Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

O que têm em comum Wesley e o autor das crônicas de Nárnia?

 

Pesquisa: Odilon Massolar Chaves

 CS Lewis já vendeu mais de 140 milhões de cópias de livros e eles foram traduzidos em mais de 30 idiomas. Alguns foram transformados em filmes. Os filmes sobre Nárnia são sucesso mundial. Um dos mais conhecidos é "O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa ". Lewis afirmou que "toda a história de Nárnia se refere a Cristo". Em 2010 foi lançado o novo filme "A viagem do peregrino da alvorada". A série arrecadou mais de 1 bilhão de dólares.

 

Richard Riss, professor de história da Igreja, faz uma interessante comparação teológica entre Wesley e o autor de Nárnia, CS Lewis.

 

"Tanto CS Lewis e John Wesley, assim, reconheceu que as verdades da Escritura e da vida espiritual são perceptíveis apenas para quem vive a vida crucificado, ou seja, uma vida de abandono de si a Deus. Além de qualquer vontade de deixar ir do egocentrismo, a verdade é indescritível. Por outro lado, aqueles que realmente desejam ter uma vida abnegada e centro de suas vidas em Cristo será habilitada a fazê-lo e será levado a toda a verdade."

 

 

por Richard Riss

Apesar de viverem dois séculos de distância, CS Lewis e John Wesley tinham muito em comum. Ambos eram anglicanos associados da Universidade de Oxford, mas o mais importante, ambos foram os evangélicos que tomaram a fé cristã a sério e usaram metáforas semelhantes para descrever a fé. Para ambos, as coisas de Deus, embora não visíveis a olho natural, no entanto, poderiam ser vistas com os olhos da fé.

CS Lewis vividamente contrasta a capacidade de Psique para discernir as coisas de Deus com a incapacidade de sua meia-irmã Orual de admitir, até para si mesma, a existência do reino invisível. De maneira semelhante, John Wesley, em seus sermões 19 e 45 faz referência aos sentidos espirituais que permitem o cristão perceber o Reino de Deus, que permanecem não detectadas por aqueles que ainda não nasceram de novo do Espírito de Deus.

Enquanto Till We Have Faces é o recontar de um mito pagão, no entanto é possível identificar uma série de imagens cristãs nesta obra-prima de CS Lewis, que era, afinal, um apologista cristão. Na verdade, Lewis afirma que a "alteração central" em sua própria versão do "mito" consiste em fazer os olhos mortais de Psique um palácio invisível ao normal. " [ii] Este palácio é impregnado de mistérios divinos, que Orual é incapaz de ver até o fim de sua vida.

A transformação de  Orual vai do egoísmo para o altruísmo e foi trazido através do sofrimento que ela experimentou durante toda sua vida, culminando com estas palavras: "Cada respiração que eu desenhei deixe em mim novo terror, alegria, dominando doçura, eu estava completamente atravessada com as setas. Eu estava sendo desfeita. Eu não era ninguém. " [iii] Esta transformação foi iniciada e concluída, tanto por meio de encontros com o divino, e no final tornou possível sua capacidade de discernir realidades espirituais, representados na história do palácio habitado por sua meia-irmã, Psique, que lhe disse, por fim, "eu não te disse, Maia, que o dia estava chegando quando você e eu iríamos nos encontrar na minha casa e nenhuma nuvem haveria entre nós?" [iv]

No início de sua jornada espiritual, Orual, e que chamou Psique Maia, não estava equipada para ser capaz de discernir o palácio habitado por Psique. Devido a isso, Maia estava convencida de que Psique foi enganada, e isso criou uma barreira terrível, ou "nuvem", em seu relacionamento. [v]

Segundo as escrituras, "os olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem entrou no coração do homem, as coisas que Deus tem preparado para aqueles que o amam." [vi] que Deus tem reservado para nós um reino do paraíso distante maior do que qualquer coisa que se pode imaginar. Esta é uma das grandes verdades da fé cristã que CS Lewis ilustra para nós, Till We Have Faces. Deus não concede-nos vislumbres da glória por vir, assim como Psique, que muitas vezes imaginava que um dia se uniria à divindade e viver em uma casa resplandecente de ouro e âmbar do lado de fora da montanha de Glome. [vii] No entanto, quando ela alcançou a realidade, ele foi muito além de qualquer coisa que pudesse possivelmente ter imaginado. [viii]

O fato de que ela era casada e unida com a divindade, neste contexto, para o cristão, a bem-aventurança do paraíso para vir nos é apresentado na Escritura como um casamento, a união com Cristo. ix [ ] CS Lewis não era ignorante desta imagem bíblica, e fez pleno uso da mesma em sua releitura de um mito pagão bem conhecido, transformando-o em um trabalho brilhante da literatura cristã. "Psique, a noiva de Deus", [X] é na verdade, representante da Igreja como a noiva de Cristo.

 

As imagens cristãs inerentes à história são inconfundíveis. Para a meia irmã de Psique, Orual, nenhuma das percepções de viver em um palácio, unida à divindade em bem-aventurança celestial eram reais, [xi], assim como é o caso que, segundo a Escritura, as coisas do Espírito são absurdos para o homem natural. [xii] O reino invisível do Espírito não é perceptível até mesmo para aqueles que não são espirituais. [xiii] Há, portanto, diferenças marcantes na visão do mundo entre aquele que é um cristão crente e quem não é. Essas diferenças tendem a causar uma falta de confiança, resultando na divisão entre aqueles que crêem e os que não crêem. Por esta razão, Jesus disse que Ele não veio trazer paz, mas espada. [xiv ] Da mesma forma, houve uma violação tão grave entre Psique e Orual que esta chegou a pensar em colocar fim à vida de Psique. [xv]

Como é evidente no primeiro capítulo da epístola de Paulo aos Romanos, [xvi] todas as pessoas, cristãs ou não, recebem pistas sobre a existência do mundo espiritual. Foi assim que Orual tinha idéias do palácio mas não conseguia vê-lo. [xvii] No entanto, por um longo tempo, ela suprimiu-os. [xviii] Ela estava bem ciente que uma mudança na visão do mundo significa que tudo em sua vida teria que ser iniciado novamente. Ela disse a Psique: "Se isso for verdade, eu estive errada a vida inteira. Tudo tem que ser iniciado novamente. Psique, é verdade? Você não está jogando um jogo comigo? Mostre-me." [xix] Estes são precisamente os pensamentos daqueles que são confrontados com a verdade do Evangelho cristão. Se Deus existe, e se a visão de mundo cristã é verdadeira, então não estamos no controle. Isso é uma coisa muito assustadora. É por isso que nós resistimos e é porque nossas mentes não nos permitem ver as coisas do Espírito, até que nos rendemos a Deus. Se as afirmações de Cristo são verdadeiras, então são necessários reajustes maiores. Estes reajustes, muitas vezes, envolvem uma revisão completa, não só intelectual, mas moralmente também.

A maioria das pessoas não está disposta a sofrer tais transformações radicais moral e intelectual, sem uma luta. As pessoas não desistem facilmente de hábitos e estilos de vida a que eles se acostumaram. Esse foi certamente o caso de Orual. Seu pensamento inicial era que Psique era louca. Ela sinceramente rejeitou o que considerou ser uma desilusão de Psique. Ela disse: "Acho que meu primeiro pensamento deve ter sido: 'Ela é louca'. Enfim, todo o meu coração saltou de fechar a porta contra algo monstruosamente errado, para não ser suportado. E para mantê-la fechada. Talvez eu estava lutando para não ser louco mesmo." [xx] Quando as pessoas resistem ao evangelho cristão, muitas vezes é devido a uma resistência incondicional. Há muita coisa em jogo. As pessoas percebem que uma completa renovação é necessária quando o cristão faz afirmações verdadeiras.

Felizmente, Deus intervém em nosso favor para trazer transformações deste tipo. Nós não somos capazes de fazer tais coisas por conta própria, e uma luta séria é geralmente envolvida. Na verdade, CS Lewis escreveu certa vez que ele próprio foi levado "chutando e lutando" para o reino de Deus. [xxi] Em Till We Have Faces, Psique reconhece que só Deus pode realizar essa transformação. Ela diz: "E talvez, Maia, você também vai aprender a ver. Vou implorar e implorar para que possa." [xxii] A princípio, Orual não quer fazer parte dela. Quando Psiquê diz a ela "ele fará com que você possa ver", Orual responde: "Eu não quero isso. Eu odeio isso. Odeio, odeio, odeio isso. Você entendeu?" [xxiii] O mundo odeia a Cristo, porque isso significa uma mudança completa de vida para aceitá-Lo. Contudo, Deus mostra sua fidelidade e misericórdia para Orual apesar de sua resistência. Sua honestidade diante de si é a ferramenta que Ele usa para trazer Orual à conclusão de que ela tem errado em sua denúncia contra os "deuses". Quando ela exige uma resposta, ela está satisfeita com completo silêncio, e isso é tudo o que é necessário para levá-la ao ponto de perceber que suas acusações eram, na verdade, nada mais que "veneno".

Para John Wesley, também, o abandono de si mesmo é um pré-requisito para a capacidade de ver o mundo invisível. Vimos que o tema central de Till We Have Faces é: só através de tal abandono que se encontra o verdadeiro significado e, com efeito, ver o reino de Deus. Orual quando é finalmente trazida para o fim de si mesma nos últimos dias de sua vida, ela finalmente encontra o seu significado dentro do contexto maior da sua relação com o divino e é capaz de ver o que a iludiu durante a maior parte da jornada de sua vida.

De maneira semelhante, John Wesley no Sermão 17 (II.7) observa que, sem negar a si mesmo, não se pode esperar para ver o reino de Deus. [xxiv] No sermão 48 de Wesley, sobre o tema da auto-negação, ele afirma que o discipulado cristão é impossível sem a renúncia da nossa própria vontade em favor da obediência a Deus, [xxv] precisamente a mesma lição que Orual aprende no final de sua vida.

John Wesley entende que os sentidos espirituais de uma pessoa podem fazer uma analogia direta com os sentidos físicos. Para Wesley, a garantia da paz é parte integrante do testemunho interior. Ele escreveu na parte I do "Um apelo aos Homens de Razão e Religião" que "como estamos, em sentido figurado, podemos ver a luz da fé, por isso, uma figura como a do discurso que se diz sentir essa paz, alegria e amor, isto é, temos uma experiência interna deles, que não podemos encontrar qualquer palavra apta para se expressar." [xxvi] Sua ênfase aqui com as palavras "ver" e "sentir", ressalta seu entendimento de que, assim como há sentidos físicos, há também os sentidos espirituais. A implicação aqui é que o mundo espiritual é real e pode ser percebido, assim como o mundo físico é conhecido pela visão, audição e tato. [xxvii]

Em seu sermão, "O Novo Nascimento", Wesley proporciona uma analogia estendida entre um cristão novo, que nunca usou seus sentidos espirituais. O recém-nascido, que ainda não aprendeu a usar os olhos para ver e ouvidos de ouvir. Em ambos os casos, é necessário aprender a usar os sentidos. Uma criança no ventre nunca usou, os não-cristãos não tem a oportunidade de usar os sentidos espirituais, até experimentarem o novo nascimento. Wesley escreve: "Como realizar exatamente um paralelo em todos estes casos? Enquanto um homem [ou mulher] está em um estado meramente natural, antes dele nascer de Deus, ele [ou ela] tem, em um sentido espiritual, olhos e não vê. " [xxviii]

Durante os séculos XVII e XVIII, o mundo ocidental começou cada vez mais a perceber a realidade de algum modo separado de si próprio. Na visão de Wesley a realidade era mais participativa. Owen Barfield, um colaborador próximo de CS Lewis e membro do pressentimentos, defendeu uma compreensão semelhante da realidade, [xxix] e os pontos de vista de Barfield podem ter sido uma influência importante sobre Lewis, já que ambos Barfield e Lewis procuraram levar a um re-encantamento da nossa compreensão da realidade contemporânea. [xxx]

Este re-encantamento só pode ser provocada integralmente por meio da vida crucificada. Em Perelandra, o segundo volume de espacial trilogia of Lewis, existe uma alusão à vida crucificada, ou a morte para si mesmo, e a compreensão de que seu jugo é suave e o Seu fardo é leve. Depois de estar na presença da Rainha de Perelandra foram descritas da seguinte forma: "Quando um homem afirma sua independência [ele] considera que agora, finalmente, está em seu próprio domínio. Quando você sentiu isso, então o próprio ar parecia muito lotado para respirar; a plenitude parecia estar excluindo-lhe de um lugar que, no entanto, você foi incapaz de sair. Mas quando você deu para a coisa, deu-se até ele, não havia nenhum ônus a ser suportado. Ele não se tornou uma carga, mas um meio, uma espécie de esplendor das coisas comestíveis, ouro potável, respirável, que alimentou e levou e não apenas derramou em você, mas fora de você também. você tomou o caminho errado, sufocado; tomado o caminho certo, ele fez a vida terrestre parecer, por comparação, um vazio. " [xxxi] Para a Rainha de Perelandra, a obediência a Deus era natural, fácil e gratificante. "Eu sou sua besta, e todas as suas licitações são alegrias", disse ela. [xxxii] A implicação é que este estado de estar sempre muito contente e feliz por obedecer a Deus seria o ideal, também, para a humanidade redimida da queda.

Tanto CS Lewis como John Wesley, reconheceram que as verdades da Escritura e da vida espiritual são perceptíveis apenas para quem vive a vida crucificada, ou seja, uma vida de abandono de si mesmo para se entregar a Deus. Além de qualquer vontade egocêntrica, a verdade é indescritível. Por outro lado, aqueles que realmente desejam ter uma vida abnegada e centrada em Cristo serão habilitados a fazê-lo e serão levados a toda a verdade.

 

Riss Richard M., Ph.D.

Professor de História da Igreja

Somerset College cristã

 

 

Nota da redação: Sobre Orual

Sobre Orual: "Este mito é recontado por C.S. Lewis em No Reino de Glome pelo ponto de vista da irmã mais velha, Orual. As três irmãs, órfãs de mãe, são filhas de um pequeno Rei, mesquinho e violento. Orual é não só a mais inteligente, como a mais feia e sensível, acabando por tomar conta da irmã mais nova e bela, Psique (...).  No Reino de Glome perde bastante interesse após o desaparecimento de Psique. Não que esta seja uma personagem importante, apesar de ser a impulsionadora da história, Orual é a personagem forte. No entanto, sem Psique, as restantes páginas são um lamuriar de Orual e do velho escravo grego que, apesar de retornarem às suas tarefas, se abatem com a constante recordação da mais jovem princesa da casa".http://acrisalves.wordpress.com/2009/04/16/no-reino-de-glome-cs-lewis/). No Reino de Glome - C.S. Lewis


 

Notas:

 

 [I] CS Lewis, Till We Have Faces (Grand Rapids, Michigan: William B. Eerdmans Editora, 1966/1971).

 [Ii] Till We Have Faces, 313.

[iii] Till We Have Faces , 307

 [Iv] Till We Have Faces, 306.

.[V] Till We Have Faces, 128, 306.

[Vi] I Coríntios 2:9.

 [Vii] Till We Have Faces, 23, 33, 74, 75, 76, 109, 144.

 [Viii] Till We Have Faces, 109.

[Ix] Apocalipse 21:9-27.

 [X] Till We Have Faces, 113.

[xi]  Till We Have Faces, 112, 115, 16, 118, 119, 120, 126.

[xii] I Coríntios 2:14.

[xiii]  I Coríntios 2:1-12.

[xiv] Mateus 10:34.

[xv]  Till We Have Faces, 117, 119, 121, 127, 138 e 148.

[xvi] Romanos 1:20.

[xvii]  Till We Have Faces, 132.

[xviii]  Till We Have Faces, 141, 142, 169.

[xix Till We Have Faces, 115.

[xx] Till We Have Faces, 117.

[xxi] C CS Lewis, Surpreendido pela Alegria (Rio de Janeiro: Fontana Books, 1959), 183.

[xxii] T Till We Have Faces, 121.

[xxiii] T Till We Have Faces, 124.

[xxiv]  John Wesley escreveu aqui que é uma esperança "vão. . . . .que um filho de Adão possa esperar para ver o reino de Cristo e de Deus. . . . . " sem uma constante e continuada de auto-negação geral ".

[xxv] J John Wesley, Sermão 48 (II.4), no Works 2:246. Aqui, John Wesley afirma que aqueles que não foram despertados "não alcançar a fé, porque não vai" negar a si mesmo ', ou' ter a sua cruz. "Anteriormente, neste sermão (I.2), 241-42, ele havia identificado abnegação com a renúncia da própria vontade em favor de seguir a vontade de Deus.

[xxvi] John Wesley, Works, 11:171 (ênfase no original).

[xxvii]  Para um tratamento completo de seu entendimento de Wesley dos sentidos espirituais como análoga à dos cinco sentidos físicos, veja os capítulos dois e três de Laura Bartels Felleman, "a evidência das coisas não vistas: Wesley Utilize João da Filosofia Natural" (Ph. D. diss. Drew University, 2004), 23-99.

[xxviii]  John Wesley, Sermão 45 (II.4) no Works, 2:192.

[xxix]  (Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press, 1988).

[xxx]  Lewis escreve de resgate que, "quando ele abriu os olhos, que fechou involuntariamente no choque de umidade todas as cores sobre ele parecia mais ricos ea escuridão desse mundo parecia esclarecido. A re-encantamento caiu em cima dele. "

[xxxi] Perelandra, 72.

[xxxii] Perelandra, 76.

http://www.cslewis.org/journal/?p=315

 


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