Publicado por Sara de Paula em Geral - 11/09/2022

Nota de falecimento | Professor Márcio de Moraes

marciodemoraes-432-800x568.jpg

Imagem: Arquivo Unimep

O Colégio Episcopal e a Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam) da Igreja Metodista brasileira lamenta o falecimento do amigo e professor Márcio de Moraes, aos 66 anos, um educador que marcou seu tempo com seu dedicado trabalho na Educação Metodista nacional e internacional. O falecimento aconteceu na madrugada do dia 11 de setembro.

Expressamos nossos sentimentos aos irmãos e irmãs de caminhada, e aos familiares, sua esposa Marcia Eneida Jorge de Lara Moraes, André, Daniel, Nayane, Isabela, Marizete, Miriam, e em seus netos, Samuel, Laura e Benjamin.

Metodistas de todo o país manifestam pesar pela partida de Moraes, como o Bispo Emérito Paulo Ayres. “Depois de uma luta contra um enfermidade que lhe custou a vida, agora descansa eternamente na presença de Deus a quem serviu com toda a devoção na esperança da ressurreição final. Todos nós que tivemos o privilégio de conviver com Márcio, somos gratos a Deus por sua vida e testemunho. Deus seja louvado”, disse o Bispo.

Agradecemos ao Senhor pela vida e missão do nosso irmão Márcio, que lutou pela defesa da Educação Metodista brasileira mesmo em tempos de desafios. Sua história honrou a tradição wesleyana no campo educacional, e seguirá inspirando nossos irmãos e irmãs chamados(as) para servir nos muitos espaços por onde Moraes passou.

Informações

Culto fúnebre

Data: Hoje, 11 de setembro de 2022
Horário: das 11h às 17h (Culto de gratidão: 14h)
Local: Igreja Metodista em Rudge Ramos - Rua Alfeu Tavares, 85 - São Bernardo do Campo (SP)

Sepultamento

Data: Amanhã, 12 de setembro de 2022
Horário: das 8h às 11h (Sepultamento: 11h)
Local: Cemitério da Paz - São Roque - R. 22 de Abril, s/n - Vila Junqueira - São Roque (SP)

Trajetória

Moraes nasceu em 17 de dezembro de 1956, em São Roque (SP), região metropolitana de Sorocaba. Era bacharel em ciências econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980) e doutor em administração pela Universidade de Barcelona, Espanha (2007).  Na Unimep, Moraes atuou como assessor da Reitoria nos anos de 1997 e 1998,  e participou de vários eventos da juventude metodista nos anos 1980. Atuou também como membro do Conselho Diretor do Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista (IEP), entre os anos de 1992 e 1994. A ida à Unimep em 2016, marcou a segunda atuação de Moraes como reitor. Por 10 anos, ocupou esse cargo na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), entre outubro de 2006 e agosto de 2016 e, antes disso, atuou como vice-reitor administrativo na instituição por sete anos (1999 a 2006).

Dentre outras funções desempenhadas por ele no ensino superior, também está a atuação no Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS), mantenedora da Universidade Metodista de São Paulo e dos Colégios Metodistas de São Bernardo do Campo, Itapeva, Bertioga e Passo Fundo (RS), órgão no qual exerceu os cargos de coordenador administrativo (1987 a 1988); diretor administrativo (1989 a 1992); vice-diretor geral de administração (1993 a 1994); vice-diretor administrativo (1999 a 2006) e, também, desempenhou o cargo de diretor geral do órgão (2006 a 2012). Marcio de Moraes atuou ainda como diretor geral da Educação Metodista de março de 2009 a agosto de 2012, e foi diretor superintendente do Instituto Metodista de Serviços Educacionais – Cogeime, no período de março de 2009 e agosto de 2012. Exerceu ainda o cargo de presidente da Associação Internacional de Escolas, Faculdades e Universidades Metodistas (Iamscu) – Leia a matéria de 2017 sobre a recondução de Moraes ao cargo, publicada em 2017.

São Paulo, 11 de setembro de 2022.

Colégio Episcopal da Igreja Metodista
Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam) da Igreja Metodista
Com informações de Unimep.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Manifestação da Pastoral Indigenista Metodista sobre a morte de Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips

A Pastora Indigenista da Igreja Metodista manifesta pesar e sua solidariedade diante da morte do indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, correspondente do jornal The Guardian no Brasil. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães