Publicado por Redação Metodista em Escola Dominical - 29/09/2022

Outubro - mês da criança

mesdacrianca-413-800x568.jpg

BAIXE O ARQUIVO EM PDF

Baixe também a Liturgia Dia das Crianças 2022


SUGESTÃO 1 – HISTÓRIAS E BRINCADEIRAS

(O Departamento Nacional de Escola Dominical preparou uma sugestão para celebrar o mês das crianças na Escola Dominical. A ideia é que, a cada domingo, as crianças realizem atividades diversas a partir de uma história bíblica. Segue abaixo, sugestão de 6 temas relacionados a uma história bíblica para você escolher e utilizar nos dias 09,16,23 e 30 de Outubro.)

Dia da pintura facial/máscaras de animais

História Bíblica: A ARCA DE NOÉ (Gênesis 6-9) – Revista Bem-Te-Vi 2019.1

“Noé andava com Deus (Gênesis 6.9), e por isso, pode confiar nele quando recebeu o chamado para construir a arca.”

VÍDEO PRA QUEM GOSTA DE HISTÓRIA: A arca de Noé

https://www.metodista.org.br/videos/a-arca-de-noe-pra-quem-gosta-de-historia/?autoplay=1

VÍDEO DE MÚSICAS:

União - https://www.metodista.org.br/videos/clipe-uniao/?autoplay=1

Adoremos o Criador - https://www.metodista.org.br/videos/adoremos-o-criador/?autoplay=1

SUGESTÃO DE ATIVIDADE ESPECIAL

Cada criança irá se caracterizar como um animal, para isso sugerimos o uso de máscaras de diferentes animais (preparadas antecipadamente[1]) ou pintura facial. Durante todo o período de aula, cada criança representará este animal. A turma pode organizar um mural representando uma floresta (utilize papéis diversos ou balões de ar) ou a arca construída por Noé.

As crianças podem trazer bichinhos de brinquedo/pelúcia para decorar a sala de aula.

Dia do cabelo divertido

História Bíblica: A FORÇA DE SANSÃO  (Juízes 13-16) – Revista Bem-Te-Vi 2019.1

“Sansão foi um herói da fé, mas sua força vinha do Senhor.”

VÍDEO PRA QUEM GOSTA DE HISTÓRIA: A força de Sansão

https://www.metodista.org.br/videos/a-forca-de-sansao-pra-quem-gosta-de-historia/?autoplay=1

VÍDEO DE MÚSICAS:

Vida feliz - https://www.metodista.org.br/videos/clipe-vida-feliz/?autoplay=1

O Senhor restaurou - https://www.metodista.org.br/videos/o-senhor-restaurou/?autoplay=1

Cabelinho encaracolado - https://www.metodista.org.br/videos/clipe-cabelinho-encaracolado/?autoplay=1

SUGESTÃO DE ATIVIDADE ESPECIAL

Antecipadamente, convidar as crianças a virem com os cabelos de um jeito bem divertido, pode ser colorido, enfeitado, com um penteado diferente etc. (providencie alguns enfeites para o caso de alguma criança se esquecer) o importante é, através da atenção dada aos cabelos, partilhar a história do homem que tinha uma grande força ligada aos seus cabelos. Aproveite a história e as brincadeiras com os cabelos divertidos para ressaltar o ensino de que a alegria do Senhor é a nossa força.

Dia do Pic Nic

História Bíblica: A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES (João 6.1-14) – Revista Bem-Te-Vi 2019.2 e 2022.2

“Quando repartimos com alegria, o nosso “pouco” será “tudo” o que Deus precisa para abençoar.”

VÍDEO PRA QUEM GOSTA DE HISTÓRIA: Um lanche compartilhado

https://www.metodista.org.br/videos/um-lanche-compartilhado-pra-quem-gosta-de-historia/?autoplay=1

VÍDEO PRA QUEM GOSTA DE HISTÓRIA: Jesus e a multidão

https://www.metodista.org.br/videos/16-um-encontro-que-alimenta-jesus-e-a-multidao/?autoplay=1

VÍDEO DE MÚSICAS:

Ação de graças - https://www.metodista.org.br/videos/clipes-acao-de-graca/?autoplay=1

O reino de Deus - https://www.metodista.org.br/videos/clipe-reino-de-deus/?autoplay=1

SUGESTÃO DE ATIVIDADE ESPECIAL

Convidar as crianças para trazerem um alimento para ser compartilhado com a turma (converse com os familiares antecipadamente). Organize um local para o pic nic (pode ser ao ar livre) coloque almofadas ou colchonetes no chão para as crianças se sentarem. Relembre a história da multiplicação dos pães ressaltando que a multidão se sentou no gramado para receber o lanche servido pelos discípulos.

Dia da jardinagem

História Bíblica: A parábola do Semeador (Marcos 4.1-9;14-20) – Revista Bem-Te-Vi 2019.2 e 2022.2

“Semente que cai em terra boa, dá muitos frutos.”

VÍDEO PRA QUEM GOSTA DE HISTÓRIA: O Semeador

https://www.metodista.org.br/videos/22-o-semeador-karaoke/?autoplay=1

VÍDEO PRA QUEM GOSTA DE HISTÓRIA: O Semeador

https://www.metodista.org.br/videos/08-a-parabola-do-semeador/?autoplay=1

VÍDEO DE MÚSICAS:

Arvore solidária - https://www.metodista.org.br/videos/arvore-solidaria/?autoplay=1

A paz do Senhor - https://www.metodista.org.br/videos/a-paz-do-senhor/?autoplay=1

SUGESTÃO DE ATIVIDADE ESPECIAL

Preparar antecipadamente material para plantio de sementes (vasinhos, terra, sementes de podem ser de girassol, feijão, milho, alpiste etc.).

Num local preparado para a atividade, organizar junto com a turma o plantio das sementes nos vasos, cada criança fará o seu vasinho e depois levará para casa para acompanhar o crescimento da plantinha. Explicar as crianças sobre os cuidados que precisarão ter (água, luz do sol).  Prepare um bilhete para os familiares explicando a atividade e solicitando o apoio em ajudar a criança a cuidar da plantinha. Se for possível, fotografar o processo de crescimento e compartilhar com a turma.

Dia de brincar

História Bíblica: Jesus e as crianças (Marcos 10.13-16) – Revista Bem-Te-Vi 2021.2

“Das crianças é o Reino de Deus.”

VÍDEO PRA QUEM GOSTA DE HISTÓRIA: Tempo de ser criança

https://www.metodista.org.br/videos/12-tempo-de-ser-crianca/?autoplay=1

VÍDEO DE MÚSICAS:

O amor de Deus - https://www.metodista.org.br/videos/o-amor-de-deus/?autoplay=1

No colo de Jesus - https://www.metodista.org.br/videos/no-colo-de-jesus/?autoplay=1

Brincar - https://www.metodista.org.br/videos/brincar-cd-missao-aventura-possivel/?autoplay=1

SUGESTÃO DE ATIVIDADE ESPECIAL

Organizar um espaço com diferentes brinquedos para as crianças.

Se desejarem, as crianças podem trazer brinquedos para compartilhar com a turma.

Organizar uma demonstração de brincadeiras de rua (taco, queimada, amarelinha, o mestre mandou, batata-quente, entre outras)

Dia do personagem bíblico

História Bíblica: Bíblia: Um livro especial (Romanos 15.4) – Revista Bem-Te-Vi 2022.2[2]

“Tudo o que foi escrito na Bíblia é para nosso ensino.”

VÍDEO PRA QUEM GOSTA DE HISTÓRIA: Bíblia: Um livro especial

https://www.metodista.org.br/videos/01-biblia-um-livro-mais-que-especial/?autoplay=1

VÍDEO  DE MÚSICAS:

Quadrilha rag-time - https://www.metodista.org.br/videos/quadrilha-rag-time/?autoplay=1

Tudo bem - https://www.metodista.org.br/videos/tudo-bem/?autoplay=1

SUGESTÃO DE ATIVIDADE ESPECIAL

Antecipadamente, convidar as crianças a virem caracterizadas de um personagem bíblico. Providencie algumas roupas e adereços para as crianças que por ventura se esquecerem. Cada criança poderá fazer a sua apresentação. Se desejarem, cada criança pode dar algumas dicas de seu personagem e a turma dirá quem é.

SUGESTÃO 2 - AÇÕES QUE PROMOVEM SOLIDARIEDADE E ESPERANÇA

(Sugestões para os(as) professores(as) realizarem com as crianças com o objetivo de trabalhar os temas: solidariedade e esperança)

SOLIDARIEDADE COM A TERCEIRA IDADE - (edição 2021.1 – BTV)

Faça contato previamente com as pessoas idosas de sua igreja e organize um encontro virtual/presencial. Prepare a turma para recebê-los com alegria e dispostos(as) a ouvir seus relatos. Peça que preparem antecipadamente algumas perguntas simples, mas que se preocupem mais em ouvir. Depois peça para que anotem o máximo de relatos que ouviram e compartilhem com o grupo as diferentes histórias. Incentive-os(as) a se dedicarem em ouvir as pessoas e suas histórias, pois podemos aprender muitas coisas com elas.

CARTÕES COM MENSAGENS DE ESPERANÇA - (edição 2021.1 – BTV)

Cartão de motivação. Distribua papel cartão no tamanho 10x15 cm e peça ao grupo que desenhe e escreva um cartão ressaltando as qualidades da pessoa que vai recebê-lo ou com palavras de motivação, caso a pessoa esteja passando por alguma dificuldade. Esta pessoa pode ser um amigo(a), um familiar ou um conhecido(a) de fora da igreja.

CARTAS COM MENSAGENS ESPECIAIS - (edição 2021.1 – BTV)

Peça que pensem em um amigo ou amiga que seja muito especial para eles(as). Distribua papéis de carta para que escolham e escrevam uma carta para esta pessoa, agradecendo por sua amizade e companheirismo. Os papéis de carta e os envelopes também podem ser confeccionados pela turma antes de escreverem a carta. Para isso, ofereça papéis coloridos, lápis de cor e giz de cera. Peça que entreguem à pessoa durante a semana.

ABRAÇO SOLIDÁRIO (cartão) – (edição 2021.2)

Providencie papel A4 (sulfite) para cada criança. Oriente as crianças para que dobrem a folha ao meio e desenhem o contorno de uma das mãos (contornando parte do braço). Cortem o desenho e abram a folha para ver o cartão (veja o modelo abaixo). Motive as crianças a escreverem mensagens de acolhimento e amizade e, depois, com a ajuda dos familiares, que ofereçam o cartão para alguém da vizinhança ou da família que esteja passando por alguma situação difícil. Converse com os familiares, antecipadamente, sobre a possibilidade de, junto com o cartão, oferecer um alimento, que pode ser um pão, um bolo, biscoitos ou mesmo algumas frutas. O importante é reforçar para as crianças a importância de acolhermos com carinho e cuidado quem necessita.

“CARTAZ” POSTAL – (edição 2021.2)

Solicite, antecipadamente, revistas para recorte. Peça que cada participante confeccione um cartaz em tamanho A4 com uma mensagem de conforto e esperança para pessoas que estão em dificuldade, ilustrando com imagens positivas recortadas das revistas. Peça que fotografem o cartaz e enviem para um grupo em comum. Se possível, solicite às famílias para que postem em suas redes sociais (dos adultos), comunicando que foi uma mensagem produzida por seus filhos(as).

CARTAS PARA MISSIONÁRIOS(AS) – (edição 2020.1)

Cartas para missionários(as). Faça uma pesquisa em sua região para conhecer missionários(as) que estão em outras cidades ou países e faça uma apresentação deles(as) para as crianças, mostrando num mapa a cidade ou país onde estão em missão. Ofereça papel colorido e material de pintura as crianças e incentive-as a fazerem desenhos bem bonitos para serem enviados aos(as) missionários(as). Vocês podem escrever uma oração, um versículo bíblico ou uma frase afetuosa, abençoando as pessoas que estão em missão. Aproveitem para terem um tempo de oração por todos os missionários e missionárias.

CONHECER E SE ENVOLVER COM AS CAMPANHAS DE AÇÕES SOCIAIS – (edição 2020.1)

Antecipadamente, convide um irmão ou irmã do ministério de ação social ou da administração para compartilhar com as crianças como a igreja se mobiliza para ajudar a quem precisa. Caso a igreja esteja realizando alguma campanha, as crianças podem ser convidadas a participar, cooperando com algum alimento ou produto. Uma sugestão é explicar para as crianças como é feita a ajuda em projetos como “Uma semana pra Jesus” ou a “Campanha Nacional da oferta missionária”. Você pode obter mais informações no site da Igreja Metodista.

COFRINHO DA MISSÃO - (edição 2020.1)

Uma forma de colaborar com a missão é doando mantimento, dinheiro, roupas, para que as pessoas possam usar no trabalho missionário. Cada participante irá produzir um cofrinho para arrecadar dinheiro para a missão. Distribua uma caixinha (remédio, sabonetes, perfume) para cada um(a) e faça, previamente, um corte na tampa (como um cofre). Oriente-os(as) que colem todas as abas da caixa, deixando-a totalmente fechada (apenas com o corte para passar as moedas). Recortem imagens de revistas que lembrem a ação de ajudar as pessoas, colem nesta caixinha e, após isso, passem uma camada generosa de cola por toda a caixa. Depois de seca, poderão levar para casa e deixá-la num local visível para que toda a família e visitantes possam contribuir. Estipule um prazo para que os cofrinhos retornem e converse com os(as) pastores(as) de sua igreja para orientar a turma sobre a melhor forma de entregar o valor arrecadado para a missão. Pode-se vincular com uma campanha nacional de missões ou ser enviado para o ministério de ação social. O importante é que a turma participe da entrega e saiba qual o propósito desta oferta.

UMA MENSAGEM ESPECIAL – (edição 2019.2)

Prepare com antecedência algumas folhas de papel A4 (sulfite) para que fiquem com um aspecto envelhecido. Recorte as laterais para fazer bordas de forma aleatória. Se for possível, no dia anterior, passe um algodão com água misturada com café nas folhas de papel para dar um aspecto amarelado. Oriente as crianças a colarem a figura que escolheram nesta folha. Depois, elas poderão fazer desenhos simples em volta da ilustração, como corações, estrelas etc. Escreva na folha a frase: “Boas atitudes dão força e esperança” ou outra que desejar. Depois que secar, enrole como um pergaminho e prenda com um barbante ou fita de tecido. Motive as crianças a entregarem para uma pessoa da comunidade explicando que será uma forma de incentivar as pessoas a terem boas atitudes.

MENSAGEM DE FÉ E AFETO – (edição 2019.1)

Antecipadamente, faça uma pesquisa sobre irmãos e irmãs ou familiares das crianças que estejam enfermos(as). Distribua cartões para que as crianças façam um desenho e, na parte de dentro, escrevam um versículo escolhido por elas, como uma mensagem para uma das pessoas enfermas. Se as crianças desejarem, todas podem colocar seus nomes nos cartões. Organize a entrega dos cartões na própria comunidade ou para algum familiar ou, se for possível, pessoalmente com a presença de uma ou mais crianças. Quando todos(as) finalizarem os cartões, tenham um tempo de oração pelas pessoas enfermas.

 

Departamento Nacional de Escola Dominical


Posts relacionados

Escola Dominical, por Sara de Paula

Como incluir as pessoas autistas ao cotidiano da igreja?

A pedagoga Telma Cezar, do Departamento Nacional de Escola Dominical (DNED), concedeu entrevista para a Revista Comunhão com o tema "Como incluir as pessoas autistas ao cotidiano da igreja?". O conteúdo da revista publicado no dia 14 de julho, destaca o curso promovido pelo DNED e Igreja Metodista sobre o Autismo na Igreja, que conta com os Glauco Ferreira e Angelica Freitas como professor e professora. 

Geral, Escola Dominical, por Sara de Paula

Live | Reforma Protestante: o que ainda há pra dizer?

No dia 31 de outubro celebramos o Dia da Reforma Protestante. A Escola Dominical promove uma conversa sobre o tema na Live "Reforma Protestante: o que ainda há pra dizer?", que vai ao ar nos canais da Escola Dominical no Facebook e Youtube na terça-feira, dia 5 de outubro, às 20h.

Escola Dominical, por Sara de Paula

Reflexão | Por uma Escola Dominical Profética | Pastor Eber Costa

Assista acima a reflexão do Pastor Eber Costa, Coordenador Nacional de Educação Cristã da Igreja Metodista, sobre uma Escola Dominical Profética. A mensagem foi registrada em 15 de setembro, no momento de devocional online da Sede Nacional da Igreja Metodista, em celebração ao Dia da Escola Dominical.

Escola Dominical, por Sara de Paula

Salmos na quaresma

Quaresma é um período do calendário cristão que nos convida à reflexão e transformação – pessoal e comunitária – à luz do acontecimento fundante da nossa fé: a ressurreição de Jesus. Neste ano, desejamos lhe convidar a viver o tempo da quaresma a partir dos Salmos. Este importante livro, que reúne as músicas e a sabedoria do povo da Bíblia, vai nos inspirar neste tempo. Baixe o conteúdo.

Geral, Escola Dominical, por Sara de Paula

Ideias para promover a Escola Dominical em tempos de isolamento social

Em tempos de orientações para que a população permaneça em casa a fim de conter a propagação do coronavírus, muitas igrejas entenderam que pelo menos nas duas próximas semanas suas atividades estarão restritas às transmissões pela internet. Cultos, encontros de discipulado, reuniões de oração e a Escola Dominical acontecerão via digital.  

Escola Dominical, Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Geral, por Sara de Paula

Como criar jovens e adolescentes com valores cristãos

O Departamento Nacional de Escola Dominical sugere um trabalho que luta contra os valores de uma sociedade adoecida

Escola Dominical, Estudos Bíblicos, Discipulado, por José Geraldo Magalhães

Bispo Paulo Lockmann: Características do Líder Cristão

Confira o estudo do bispo metodista, Paulo Lockmann, sobre liderança. "A história da humanidade é melhor conhecida pela história de homens e mulheres que a influenciaram". Continue lendo!