Publicado por Sara de Paula em Geral - 16/10/2022

Nota de falecimento | Bispo Paulo Ayres Mattos

pauloayres-561-800x568.jpg

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista e a Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam) vem a público, se solidarizar com os familiares e amigos próximos do revmo. Bispo Emérito Paulo Ayres Mattos, que faleceu nesse domingo, dia 16.

O Bispo Paulo Ayres, eleito bispo em 1977, desenvolveu cabalmente seu ministério episcopal na Igreja Metodista e fora dela, sendo um dos ícones de representatividade ecumênica na sociedade.

Foi Bispo presidente na Região Missionária do Nordeste – Remne e na Primeria Região Eclesiástica, além de presidente da Koinonia e referência em outros órgãos ecumênicos e professor titular da Faculdade de Teologia, em São Bernardo do Campo. Bispo Ayres deixou um legado, um testemunho e uma história para ser lembrada por várias gerações.

O Bispo Ayres, quando presidente do Conselho Diretor da Koinonia, Presença Ecumênica e Serviço – instituição cristã sem fins lucrativos, assumiu a presidência em duas ocasiões distintas. Em entrevista ao jornal Expositor Cristão em 2016, ele destacou alguns projetos de relevância na instituição, dentre eles o Programa de Apoio à Criança e Agricultura Familiar. 

O Bispo Paulo Ayres destacou a sua trajetória na instituição na ocasião. “Quando fui nomeado para ser bispo no Nordeste levantei a questão para o Colégio Episcopal e, na ocasião, para o Conselho Geral da Igreja Metodista dizendo que aceitaria ser indicado para o Conselho Diretor; isso por volta dos anos 1990. Naquele tempo, Diaconia era um órgão de assistência social e cursos profissionalizantes. Começamos a ver que a organização tinha mais potencial na área social e investimos nisso. Nessa mesma ocasião fui eleito presidente do Conselho Diretor. Portanto, tive dois períodos de Presidência, de 1995 a 2000 e de 2010 a 2015.”

Foi um privilégio muito grande ter o pastor e Bispo Paulo Ayres Mattos como membro de nossa Igreja. 

Que Deus abençoe aos familiares e esteja sempre presente nesse tempo de dor e separação.

 

Colégio Episcopal 
Cogeam


Expositor Cristão - O Bispo Emérito da Igreja Metodista, Paulo Ayres Mattos, faleceu na manhã desse domingo. Segundo informações, o bispo estava internado sob cuidados paliativos.  O culto de despedida será realizado na Igreja Metodista em Rudge Ramos, onde o bispo era membro e a cremação será no crematório da Vila Alpina, em São Paulo.

Ontem, 15, o Presidente do Colégio Episcopal, Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, emitiu uma nota de solidariedade  e um pedido de oração pela saúde do Bispo Paulo Ayres. "Peço ao povo metodista e a comunidade cristã ecumênica na qual o Bispo Ayres tem sido referência de unidade e acolhimento, que se coloque em oração a favor dele e de sua família, rogando por sua vida e pelo refrigério de sua esposa Maria Rita, seus filhos e demais familiares", dizia trecho da Nota que você pode ler aqui.


Informações sobre o culto fúnebre e cremação

Data: 17 de outubro de 2022
Velório na Igreja Metodista de Rudge Ramos a partir das 8h (Rua Alfeu Tavares, 85, São Bernardo do Campo, SP)
Culto: 10h
Cremação no Crematório de Vila Alpina a partir das 12h

Transmissão ao vivo: http://bit.ly/pauloayres


Saiba mais sobre a missão do Bispo Paulo Ayres

Em 1977 o Bispo Paulo Ayres foi eleito no Concílio como Bispo da 1ª Região Eclesiástica. Em 1987, no 14º Concílio Geral, foi o primeiro Bispo superintendente da nova Região Missionária, a REMNE. Em 1997, no 16º Concílio Geral, em Belo Horizonte, se aposenta e é eleito Bispo Emérito da Igreja Metodista Brasileira. 

Veja mais informações sobre a missão do Bispo Paulo Ayres no site do Jornal Expositor Cristão

Assista ao episódio do programa Diálogos em Tempos de Crise com a participação do Bispo Paulo Ayres

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães