Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

notícias da Índia

Um relato da irmã Cláudia Maia. Missionária na África, ela foi à Índia fazer um curso de capacitação na área de saúde.                                                          

 

Após um mês aqui na Índia, tenho muito o que dizer. Estou fazendo um curso de Desenvolvimento e Saúde Comunitária, de duração de dois meses, num local chamado CRHP (Comprehensive Rural Health Project). A tradução fica algo semelhante a: "Projeto de Saúde Rural e Compreensiva". O objetivo do projeto é empoderar as comunidades através da integração de cuidados preventivos e curativos; da delegação de responsabilidade à pessoas com menor nível de treinamento como técnicos de enfermagem e paramédicos, adoção de uma abordagem multi?setorial que inclui as causas básicas (sociais e econômicas) da deficiência de saúde e treinamento de trabalhadoras voluntárias de saúde comunitária (VHWs: Village Health Workers). Toda essa frase poderia ser substituída pelo termo em inglês: Primary Health Care - ou Cuidado Básico em Saúde.ais neste projeto é a

Como o projeto tem uma visão holística acerca da saúde e suas causas, vários programas foram implementados em adição aos cuidados curativos e de saúde preventiva como: perfuração de poços com bomba manual para o acesso à água potável, programas de nutrição e cozinha comunitária, melhoramento da agricultura, monitoramento do peso de crianças menores de 5 anos.

É espantoso como tudo isso foi feito com poucos recursos disponíveis. Para que tal acontecesse, foi necessário primeiro organizar a comunidade e provê?la de conhecimentos. Foram elaborados diversos cursos: melhoramento da agricultura, advocacia, programas de incentivo disponíveis no governo, veterinária e etc. Uma vez que a comunidade se organiza, adquiri conhecimentos que aumentam a geração de renda, recebe e pratica os ensinamentos sobre a prevenção de doenças, a sua saúde aumenta.

Há tanto para se contar!!! Mas não vou conseguir dizer tudo neste breve informativo. Ficarei aqui na Índia ainda por mais três semanas e ainda aprenderei muitas outras coisas! Apenas quero dizer a todos muito obrigada pelas orações e pelo carinho. Estou realmente amando o curso e aprendendo muito. Fica agora a expectativa de colocar em prática, senão tudo, parte do muito que vi, ouvi e senti. Deus abençoe a todos.

Cláudia Maia, 8 de outubro de 2009.

 

Eu, Ratna (Time Móvel), Asha e Mathura (VHWs)

 

 

Colegas de classe: Moses (Índia), Karen (Holanda), Jenny (Canadá), Khan Sing (Índia), Robinson (Brasil), Edgar (EUA), Lucy (Canadá), Tinya (Canadá), Florence (Nigéria), Donnel (EUA) e Bia (Brasil).

 


Posts relacionados

Geral, Pastoral Indigenista, por Sara de Paula

Velhos Espíritos

Confira mais uma sugestão de leitura para semana indigenista 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães