Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013
notícias da Índia
Um relato da irmã Cláudia Maia. Missionária na África, ela foi à Índia fazer um curso de capacitação na área de saúde.
Após um mês aqui na Índia, tenho muito o que dizer. Estou fazendo um curso de Desenvolvimento e Saúde Comunitária, de duração de dois meses, num local chamado CRHP (Comprehensive Rural Health Project). A tradução fica algo semelhante a: "Projeto de Saúde Rural e Compreensiva". O objetivo do projeto é empoderar as comunidades através da integração de cuidados preventivos e curativos; da delegação de responsabilidade à pessoas com menor nível de treinamento como técnicos de enfermagem e paramédicos, adoção de uma abordagem multi?setorial que inclui as causas básicas (sociais e econômicas) da deficiência de saúde e treinamento de trabalhadoras voluntárias de saúde comunitária (VHWs: Village Health Workers). Toda essa frase poderia ser substituída pelo termo
Como o projeto tem uma visão holística acerca da saúde e suas causas, vários programas foram implementados em adição aos cuidados curativos e de saúde preventiva como: perfuração de poços com bomba manual para o acesso à água potável, programas de nutrição e cozinha comunitária, melhoramento da agricultura, monitoramento do peso de crianças menores de 5 anos.
É espantoso como tudo isso foi feito com poucos recursos disponíveis. Para que tal acontecesse, foi necessário primeiro organizar a comunidade e provê?la de conhecimentos. Foram elaborados diversos cursos: melhoramento da agricultura, advocacia, programas de incentivo disponíveis no governo, veterinária e etc. Uma vez que a comunidade se organiza, adquiri conhecimentos que aumentam a geração de renda, recebe e pratica os ensinamentos sobre a prevenção de doenças, a sua saúde aumenta.
Há tanto para se contar!!! Mas não vou conseguir dizer tudo neste breve informativo. Ficarei aqui na Índia ainda por mais três semanas e ainda aprenderei muitas outras coisas! Apenas quero dizer a todos muito obrigada pelas orações e pelo carinho. Estou realmente amando o curso e aprendendo muito. Fica agora a expectativa de colocar em prática, senão tudo, parte do muito que vi, ouvi e senti. Deus abençoe a todos.
Cláudia Maia, 8 de outubro de 2009.
Eu, Ratna (Time Móvel), Asha e Mathura (VHWs)
Colegas de classe: Moses (Índia), Karen (Holanda), Jenny (Canadá), Khan Sing (Índia), Robinson (Brasil), Edgar (EUA), Lucy (Canadá), Tinya (Canadá), Florence (Nigéria), Donnel (EUA) e Bia (Brasil).