Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013
pastora metodista eleita presidente da Igreja no Uruguai
A Assembléia Geral da Igreja Evangélica Metodista no Uruguai (IMU), reunida em Montevidéu de 17 a 20 de julho, elegeu a pastora Inés Simeoni, da capital, para a presidência da denominação. A Assembléia esteve reunida sob o lema "Fiéis a Jesus Cristo em um Estado laico", e refletiu sobre "a Igreja na ordem jurídica e social do país".
A nova presidente da IMU, Inés Simeoni, junto ao pastores Oscar Bolioli (atrás), ex-presidente, e Gustavo Garello. Foto Agência Latino Americana e Caribena, ALC
Participaram do encontro a bispa argentina Nelly Ritchie, o bacharel Gerardo Caetano, o pastor da Igreja Evangélica Valdense, Hugo Malán, e o representante do Ministério da Educação e Cultura, Felipe Michelini.
A Assembléia Geral é realizada a cada dois anos com a participação de delegados de todas as congregações metodistas do país. O organismo decisório máximo da denominação avaliou a gestão da IMU e elegeu a Junta Nacional de Vida e Missão, que toma as decisões entre as Assembléias.
O presidente da IMU, pastor Oscar Bolioli, não era candidato à reeleição, uma vez que cumpriu dois mandatos de três anos cada na liderança da denominação.
Na quarta-feira, 16, a Igreja Metodista São Paulo, da capital, acolheu a "Noite de Celebração, Tango e História", que recordou a história da Igreja Metodista do Uruguai usando a metáfora do futebol.
O pastor Rodolfo Míguez apresentou os 11 personagens que se destacaram na Igreja Metodista do século XIX e depois os 11 personagens do século XX. Entre as personalidades de destaque apareceram a fundadora do Colégio Crandon, Cecilia Güelfi, o pastor Emilio Castro e o pastor Oscar Bolioli. Na ocasião também foram interpretados tangos a cargo do pianista Homero Perera e da cantora Noelia Méndez.
O encerramento da Assembléia Geral foi no domingo, às 16 horas, na Igreja Metodista Central, onde foi realizada a concentração de igrejas com o intuito de celebrar os 130 anos de presença metodista no Uruguai.
Fonte: ALC/CLAI
VEJA TAMBÉM:
Liderança feminina na Igreja de Moçambique AQUI!
Igreja Metodista no Brasil envia mensagem de congratulações à Igreja Metodista no Uruguai
São Paulo, 21 de julho de 2008.
Revda. Marines Simeone
Presidenta da IEMU
Prezada colega de ministério.
Graça e Paz!
Acabo de ler a notícia da eleição da colega para a presidência da Iglesia Evangelica Metodista em el Uruguay.
Minha primeira palavra é de congratulações com a colega, que assume a Presidência desta Igreja irmã e tão próxima do metodismo brasileiro. Ponho fé de que em sua presidência a Igreja irmã terá avanços significativos em sua vida e missão.
Solicito que a colega estenda este cumprimento à Assembléia Geral que a elegeu. Parabenizo a Igreja Uruguaya por este ato de escolha.
Solicito que a irmã estenda nosso cumprimento a irmã Sra. Gladys Cuña, Vice-Presidente eleita. Esta eleição tem uma mensagem evangélica profunda, pois coloca a frente desta Igreja duas mulheres, uma clériga e uma leiga.
Conte com nosso apoio. A parceria com o metodismo brasileiro pode crescer, e juntos poderemos ser uma igreja com marcas latino-americanas mais profundas.
Fraternalmente, em Cristo,
Bispo Stanley da Silva Moraes
Secretário Executivo do Colégio Episcopal.