Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013
Profissionais da infância e junventude em Porto Alegre.
da infância e juventude em Porto Alegre
A presidente da Iniciativa por um Ambiente Escolar Justo e Solidário, Jane Pancinha, e o oficial da Proteção da Infância e Juventude do Poder Judiciário, Mário Felizardo, debatem a violência entre jovens na próxima quarta-feira (10/10),
O encontro reúne professores, alunos e comunidade para falar sobre Bullying, conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetidas sem motivo aparente, entre colegas. Os atos de violência podem ser cometidos por um aluno ou um grupo de alunos contra outro, o que causa desequilíbrio de poder entre iguais e conseqüente intimidação.
No Rio Grande do Sul, um estudo realizado no Vale do Sinos, com 2.160 estudantes de 5ª a 8ª série de nove escolas públicas, mostrou que 84% dos jovens presencia situações de bullying na escola. Destes, 27,4% disseram participar dos eventos de violência, seja como agressores ou como vítimas. A pesquisa foi realizada pela Iniciativa por um Ambiente Escolar Justo e Solidário.
O projeto "Conversando em família" é desenvolvido pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Colégio Americano, desde 2003, para discutir com especialistas assuntos atuais e importantes na vida escolar e familiar. O encontro é gratuito e aberto à comunidade.