Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/05/2011

Parecer oficial sobre Projeto de Lei contra a homofobia

O projeto que prevê punições para homofobia tem gerado discussões acaloradas no Senado Federal e repercute em todo o país. Diante da oposição da bancada evangélica, a proposta foi retirada da pauta para ampliar o debate com setores contrários.

A proposta modifica a Lei de Racismo para criminalizar também os atos de homofobia, estendendo a eles as mesmas punições impostas aos crimes de preconceito racial. O texto prevê punições para quem impedir manifestações de afetividade entre pessoas homossexuais em locais públicos, quem recusar ou sobretaxar a compra ou a locação de imóveis em razão de preconceito, ou quem, pelo mesmo motivo, prejudicar recrutamento, promoção profissional ou seleção educacional.

Para a Igreja Metodista, a liberdade é um dos principais pilares da sociedade e só é possível vivê-la se houver a concretização da liberdade de consciência e expressão. O projeto, portanto, incita a discriminação ao promover censura da consciência e da expressão e promove a violência, pois defende a liberdade para um grupo em detrimento de outros.

Saiba mais sobre a opinião da Igreja Metodista sobre o projeto:

Pronunciamento do Colégio Episcopal sobre a homofobia

Leia também a carta pastoral sobre homossexualidade:

Carta Pastoral sobre a homossexualidade

Veja ainda:

Outros pronunciamentos e pastorais


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

A Semana de Ação das Igrejas sobre Alimentos cria um caminho para “Crescer, Nutrir, Sustentar Juntos”

Igrejas em todo o mundo estarão observando a Semana de Ação das Igrejas pela Alimentação de 11 a 17 de outubro, pois a fome é uma realidade para 26,4% da população mundial. O tema do Dia Mundial da Alimentação, que ocorre em 16 de outubro deste ano, é “Cresça, Alimente, Sustente. Juntos(as)”. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães