Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 25/06/2012

Pastor metodista lança livro sobre o panorama da população de rua em São Paulo

O lançamento do livro “População em Situação de Rua: Um olhar sobre a exclusão” ocorreu na sexta-feira (22) no Salão Nobre da Câmara Municipal. Fruto da pesquisa de mestrado do Rev. Alcides Alexandre de Lima Barros (ao centro) em Ciências Sociais e Religião, o trabalho traça as características dos moradores de rua na cidade de São Paulo e o histórico das políticas públicas de assistência social.

Apesar de ter sido concluído em 1998, o trabalho de Barros foi atualizado com pesquisas de 2010. Segundo ele, a população de rua paulistana saltou de 6 mil para 12 mil nesse período. Entretanto, as causas que levam ao problema continuam as mesmas: “emprego e moradia são os principais motivos”, explicou o pesquisador.

“Em São Paulo são 1,6 milhões de desempregados. Se contarmos suas famílias, são cerca de cinco milhões de paulistanos atingidos”, apontou. Já sobre a moradia, ele disse que a falta de uma “política de tratamento digno” é um problema histórico no Brasil.

O autor do livro afirmou ainda que há uma porcentagem considerável de moradores de rua que são vítimas de problemas psíquicos e de saúde e que chegaram a essa situação por falta de atendimento médico adequado. Ele destacou o alcoolismo e a contaminação pelo vírus da AIDS como problemas frequentes entre essa parcela da população. Já o vício em drogas, segundo ele, não aparece de maneira expressiva nas pesquisas. “Como se trata de uma situação limite, geralmente eles não conseguem comprar drogas com frequência”, explicou.

A pesquisa de Alcides também descreve o papel de igrejas e organizações na assistência social, propondo um trabalho integrado das instituições com os órgãos públicos como maneira de tornar mais eficiente o auxílio aos moradores de rua.

Fonte: Câmara Municipal de São Paulo


Posts relacionados

Geral, Escola Dominical, por Sara de Paula

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães