Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Procuradoria Geral da República entra com ação para vetar ensino religioso em escolas públicas

Publicado no jornal Folha de S.Paulo

05/08/2010

A PGR (Procuradoria Geral da República) entrou nesta quinta-feira com ação para acabar com o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras.

Na ação apresentada ao STF (Supremo Tribunal Federal), a procuradora Deborah Duprat defende que o Estado é laico e, portanto, não deve oferecer ensino religioso nas escolas públicas.

"A escola pública não é lugar para o ensino confessional, pois este tem por propósito inculcar nos alunos princípios e valores religiosos partilhados pela maioria", diz a ação.

Para a procuradora, o ensino religioso trás "prejuízo das visões ateístas, agnósticas ou de religiões com menor poder".

A PGR, contudo, admite o estudo das religiões desde que seja sob a perspectiva histórica e comandada por professores, "sem qualquer tomada de partido" e sem a participação de pessoas vinculadas a igrejas.

Na prática, a ação da PGR pode causar constrangimento entre o governo federal e a Igreja Católica. A PGR quer se seja declarada inconstitucional parte do acordo entre o governo brasileiro e Vaticano, feito em 2008.

O texto prevê "o ensino religioso, católico e de outras confissões religiosas, de matrícula facultativa, nas escolas públicas de ensino fundamental".

Não há previsão para data do julgamento. O relator é o ministro Ayres Britto, que se define como um "espiritualista".


Posts relacionados

Geral, por Comunicação

Aniversariante do Dia 03/06

  Sheila Regina Bissoqui

Educação, Geral, por José Geraldo Magalhães

Nota de Falecimento: Faleceu nessa quarta-feira, em Piracicaba, o professor Almir de Souza Maia

O professor Almir de Souza Maia faleceu às 10h dessa quarta-feira (27), no Hospital Unimed de Piracicaba. Ele estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) após realizar uma cirurgia de estômago no dia 12 de maio.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães