Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais, Mulheres, Pastoral dos Direitos Humanos - 01/06/2016

Quinta-feira de preto: uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher



A campanha "Quinta-feira uso Preto", consiste em mobilizar pessoas a se vestirem com roupas pretas em protesto contra a violência sofrida por mulheres ao redor do mundo. A iniciativa tem origem na campanha mundial "Thurdays In Black", iniciada na África do Sul, que tomou proporções internacionais com o apoio do Concílio Mundial de Igrejas (CMI).  

 

No Brasil, a Confederação Metodista de Mulheres (CMM) abraçou a causa desde fevereiro, quando confeccionou 5 mil botons da campanha para distribuir entre as Federações. Conheça a página da CMM

 

Mulheres da Região Missionária do Norte e Nordeste (REMNE) também saíram às ruas para protestar pelo fim da violência contra a mulher (à esquerda), depois de aderirem o projeto que também conscientiza igrejas e comunidades. 

 

"Pode parecer simples, mas a intenção é chamar a atenção das pessoas para que se unam a nós nessa luta contra toda forma de preconceito e  violência, especialmente contra a mulher", disse Suely Freire, SD da Federação de Mulheres no Dne8.

 

Confira a notícia completa aqui. 

 

Para aderir a campanha, basta se vestir de preto na quinta-feira. Tire também uma foto da sua manifestação e poste nas redes sociais. Use as hashtags da campanha em português e em inglês: #QuintaFeiraUsoPreto #ThursdaysInBlack 

 

O Jornal Expositor Cristão, também apoiou as manifestações, publicando a imagem do grupo da Sede Nacional que aderiu a campanha, incluindo os ministros Júnior e Soraya Junker, do minitério de louvor Toque de Poder, e Bispos e Bispa da Igreja Metodista. 

 

 

 

O Jornal também se engajou em divulgar as manifestações de órgões da Igreja Metodista, contra a Cultura de Estupro. 

 

 

 

Confira abaixo também algumas fotos das manifestações que acontecem ao redor do mundo. 

 

 

Uma equipe cristã na Escócia de reuniu para fotografar seu apoio à campanha na quinta, dia 19 de maio:

 

 

Organização cristã da Finlândia também apoia o fim da violência contra a mulher no Congo, usando a campanha:

 

 

Mulher exibe o boton da campanha em inglês para promover a ideia:

 

 

Veja mais manifestações internacinais acompanhando a hashtag #thursdaysinblack no Instagram.

 

Compartilhe a campanha internacional na sua Igreja, comunidade e redes sociais, engajando cada vez mais pessoas para lutarem juntas por um mundo sem violência e estupro. 


Tags: quinta-feira, quinta-feira de preto, campanha


Posts relacionados

Mulheres, por Sara de Paula

Mulheres metodistas promovem campanha digital de Ação de Graças

As Federações Metodistas de Mulheres promovem nesse ano uma campanha digital para celebração do Dia de Ação de Graças, comemorado na quinta-feira, dia 23 e novembro. 

Mulheres, por Redação Metodista

Semana de oração 2022 - Unidas em oração pela nossa pátria

A Confederação Metodista de Mulheres do Brasil (CMM), promove anualmente a Semana de Oração pela Pátria, esse ano com a chamada "Unidas em oração por nossa pátria". Do dia 1 ao 7 de setembro, quando se comemora o Dia da Procramação da Independência do país, metodistas são convidados(as) a orar e jejuar pelo Brasil. Confira abaixo o material de apoio para promover essa ação em sua Sociedade e Igreja Local. 

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Igreja Metodista Central de Petrópolis arrecada doações para vítimas dos desastres naturais

A Igreja Metodista Central de Petrópolis, juntamente com a 7º Região Eclesiástica da Igreja Metodista, já iniciou uma importante ação social para socorrer as centenas de vítimas das fortes chuvas que deixaram a cidade de Petrópolis, na zona serrana do Rio de Janeiro, em estado de calamidade pública no dia 16 de fevereiro.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Mais de mil adolescentes metodistas se reúnem em Sumaré/SP na Juname 2015

Começa hoje (21) a Juvenília Nacional Metodista (Juname) na Estância Árvore da Vida, na cidade de Sumaré/SP. O tema do encontro é "No foco da tua luz, a minha vida se revela - JUNAME - Além do último ato". O evento é um marco na vida dos adolescentes da Igreja Metodista. 

Mulheres, por José Geraldo Magalhães