governador do Rio Grande do Sul, Leonel de Moura Brizola, requisitou os transmissores da rádio Guaíba e instalou a Rede da Legalidade nos porões do Palácio Piratini, em Porto Alegre, integrada por emissoras do interior. Pelas ondas médias e curtas, Brizola conclamou os gaúchos a defenderem a normalidade constitucional e garantir a posse do vice-presidente da República João Goulart, após a renúncia, no dia 25 de agosto, do presidente Jânio Quadros.

 

A Guaíba AM está voltada à cobertura jornalística e esportiva. Já a Guaíba FM, criada em 1980, é uma rádio com programação musical, e a TV Guaíba, no ar desde março de 1979, caracterizava-se pela sua programação local, pois não estava vinculada a nenhuma rede nacional de tevê.

 

As emissoras de rádio e televisão, mais o jornal Correio do Povo, pertenciam ao empresário Breno Caldas, que vendeu o grupo, em 1986, ao empresário do agronegócio e economista Renato Bastos Ribeiro.

 

O presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Ercy Pereira Torma, lamentou a venda de uma das únicas emissoras independentes de televisão no país e espera que as especulações de que a TV Guaíba venha a ser usada para fins religiosos "não sejam concretizadas, o que seria prejudicial para a sociedade".

 

O Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul está preocupado pelo fato de uma instituição religiosa adquirir várias empresas de comunicação.

 

Já o presidente em exercício do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, José Maria Nunes, entende que a aquisição da rádio e TV Guaíba pela Rede Record pode abrir uma concorrência maior no Estado. "Acredito que para o público será muito bom e que mais jornalistas sejam contratados com melhores condições de trabalho e possam investir no bom jornalismo", declarou para o sítio web da ARI.

 

A TV Record entrou no ar, em São Paulo, no dia 17 de setembro de 1953. Em 1991, a emissora, que pertencia ao Grupo Sílvio Santos e ao empresário Paulo Machado de Carvalho, foi vendida para a IURD. A Record ampliou a programação, mantendo o jornalismo como carro-chefe, e deu início à formação de uma rede nacional.

 

Em 2006, informa o sítio da emissora na rede mundial de computadores, a Record consolidou-se na vice-liderança em faturamento publicitário e audiência, ficando atrás apenas da Rede Globo. Atualmente, a Record tem 13 emissoras próprias de televisão e mais de 100 afiliadas.

 



 


Posts relacionados

Pastoral Indigenista, Geral, por Sara de Paula

Mito Indígena: A História da cobra bonita

Leia o texto sugerido pela Missionária Marly Schiavini 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães