Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013
prof.jader
PORTO ALEGRE, Brasil, Março 21, 2007
|
Por proposição da vereadora Sofia Cavedon, do Partido dos Trabalhadores, a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, ontem, o título de cidadão emérito da cidade ao professor e jornalista Jaider Batista da Silva (foto), ex-reitor do Centro Universitário Metodista IPA, da capital gaúcha. |
Natural de Governador Valadares, Minas Gerais, Jaider Batista desenvolveu uma série de projetos sociais no período de 2002 a 2006, em que foi reitor da instituição de ensino superior na capital gaúcha. Uma de suas mais marcantes realizações foi a criação do Programa de Bolsas Integrais no Ensino Superior para sem-terras, pessoas portadoras de deficiência, índios, integrantes da Brigada Militar e do Centro Ecumênico de Cultura Negra.
Na sua gestão foi implantado o primeiro curso superior dentro de uma penitenciária no país, que funciona no Presídio Feminino Madre Pelletier, na capital. Também foi introduzido, no período, o Programa de Assuntos Internacionais, beneficiando jovens vindos de Moçambique, Timor Leste, Haiti e Angola, que estavam em situação de risco social e que passaram a estudar em curso superior.
O Centro Universitário Metodista IPA dispõe, desde o ano passado, de biblioteca 24 horas, a primeira no gênero instalada no Sul do país. Jaider Batista deixou a direção geral da Rede Metodista de Educação IPA, em julho de 2006, para assumir a direção do Centro Universitário Bennett, no Rio de Janeiro. Substituiu-o no cargo em Porto Alegre a professora Adriana Rivoire Menelli de Oliveira.
Fonte ALC Notícias