Publicado por Sara de Paula em Liturgia, Escola Dominical - 30/04/2020
Programa para a família - Dia das Mães | Recordar, amar e orar
Imagem: Marissa Price | Unsplash
PROGRAMA PARA A FAMÍLIA – DIA DAS MÃES
Clique aqui para baixar em PDF
“Recordar, amar e orar.”
(Antecipadamente separe algumas fotos da família, em especial, fotos em que a mãe esteja presente. Organize as fotos sobre uma mesa ou faça um mural. Providencie também material para as atividades sugeridas: papel A4 branco e/ou colorido, barbante, canetinhas ou lápis de colorir).
- Reúna as pessoas da sua casa, de preferência ao redor da mesa.
- Convide alguém para fazer uma oração.
- Observem as fotos que foram separadas e organizadas sobre a mesa ou num mural, e motive cada pessoa a comentar sobre as lembranças que as fotos trazem sobre o momento em que foram tiradas.
- Depois de recordarem as lembranças trazidas pelas fotos, convide uma pessoa para ler o Salmo 113.
- Cantem a música “Eu te amo minha mãe”
- https://www.youtube.com/watch?v=ovsOzVydubU&list=PLnu4CxcBue8emPB7_psKsO_uuV4j3iCXg&index=15)
- Faça uma oração de gratidão pela família.
- Peça para cada pessoa observar novamente as fotos e escolherem uma delas (não é preciso pegar a foto, pois a ideia é que ninguém saiba qual foi a foto escolhida de cada pessoa).
- Distribua papel e lápis e convide cada pessoa para escrever um texto que pode ser um poema, uma oração ou apenas uma frase relacionada a foto escolhida. As crianças menores podem fazer um desenho.
- Leia o texto de Provérbios 1.8-9 “Meu filho, ouça o ensino de seu pai e não despreze a instrução de sua mãe. Porque serão um diadema de graça para a sua cabeça e colares para o seu pescoço”.
- Dinâmica para reflexão sobre o texto lido de provérbios.
(Sugerimos duas atividades (veja abaixo). Escolha uma delas pararealizar nesse momento) - Para finalizar esse encontro especial, cada pessoa irá apresentar seu texto ou desenho, e os demais tentarão descobrir qual foi a foto escolhida por essa pessoa.
- Cantem um cântico de gratidão que pode ser escolhido pela mãe.
- Faça uma oração de intercessão por todas as mães e pela família.
- Terminar com a oração do Pai Nosso (Mateus 6.9-13)
SUGESTÃO DE DINÂMICAS PARA O MOMENTO DE REFLEXÃO.
Atividade 1 – Colar da sabedoria
Para refletir sobre a comparação que o sábio faz a respeito dos ensinamentos aprendidos em família com um colar, sugerimos a confecção de um colar de canudos de papel coloridos e enfeitados.
Modo de fazer: Recorte antecipadamente papel colorido na medida em que desejar, (sugerimos 4 x 5 cm). Faça canudos enrolando e colando uma das partes. Utilizando canetinhas, enfeitar os canudos, deixando alguns para escrever. Enquanto enfeitam os canudos conversem sobre alguns ensinamentos aprendidos em família, em especial com a mãe, e escrevam em alguns canudos algumas palavras relacionadas a esse ensinamento. Depois coloquem todos os canudos prontos num barbante formando um colar bem colorido. Coloque num local da casa e se desejar, tire fotos e compartilhe com as pessoas de sua família que não puderam estar presentes nesse encontro em razão do distanciamento social.
Atividade 2 – Dobradura de Porta retrato
Modo de fazer: Utilizando quadrados de papel (15 x 15 cm), cada pessoa fara um porta retrato conforme orientação abaixo. Enquanto confeccionam a dobradura, conversar sobre os ensinos aprendidos em família e em especial com a mãe. Ao finalizar a dobradura escrever, na parte da frente do porta-retrato, palavras que lembrem esses ensinamentos, e as crianças menores podem fazer desenhos.
Façam uma exposição dos porta-retratos, e se desejar, tire fotos para serem enviadas as pessoas de sua família que não puderam estar presentes nesse encontro em razão do distanciamento social.
Dobradura de porta retrato (http://www.valeoclique.com.br/porta-retrato-de-origami-passo-passo/)
Passo a passo:
Departamento Nacional de Escola Dominical