Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

palavra do Bispo Josué no Concílio Geral

A vida é um dom de Deus. Por Sua graça e misericórdia Ele nos concedeu dons para o ministério. Sou grato ao Senhor pelo chamamento que me fez para o ministério pastoral. Como pastor presbítero a Igreja me concedeu o chamado ao episcopado.

Agradeço a Deus pela oportunidade de servir à Igreja no episcopado por 9 anos e por tê-lo exercido na Quarta Região, o que muito me tem honrado.

Expresso minha gratidão às pessoas que manifestaram, através do voto, o desejo pela minha continuidade no ministério episcopal e aos membros da Delegação da Quarta Região que desejaram minha continuidade.

Quero expressar ao plenário que não estou frustrado pela não reeleição. Estou triste e lamento, pois esperava ser reeleito. Lamentar e chorar é um direito que deve ser compreendido e respeitado. A igreja se alegra com os que foram eleitos e reeleitos e chora com os que não foram.

 

Para a igreja ser missionária precisa ser antes acolhedora, terapêutica e inclusiva. A discriminação e as idéias pré-concebidas fragilizam a vida eclesial.

Se fui alvo de inverdades, impiedades ou falsidades, coloco-as no altar de Deus e peço forças para perdoar.

Em que pese a minha dor, acolho a decisão da Igreja. O episcopado não foi fim ou objetivo final da minha vida e ministério. Não me rebelo contra a Igreja e continuarei servindo a Deus e à Igreja Metodista com o mesmo zelo, amor e espírito de serviço.

Deus me deu o dom de ser pastor. Alguns dizem que tenho o dom de ensino. Talvez tenha mesmo, pois gosto de dar aulas na Escola Dominical, dirigir estudos bíblicos e trabalhar com a formação. Meus 24 anos de ministério, 15 anos de pastorado e quase 9 de episcopado têm tido estas marcas, pelo menos são os testemunhos que recebo.

Acho que Deus me deu outros dons que me ajudaram muito no episcopado. Mas, reconheço que Deus me fez uma pessoa com algumas limitações para que eu dependesse sempre da Sua graça. Procurei cumprir com fidelidade todas as atribuições episcopais e as orientações do Colégio Episcopal. Talvez eu tenha sido extremamente zeloso nesse cumprimento.

Faço um apelo para que a unidade e a conexidade da Igreja sejam mantidas, pois, acima de tudo, o que deve prevalecer é o amor, a comunhão, a fraternidade e a unidade do corpo de Cristo, sinal maior de nossa vocação metodista.

Reconheço que o processo de eleição ao episcopado é impiedoso. Reconheço que não é fácil esse momento. Coloco-o aos pés da cruz de Cristo.

Bispo Josué Adam Lazier

 


Posts relacionados

Geral, por Redação Metodista

Cânones 2023

Conheça agora os Cânones 2023 e baixe gratuitamente a sua versão em PDF. A versão impressa já está disponível em pré-venda no site da Angular Editora.

Geral, Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Quaresma: viver com fé e sabedoria

O pleno exercício da nossa espiritualidade cristã nos convida a uma vida de intimidade com Deus. Neste sentido, o calendário litúrgico se constitui com fonte de memória e inspiração para o fortalecimento dessa espiritualidade e para reafirmação do nosso compromisso como discípulas e discípulos que anunciam a solidariedade e a esperança do evangelho de Cristo.

Geral, por Sara de Paula

Cartão de Páscoa 2021

Essa é mais uma semana santa que vivemos separados(as), a segunda seguida desde o início da pandemia de Covid-19. Quando vemos os relatos da expressão de dor das mulheres que visitaram o túmulo de Jesus, podemos nos lembrar do que muitas famílias passam hoje, na luta por uma vaga hospitalar, na esperança de cura, ou até mesmo na vivência do luto. Acesse o cartão para a páscoa 2021, disponível em português, espanhol e inglês.

Geral, por Sara de Paula

Pastoreio durante a pandemia e desafios do isolamento social | Diálogo em tempos de crise

Já está no ar o quarto episódio da séria Diálogo em tempos de crise. Hoje, o Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, presidente do Colégio Episcopal, conduz a conversa com o Bispo Paulo Rangel, presidente da 1ª Região Eclesiástica, Bispo Emanuel Siqueira (Mano), presidente da 7ª Região Eclesiástica e Bispo Fábio Cosme, presidente da Região Missionária da Amazônia (REMA). 

Geral, por Sara de Paula

WhatsApp: dicas para se comunicar com a Igreja Local

Saiba como fazer listas de transmissão para enviar uma mensagem para vários membros da Igreja de uma vez só, e veja como configurar grupos onde apenas as pessoas selecionadas podem enviar conteúdo.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães