Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 08/11/2010

Petrobrás contempla projeto social de combate à violência infantil

O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Bertholdo Weber (Cedeca), integrado pelo Programa de Apoio a Meninos e Meninas (Proame), teve o seu projeto “Comunidade Ativa, Potencializando Redes de Proteção” contemplado pelo programa Petrobrás Desenvolvimento & Cidadania, com recursos de até 1,5 milhão de reais (900 mil dólares) para o período de dois anos.

O projeto tem por propósito combater a exploração sexual de jovens e adolescentes, potencializando ações de enfrentamento e de prevenção, e desenvolver a educação social com crianças e adolescentes que trabalham nas ruas ou delas fazem seu espaço de moradia em São Leopoldo.

Duas áreas da cidade serão beneficiadas pelo projeto do Cedeca-Proame: a Feitoria e a Vila Brás. “Vamos desenvolver ações nas escolas envolvendo pais, alunos jovens e adolescentes, professores, no combate à violência sexual e de prevenção primária”, disse a psicóloga Beatriz Camargo dos Santos, uma das construtoras do projeto.

Pesquisa do Cedeca-Proame sobre o perfil da violência em São Leopoldo, caracterizando vítima e agressor e formas de manifestação da violência, de 2005, mostrou que a escola é uma parceira importante, responsável, naquele ano, por 23,8% das denúncias de casos de agressões contra crianças, adolescentes e jovens.

Os dados levantados na pesquisa confirmam que o perigo mora em casa ou na vizinhança. De 1.318 casos de violência denunciados, em 81,71% deles o agressor ou a agressora tinha uma relação familiar com a vítima.

A cada ano, a Petrobras promove seleção de projetos sociais que ela vai patrocinar. Em 2010, a empresa recebeu 5.183 projetos, que foram avaliados por 150 analistas, de julho a setembro. Ela investirá 110 milhões de reais em projetos sociais, consolidando-se como a maior promotora na área.

Os 113 projetos contemplados serão desenvolvidos em 450 municípios das cinco Regiões geográficas brasileiras. A Petrobras anunciou na segunda-feira, 25, os projetos que receberão recursos do seu programa de Desenvolvimento & Cidadania.

O Cedeca-Proame é uma Organização Não-Governamental que trabalha na área educacional voltada a crianças, jovens e adolescentes em situação de risco. Os seus programas contam com o trabalho de educadores e assistentes sociais, psicólogos e advogados. A entidade existe desde 1988 e teve no pastor evangélico luterano Bertholdo Weber um grande apoiador.


Posts relacionados