Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 18/07/2012

Oração pelo Encontro Nacional de Pastoras e Pastores 4ª Semana

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó;
homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal.”
Jó 1.1

4ª Semana - Orar pelos Seminários, Oficinas e pessoas responsáveis pelo evento

O livro de Jó nos fala de um homem muito especial. Jó é apresentado no início da história como um servo de Deus admirável, abençoado com muitas riquezas e uma família maravilhosa.
Mas, apesar de sua fé e de sua dignidade, de uma hora para outra, Deus o despojou de suas riquezas, de sua família e de sua saúde. Ele não sabe por que estava acontecendo aquilo, mas nós sabemos que Deus estava procurando provar a Satanás que a fé de Jó era genuína.
Três amigos vieram consolá-lo na sua desgraça e queriam convencê-lo de que seu sofrimento era consequência de algum pecado. Deus declarou a inocência de Jó e mandou que ele orasse por seus amigos.

Jó tinha três coisas fundamentais em sua vida:

1.    Uma vida comprometida com a integridade moral: Deus se agrada de uma vida comprometida com a integridade moral. O texto diz que Jó era “íntegro e reto”. De acordo com o dicionário ÍNTEGRO E RETO significa “inteiro”, “completo”, “direito”, “justo”, “inatacável”, “correto”. Essa era a referência à sua retidão moral e à nobreza de seu caráter. Ele era completamente honesto; sua vida resistia a qualquer investigação. Não gostava de cambalachos, de trapaças, de maracutaias. Vivemos num mundo onde a falta de caráter tem sido a marca registrada de muitas pessoas. Compromissos com princípios morais são coisas que muita gente não tem interesse em assumir.

2.    Uma vida que se desviava do mal: Deus se agrada de uma vida que se desvia do mal. Ao ressaltar a integridade de Jó o texto diz que ele “se desviava do mal”. Ele se esforçava para manter-se íntegro. Sabia que não estava imunizado contra o erro e que precisava estar atento, o tempo todo, para não se comprometer. No Salmo 40.12 Davi diz que “males sem número lhe cercaram”. Daí a necessidade que temos de nos desviarmos do mal. Do contrário, seremos alcançados por ele e teremos nosso caráter comprometido e corrompido.

3.    Uma vida comprometida com Deus: Deus se agrada de uma vida comprometida com ELE. O texto diz que Jó era TEMENTE A DEUS – Tributar grande reverencia ou respeito (submissão). Isso significa que Jó era um SERVO de DEUS, consciente do seu papel, com uma vida devota e submissa. Seu prazer era amar ao Senhor e obedecer a sua Palavra. Eclesiastes 12.13 afirma: “temer a Deus e guardar os seus mandamentos é todo o dever do homem”. Deuteronômio 10.12 afirma: “E agora, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma?”

Jó é alguém que declara a sua fé dizendo: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus."

Bispo Roberto Alves de Souza
Bispo Presidente da 4ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista.

• clique aqui para dowload da versão impressa (PDF) 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Olhares Juvenis 2ª temporada | Conectou

A segunda temporada do Programa Olhares Juvenis reúne episódios relacionados à revista Conectou. São 23 conversas muito interessantes disponíveis em vídeo e em podcast. Nosso objetivo é colaborar com a formação do público adolescente, mas também partilhar com a Igreja a riqueza de reflexão dessa galera que, na sua relação com Deus e com a Missão, tem testemunhado a Graça divina.

Geral, por Sara de Paula

Celebre o Domingo da Igreja Acolhedora com a Tearfund

A Campanha Latino Americana de apoio aos migrantes e refugiados da Tearfund, Como Nascido Entre Nós, está promovendo o Domingo da Igreja Acolhedora. Além de disponibilizar materiais para realização de cultos voltados para esse trabalho, você também poderá, após a realização do culto, partilhar as imagens da sua celebração, assim como testemunho de pastores(as), líderes de missões, ou de membros, sobre sua experiência na participação do culto da Igreja Acolhedora. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Polícia de Charleston prende suspeito de matar nove pessoas em Igreja Metodista nos USA

Polícia identifica como Dylann Roof, de 21 anos, como sendo o autor dos disparos que mataram nove pessoas em um ataque à Igreja Metodista Episcopal Africana Emanuel.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães