Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais - 26/09/2015
Pessoas que trabalham com crianças se reúnem em evento nacional para capacitação
Iniciou na noite dessa sexta-feira (25), a 23ª edição do Encontro Nacional de Pessoas que Trabalham com Crianças (DNTC) da Igreja Metodista. O evento está sendo sediado na Faculdade de Teologia, em São Bernardo do Campo/SP, e termina no próximo domingo (27). Quase cem pessoas (96) saíram de suas cidades motivadas pelo tema “E eu com isso? Aquilo que afeta a criança deve me interessar”.
É o caso de Onízes Araújo Junior que saiu da Região Missionária da Amazônia (Rema) em busca de respostas para suas inquietações. “Sinto-me incomodado diante dos trabalhos que são feitos em muitas igrejas com as crianças. Busco aqui no encontro respostas para tentar aperfeiçoar o trabalho infantil em minha comunidade”, disse.
Até quem trabalha a mais de 30 anos com o ministério infantil na igreja local veio buscar capacitação. “Sempre participei dos encontros regionais, mas dessa vez meu desejo foi vir no encontro nacional em busca de aprimorar cada vez mais”, disse Sonia Regina Silveira da 1ª Região Eclesiástica.
A coordenadora do DNTC, Rogeria de Souza Valente Frigo, destacou a importância do tema a nível nacional. “É um sonho desde o ano passado trabalhar com esse tema. Sei que fomos motivados por Deus. Aquilo que aprendermos aqui podemos levar para nossas igrejas para ser multiplicado para outras pessoas”. Todo o material será entregue aos participantes em um CD no último dia do encontro para que outras pessoas possam ser alcançadas.
Palestra - O Coordenador Nacional de Educação Cristã, rev. Éber Borges, abriu o encontro com uma saudação de acolhida da Fateo e completou com a primeira palestra do encontro: E eu com isso? Aquilo que afeta a criança deve me interessar.
“A história das crianças na Bíblia não ocupa um lugar de destaque na Palavra de Deus. A prática mais extrema era o sacrifício de crianças nos povos vizinhos de Israel, mas há casos dentro do próprio povo de Deus. Infelizmente em nosso tempo não é muito diferente disso”, alertou o pastor Éber em um dos momentos de sua explicação.
Após a palestra houve reações dos participantes dentro da perspectiva temática do encontro. A Coordenadora do Departamento Nacional de Escola Dominical , revda. Andreia Fernandes de Oliveira, destacou o papel da Igreja na sociedade. “Nós não somos apenas a ‘tia’ que acolhe a criança. É preciso ter uma voz política em nossas igrejas. Como temos nos posicionado politicamente na estrutura da sociedade como Igreja? Me incomoda ao ver que crianças são violentadas dentro e fora da Igreja”, desabafou a pastora.
O rev. José Pontes Sobrinho destacou a importância de valorizar a criança em todas as instâncias da Igreja. “A criança não faz parte do Rol Oficial, ela é contada a parte. Outro fator que percebo é a falta de um trabalho específico com discipuado para as crianças”, destacou o pastor que saiu de Belo Horizonte/MG para acompanhar a esposa, Annesley de Paula Pontes que irá ministrar a oficina Igreja: lugar seguro.
Participação - a 23ª edição contou com participantes de todas as Regiões Eclesiásticas e Missionárias. Challine Moreira Estanislau saiu de Vitória/ES, na Quarta Região Eclesiástica em busca de aperfeiçoamento. “Trabalho com crianças há um ano e estou buscando capacitação. O tema das oficinas e palestras foram essenciais para minha chegada aqui”, afirmou.
Já a Bianca Barreto Rangel, da 7ª Região, deseja apoiar o marido que estuda Teologia. “Quero trabalhar com as crianças a dança infantil. Sei que irei apoiar meu marido no ministério que Deus nos chamou”, disse.
No primeiro dia do encontro, os participantes puderam fazer uma caminhada temática com alguns objetivos específicos. São eles: A paz começa em casa, Felizes os pacificadores, Generoso eu posso ser, Nós e as Regras Gerais, Ouvindo para compreender, Preservando a vida, Redescobrir a solidariedade, e Respeitar a vida. Durante o sábado (26) e domingo o encontro será norteado por oficinas e palestras como constam abaixo:
Oficinas
- Onde está a criança? Seu espaço na Igreja local (Telma Cezar da Silva Martins)
-Nossa fé metodista e a criança (Ronan Boechat de Amorim)
- Estudando a Bíblia com criatividade (Angélica S. S. Botelho e Oswaldo B. da Silva)
Estudando a Bíblia com Criatividade (Angélica Santos Silva Botelho e Oswaldo Botelho da Silva)
- Pedofilia (Leda Wesley Cascione)
- Arte na Educação Cristã (Marcia Nascimento Neves Novaes)
- Fazendo Arte no Trabalho com Crianças (Myriam Veiga do Castro Prado)
- Igreja: lugar seguro (Annesley de Paula Pontes)
Palestras
- E eu com isso? Aquilo que afeta a criança deve me interessar (rev. Eber Borges da Costa)
- A criança e o consumismo (Felipe André Aço)
- Educar para os direitos humanos (rev. Oswaldo de Oliveira Santos Junior)
Na foto abaixo as Coordenadoras Regionais do Trabalho com crianças
Para ver mais fotos clique na imagem abaixo
Tags: DNTC, Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Educação
Posts relacionados
Como transmitir seu culto ao vivo
Saiba como transmitir o culto da sua igreja ao vivo.
As orientações vão desde a possibilidade de transmitir usando apenas um celular e boa internet, até orientações técnicas para aperfeiçoar a qualidade das transmissões da sua comunidade de fé, usando programas e recursos acessíveis.
Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo
Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.
Bispo metodista recebe cidadania honorária em Londrina
O Bispo da Igreja Metodista João Carlos Lopes, presidente da Sexta Região Eclesiástica que compreende os estados do Paraná e Santa Catarina recebe título de cidadão honorário.