Publicado por José Geraldo Magalhães em Liturgia, Destaques Nacionais, Pastoral dos Direitos Humanos - 08/12/2015
10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos. Veja material de apoio para refletir e celebrar!
Promover os Direitos Humanos é promover a vontade de Deus em meio as injustiças. Por ocasião do Dia Internacional dos Direitos Humanos
Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não me salvarás? Por que me mostras a iniquidade, e me fazes ver a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há contendas, e o litígio se suscita. Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o perverso cerca o justo e a justiça é torcida. (Habacuque 1.2-4)
Em momentos de crise social, aumento da percepção da criminalidade, impunidade e injustiça, não poucas vezes a população de um país recorre a soluções populistas e demagógicas, cujos efeitos nunca trazem os benefícios prometidos. Habacuque viveu num contexto semelhante e clamou a Deus pedindo a punição aos transgressores. Todavia, após o clamor por justiça, o povo de Israel passou a ser assolado pelos caldeus. E a isto o profeta Habacuque reagiu com perplexidade, pois o que a primeira vista parecia ser a justa punição de um povo infiel e ímpio, revelou-se opressão e violência por parte dos próprios líderes do povo
Nas eleições de 2014, parte da população de nosso país respondeu a um clima de insatisfação e descontentamento elegendo parlamentares representantes de grandes empresas, ruralistas, militaristas e fundamentalistas¹. Neste ano, esse congresso , tem dado andamento a uma série de projetos aparentemente reagindo a demandas da sociedade, mas que na verdade revelam-se ataques frontais aos direitos das pessoas. Entre estes projetos destacamos os seguintes:
1) Liberação da terceirização para qualquer atividade da empresa.
A flexibilização nas formas de contratação, e a ampliação da terceirização para as atividades fins, por meio do Projeto de Lei 4330/2004, que trata do contrato de prestação de serviço a terceiros e as relações de trabalho dele decorrentes. A terceirização do trabalho não é uma prática recente nas relações de trabalho no Brasil, e tem como objetivo a redução dos custos na produção. Ocorre que os dados levantados demonstram que os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados possuem uma remuneração 24,7% menor, com uma jornada de trabalho 3 horas maior e uma taxa de rotatividade que é o dobro do trabalhador formal.
Os dados do DIEESE revelam também que aproximadamente 84% dos acidentes de trabalho no Brasil, ocorrem com trabalhadores terceirizados, visto que os mesmos não são suficientemente preparados para execução das tarefas e estão sujeitos a uma alta rotatividade.
A dignidade do ser humano está sendo colocada em segundo plano em nome da redução dos custos, do aumento da competitividade e dos lucros. A Assessoria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Igreja Metodista na 3ª Região (ADH) se pronunciou a este respeito através do artigo “Digno é o Trabalhador de seu Salário” .
2) Transferência do poder de demarcação de Terras Indígenas para deputados e senadores.
Está em tramitação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000 na qual a responsabilidade de demarcação de territórios indígenas passa para o Congresso Nacional. Em um Congresso Nacional cuja bancada das mais expressivas e articuladas é a dos ruralistas, composta por aproximadamente 30% dos deputados, cerca de 263 representantes , aumentará a dificuldade da devolução de terra às populações indígenas.
3) Redução da maioridade penal.
Há algumas propostas em trâmite no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado) visando a alteração da Constituição Federal permitindo a prisão de jovens a partir de 16 anos de idade. A Igreja Metodista pronunciou-se oficialmente de maneira contrária a tal proposta .
4) Alteração da definição de trabalho análogo à escravidão.
O PL 3842/2012 altera a redação do Código Penal, restringindo a definição de trabalho análogo à escravidão apenas àquele no qual há privação de liberdade, eliminando referências a condições degradantes e jornada exaustiva. Também restringe a tipificação do crime a condição de trabalho ou serviço realizado sob ameaça, coação ou violência, com restrição de locomoção e para o qual a pessoa não tenha se oferecido espontaneamente, deixando de fora o trabalho vinculado à contração de dívidas com o empregador ou preposto .Tal manobra visa impedir que propriedades rurais e industriais sejam desapropriados, além da aplicação das penas previstas no Código Penal.
A ADH, em virtude de repetidos casos nos quais oficinas de costura, muitas das quais prestando serviços a grandes marcas de roupas, foram flagradas cometendo tal crime, pronunciou-se através do artigo “A Missão do Discípulo e da Discípula no Enfrentamento do Pecado da Escravidão ”.
Estas são algumas das situações nas quais o Congresso Nacional, sob a justificativa de solucionar questões sociais prementes, restringe direitos básicos da população. No dia 10 de dezembro é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A Igreja de Cristo não pode estar alheia às questões sociais, sobretudo às questões que afetam os mais pobres e marginalizados, cujos direitos básicos de saúde, moradia, segurança e habitação já são sistematicamente violados pelo poder público e pelo poder econômico privado.
Convidamos as igrejas locais a dedicarem uma aula de suas escolas dominicais, reuniões de grupos societários e reuniões de discipulado em pequenos grupos para o estudo e reflexão deste texto e da lição “Direito ao Pão. Direito à Vida ”, escrito por ocasião do Dia Internacional dos Direitos Humanos e que assim discípulos e discípulas de Jesus conheçam a realidade social e possam atuar nos bairros, cidades e em nosso país de maneira a refletir os valores do Evangelho!
Tags: Direitos Humanos
Posts relacionados
Metodistas do sul do Brasil se mobilizam para socorrer vítimas de crise climática
Após um mês do início da crise climática que atinge o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, metodistas da região permanecem mobilizados frente ao grande desafio de socorrer centenas de pessoas vitimadas pela tragédia em diferentes cidades e áreas atingidas.
Liturgia Dia dos Pais 2021
Acesse a sugestão de Liturgia para o Dia dos Pais 2021, produzida pelo Departamento Nacional de Escola Dominical.
Material de apoio: #SeProteja | A pandemia não acabou
Diante da pandemia de Coronavírus que ainda tem levado a óbito centenas de pessoas em nosso país, somos chamados e chamadas a olhar de forma consciente e responsável para esse problema. Por isso, promovemos uma mobilização nacional de conscientização. Junte-se a nós na campanha educativa "A pandemia não acabou", que visa alcançar todo o território brasileiro através das nossas Igreja Locais, levando informação sobre as formas já conhecidas de evitar a propagação do vírus, enquanto ainda há possibilidade de contágio.
Culto de louvor com as crianças
O Departamento Nacional de Escola Dominical preparou um Culto de Louvou online para as crianças culturem junto com seus familiares. Assista e compartilhe.
Câmara Nacional de Discipulado se reúne em Belo Horizonte
Representantes da Câmara Nacional de Discipulado da Igreja Metodista está reunida em Belo Horizonte/MG. O encontro com a liderança iniciou dia 12 e termina nessa quinta-feira (14). O pr. Paulo Mazoni da Igreja Batista Central de Belo Horizonte participou dia 11 onde compartilhou as experiências vivenciadas nas áreas de discipulado e células.
Metodistas da Angola e Moçambique visitam a Sede Nacional da Igreja Metodista
Seis pastores e duas pastoras das Igrejas Metodistas de Angola e Moçambique estiveram na Sede Nacional da Igreja Metodista em São Paulo na tarde de hoje (10). A visita faz parte do acolhimento de mais uma etapa do Projeto SOL-África - Solidariedade com a África.
Liderança Episcopal planeja avanço do metodismo no continente
Discipulado, plantação de igrejas e expansão missionária são prioridades.