Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Pronunciamento do Colégio Episcopal sobre acordo Brasil-Vaticano


O Acordo feito no dia 13 de novembro de 2008 entre a República Federativa do Brasil e a Santa Sé (Igreja Católica) tem gerado muitas discussões na imprensa. Teme-se que o acordo, firmado para estabelecer, entre o governo brasileiro e a Igreja Católica, direitos e obrigações mútuas, represente uma ameaça à laicidade e autonomia do Estado Brasileiro. Para este acordo ter plena validade ele tem de ser aprovado pelo Congresso Nacional (Senado Federal e Câmara dos Deputados). Por isso, a Igreja Metodista vem se manifestar sobre este tema, mediante um Pronunciamento do Colégio Episcopal.

DECLARAÇÃO DO COLÉGIO EPISCOPAL DA IGREJA METODISTA

O Colégio Episcopal vem a público expor o seu posicionamento em face dos termos do Acordo entre a República Federativa do Brasil e a Santa Sé, relativo ao Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil firmado no último dia 13 de novembro pelo Ministro do Exterior do Vaticano, Dom Dominique Mamberto, e pelo Chanceler Celso Amorim. Este ato foi firmado durante a visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Papa Bento 16.
Considerando-se os termos do Acordo:

a) Reafirmamos o direito da liberdade religiosa como um dos pilares indispensáveis de uma sociedade democrática e, nesse sentido, uma das conquistas determinantes da democracia brasileira.
b) Proclamamos a importância constitucional do Estado Laico, ou seja, levando-se em consideração a liberdade de escolha religiosa. Igualmente, defendemos a separação entre o Estado e a Igreja.
c) Entendemos que o Acordo entre a República Federativa do Brasil e a Santa Sé fere os preceitos Constitucionais diante de seu Art. 19 da Constituição Brasileira de 1988.
d) Apelamos ao Senado Brasileiro a não aprovação do presente acordo entre Santa Sé e República Brasileira, a fim de garantir os preceitos Constitucionais.
e) Por fim, declaramos, enquanto Igreja Metodista, nosso compromisso com a vida manifestada em Jesus Cristo, em termos de justiça, paz,solidariedade, cidadania e tolerância.
Aproveitamos a oportunidade, para intercedermos em favor de todo povo de Deus a fim de que se promova um discipulado transformador, à luz do Evangelho de Cristo e das demandas do Reino.

São Paulo, 4 de março de 2009.

Bispo João Carlos Lopes.
Presidente do Colégio Episcopal.


• clique aqui para baixar o documento na íntegra (documentos oficiais) •


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães