Publicado por Sara de Paula em Escola Dominical - 31/10/2018

Quando a criança começa a mentir?


Foto: Caleb Woods / Unsplash

O Departamento Nacional de Escola Dominical falou nas suas últimas transmissões ao vivo, realizadas em sua página oficial do Facebook, sobre mais um assunto relevante para quem trabalha com crianças: O que fazer quando a criança começa a mentir? O vídeo que conta com a participação de parte da equipe do Projeto Sombra e Água Fresca, discute o assunto "Criança tem voz e vez - uma escuta sensível", na série especial de transmissões realizadas para o mês das crianças.

A professora Telma Cezar, coordenadora das Revistas Bem-Te-Vi, falou sobre a necessidade de observarmos as oportunidades que oferecemos para que crianças desenvolvam o hábito da mentira. "Eu diria que a gente tem que pensar nessa possibilidade do quanto nós adultos estamos oferecendo oportunidades para que as crianças mintam", afirmou a professora. Esse assunto já foi abordado na Revista Bem-Te-Vi Crescer, edição 2 de 2016. Em nosso site você tem acesso ao download gratuito das três primeiras lições desse material, mas disponibilizamos abaixo a lição 5, citada durante o vídeo para quem tem interesse de entender ou trabalhar o tema. Confira abaixo uma parte do texto:

Na medida em que cresce, a criança vai percebendo que o mundo tem suas regras. Ela descobre isso também nas brincadeiras com as crianças maiores, que são úteis para ajudá-la nas fases seguintes. Não se trata de um acontecimento imediato, mas de um processo que vai ocorrendo durante toda a fase da infância. Piaget expressa que “a moralidade se desenvolve neste palco de afetividade que dará forma a razão”. Nesse contexto, ocorrem as mentirinhas aqui e acolá. Então, como agir quando a criança começa a mentir, quando inventa algumas respostas para o que fez de errado e quando confrontada continua mentindo? Algumas reflexões são relevantes para ajudar a criança a encontrar o caminho do respeito e do estabelecimento da confiança. Rousseau (2004) estudava o comportamento infantil já no século XVII e se preocupava com a questão da mentira. Para ele, é preciso que as crianças saibam o que é a mentira e entendam o alcance da mesma.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A LIÇÃO "QUANDO A CRIANÇA COMEÇA A MENTIR?" EM .PDF

Para comprar a Revista Bem-Te-Vi (2016/2), acesse agora o site da Angular Editora ou clique aqui. A publicação atende pessoas que trabalham com crianças de 0 a 3 de idade. 

Você também pode adquirir a Coletânia das Revistas Bem-Te-Vi publicada esse ano. O material foi mencionado na transmissão como um apoio para quem desenvolve trabalhos com crianças dessa faixa etária. A publicação reúne material auxiliar para a educação cristã na Escola Dominical, no Culto com crianças na Igreja ou no espaço da família. Esta edição especial está elaborada a partir da republicação de 54 Planos de Aula, dentre os 151 publicados nas sete edições anteriores, com sua primeira edição em 2012. Clique aqui para saber mais.

Para assistir a conversa transmitida ao vivo, dê play no vídeo abaixo: 

Assista também as demais transmissões ao vivo realizadas pelo departamento.


Posts relacionados

Escola Dominical, por Comunicação

Apresentação das Novas Revistas de ED

  Live de lançamento das novas revistas de Escola Dominical

Escola Dominical, por Sara de Paula

LIVE | Ensinar e aprender à distância: desafios e possibilidades

Participe da Live Ensinar e aprender à distância: desafios e possibilidades, que vai ao ar nos canais da Escola Dominical (Facebook e Youtube) em 28 de setembro às 20h.

Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Liturgia para o Dia da Mulher: Aprendendo com as mulheres da Bíblia

Confira a sugestão de liturgia para celebrar o Dia Internacional da Mulher em sua Igreja Local. A data é celebrada no dia 8 de março.

Educação, Liturgia, Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Escola Dominical, por José Geraldo Magalhães

Reflexão: Uma Igreja que se preocupa com as crianças!

Uma igreja que se preocupa com as crianças é uma igreja que se importa com o seu presente e que se preocupa com o seu futuro. As crianças são o futuro da Igreja, sim; mas também são o presente da Igreja. Elas adornam, animam e são parte viva do Corpo de Cristo. O louvor da boca dos pequeninos é maravilhoso! Os testemunhos muitas vezes trazem o pai, a mãe e não raramente toda a família para Jesus e para a Comunidade do Povo de Deus!