Publicado por Sara de Paula em Colégio Episcopal - 13/04/2021

Nota oficial da Igreja Metodista sobre as Instituições de Ensino

logo-im-ce-138-800x568.jpg

Nota oficial da Igreja Metodista sobre as Instituições de Ensino
(Clique aqui para baixar em PDF)

Nós, membros da Cogeam (Coordenação Geral de Ação Missionária) e Colégio Episcopal da Igreja Metodista, estamos cientes de que a Educação Metodista entrou, no último dia 09, com uma cautelar cujo objetivo é elaborar um plano de recuperação que viabilize a manutenção das atividades acadêmicas das instituições.

Desde 2015, a crise educacional - que já vinha sendo enfrentada - se aprofundou. A pandemia acabou por amplificar os desafios institucionais e isso tornou o momento crucial para a subsistência das instituições metodistas de educação.

A educação é parte da missão e da visão da Igreja Metodista desde sua origem. É parte de nossa identidade cristã a firmeza em honrar compromissos. Tem sido doloroso para toda a comunidade metodista o fato de que esta crise já há tempo impede as escolas de operar em sua plenitude.

Por isso, compreendemos ser vital o atendimento aos alunos e alunas. Igualmente, é fundamental saldar o passivo existente, e manter em dia os salários de todos e todas que atuam em nossas instituições, e o pagamento aos fornecedores de toda ordem. Tanto, não apenas por ser o que deve ser feito, mas também por ser o que se urge fazer, como testemunho de cristãos e cristãs. Cremos que isto é um valor espiritual que gera impacto positivo no âmbito econômico e social.

Porém, a viabilização e recuperação judicial das nossas escolas precisam acontecer com a ajuda dos devidos mecanismos legais, com o propósito de preservar não apenas as instituições em si, mas as comunidades nas quais se inserem, o acervo de que dispõem, as milhares de famílias que delas dependem para seu pão diário, bem como os credores.

A Igreja Metodista entende, como mantenedora, que é parte deste processo atuar exaustivamente para que possa se reposicionar e continuar com a missão de colaborar com a transformação individual e social no país. Por esta razão é que tal medida está sendo tomada.

Esperamos, dada a gravidade do momento, que nossos esforços encontrem contrapartida na justiça. Que os próximos tempos sejam de recomeço, de ajustes, de correção de todos os rumos e medidas que se fizerem ainda necessários.

Oramos e contamos com as orações para que Deus nos ilumine, impulsione, oriente, capacite e aprimore, para que tudo quanto fizermos possa prosperar neste sentido, porque o bem-estar institucional é o bem-estar de cada pessoa que estuda, trabalha e vivencia cada escola metodista em nosso país.

 

São Paulo, 13 de Abril de 2021.

 

Igreja Metodista
Cogeam – Coordenação Geral de Ação Missionária
Colégio Episcopal da Igreja Metodista


Posts relacionados

Colégio Episcopal, por Comunicação

Afastamento Temporário e Interinidades

  A Igreja Metodista, através do Colégio Episcopal, torna público o Comunicado de Afastamento Temporário do Bispo Adonias Pereira do Lago de suas funções de presidência da Coordenação Geral de Ação Missionária - COGEAM

Geral, Administração, Educação, Colégio Episcopal, por Comunicação

FACULDADE DE TEOLOGIA TEM POSSE DA NOVA DIRETORIA

  A Faculdade de Teologia da Igreja Metodista realizou a posse da nova direção na manhã do dia 8 de janeiro. O presidente do conselho diretor, Rev. Wesley Gonçalves e o Bispo Bruno Roberto dos Santos presidiram a solenidade.

Colégio Episcopal, por Comunicação

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Palavra pastoral do Colégio Episcopal da Igreja Metodista

Estamos vivendo tempos de grandes mudanças em todo o mundo, aceleradas pelas novas perspectivas de vida, pela disseminação das tecnologias e por um mundo cada vez mais globalizado. Sabemos que as culturas passam por mudanças profundas, muitas delas necessárias para que a humanidade possa evoluir e ter melhores condições de vida...

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Oração, caminho de esperança | Carta pastoral do Colégio Episcopal da Igreja Metodista

"Desde o início da pandemia da Covid-19, o mundo tem testemunhado os efeitos devastadores da doença, mas também de toda a desigualdade econômica, social e cultural que ela deflagrou. Como estamos em um tempo de intensos debates políticos e ideológicos em todos os continentes, muito do foco que deveria estar no cuidado e tratamento das pessoas nas diferentes cidades e países acabou sendo desviado." | Leia o documento na íntegra.

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Pronunciamento do Colégio Episcopal acerca do novo Coronavírus

Dirigimo-nos à toda a Igreja nesses tempos turbulentos em que todos os dias nos chegam novas notícias alarmantes acerca do novo Coronavírus. Nossa intenção, além de orientar, é despertar-nos a todos e todas para as ações que podemos tomar com fins preventivos, bem como mobilizar-nos em oração pela bênção de Deus e sua proteção sobre todas as pessoas, especialmente as menos favorecidas e mais vulneráveis de nossas populações mundiais. 

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Diretor da Rede Metodista de Ensino se reúne com Colégio Episcopal

Encontro acontece na Sede Nacional em São Paulo