Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013
Projeto Esperança
Assistência às mulheres encarceradas é a nova meta da Pastoral Carcerária
Nos últimos três anos, o total de mulheres encarceradas no Brasil saltou de 3% para 7%, ou seja, um aumento de 100% em um curto espaço de tempo. Inversamente ao que acontece com os homens, apenas um pequeno número delas recebe visitas de seus companheiros e familiares, que são quem efetivamente as suprem de material de higiene pessoal e outros haveres.
Dando continuidade às ações que antecedem a implantação deste projeto, o Coordenador da Pastoral Carcerária na Região, Pastor Edvandro Machado Cavalcante, esteve reunido com o Subsecretário de Tratamento Prisional do Estado do Rio de janeiro, Marcos Vinícius S. Lips, juntamente com a Coordenadora da Reinserção Social da Secretaria de Administração penitenciária, Adriana Martins, em janeiro, quando gentilmente foi disponibilizado um carro da Secretaria de Administração Penitenciária para que o Pastor Edvandro pudesse visitar as Unidades Prisionais do Complexo Penitenciário de Bangu e decidir a unidade mais propícia a implantação do projeto.
Ficou decidido que a primeira etapa deste projeto consistirá em cursos de artesanato e trabalhos manuais no Presídio Feminino Joaquim Ferreira de Souza, localizado no Complexo Penitenciário de Bangu. Um curso de Corte e Costura e outro para formação profissional de cabeleireira também estão planejados e começarão o mais breve possível nesta mesma unidade prisional
A Pastoral Carcerária da Igreja Metodista entende que dar qualificação profissional à mulher encarcerada é dar novamente esperança de recomeçar a vida após o cumprimento da pena e ajudar a diminuir as altas taxas de reincidência penal, que no Brasil chegam a 85%.
A implantação do Projeto Esperança na realidade prisional brasileira, marcada pela exclusão e negação da vida e dignidade humanas, visa dar à Pastoral Carcerária um modelo de evangelização mais próximo ao de Cristo e de nossa vocação histórica como metodistas.
Pastor Edvandro Machado Cavalcante
Coordenador da Pastoral Carcerária na Região
Da esquerda para a direita: Marcos Vinícius S. Lips, subsecretário de Tratamento Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro; pastor Edvandro Machado Cavalcante, coordenador da Pastoral Carcerária da Igreja Metodista na 1ª Região Eclesiástica; Adriana Martins, coordenadora da Reinserção Social da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro. |