Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/11/2013
Movimento Internacional Caminhada para Emaús reúne-se em Nashville
Cerca de 60 representantes da Caminhada para Emaús em todo o mundo estiveram reunidos, nos dias 17 a 21 de outubro de 2013. Até o dia 20, a reunião transcorreu com todos os representantes em assembleia, definindo os rumos do movimento e conhecendo as realidades de cada comunidade nos Estados Unidos e nos demais países representados. Nos dias 20 e 21, houve sessões específicas para os delegados de outros países e, especificamente, da América Latina e Caribe.
Em um intenso processo seletivo, que inclui prova de conhecimento e envio de currículos e cartas de recomendação, a pra. Hideide Brito Torres, da 4ª Região Eclesiástica, foi selecionada para ser a Assessora Internacional da Caminhada de Emaús para o Brasil, a convite do rev. Victor Perez, que administra o movimento em América Latina e Caribe. No Brasil, a Caminhada tem 25 anos de existência e pessoas de diversas regiões passaram pelo evento que esta promove e se realiza em finais de semana, para homens e mulheres. Porém, a desconexão com os Estados Unidos ao longo dos anos impossibilitou tanto a atualização quanto o desenvolvimento da ampla gama de atividades ligadas à Caminhada, como o processo de discipulado demandado por ela. Por esta razão, desde 2011 os líderes e interessados em Emaús estão discutindo como atualizar e como organizar novamente o movimento.
Por tudo isso, a pra. Hideide Brito Torres representou o Brasil no evento. Foi um momento de muito aprendizado, reflexão e percepção da amplitude de possibilitades. Emaús nos Estados Unidos e em todo o mundo está envolvido com atividades de preparo e capacitação de líderes, Academia Espiritual (um curso para líderes promovido em parceria com a JGOD – Junta Geral de Discipulado, da Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos), ações junto a mulheres, crianças e adolescentes, apoio a países empobrecidos, etc. Tudo isso no contexto do 4º dia, que para a experiência de Emaús é muito significativo como mística de serviço.
Em 2014, a Caminhada para Emaús sonha em reativar os eventos e implementar suas ações, inicialmente a partir da 4ª Região Eclesiástica, onde existem três comunidades em atividade, mas aberta à participação de todas as pessoas interessadas. O foco de Emaús é o preparo da liderança, como declara em sua missão: “Empoderando líderes do 4º dia para encarnar Cristo”. A proposta é ser uma ferramenta a mais para que todas as igrejas possam ter líderes capacitados para os mais diversos ministérios.
Uma importante conquista nesta direção tem sido a acolhida da Caminhada para Emaús no contexto do discipulado, a partir da 4ª Região. Durante a Assembleia Ministerial Regional, o coordenador da Câmara de Discipulado, Fernando Balthar, declarou aos presentes seu reconhecimento a este espaço de capacitação a partir de sua própria experiência. Depois de diversas falas e debates, oficialmente a Caminhada passou a ser uma das atividades presentes no processo de discipulado regional, adicionando aos líderes um novo espaço de capacitação ministerial e prática.
Os documentos, palestras e manuais da Caminhada estão em processo de tradução, contando com a participação de leigos, leigas, clérigos e clérigas de ao menos duas regiões eclesiásticas: a Terceira e a Quarta, bem como com o apoio do bispo Adriel de Souza Maia, editor do no Cenáculo, ao qual a Caminhada está conectada nos Estados Unidos. Já foram obtidas as condições adequadas para tradução de materiais de estudos em grupos pequenos e células, bem como diversos materiais de discipulado, a partir do momento em que a Caminhada esteja regularizada no país. Na Quarta Região, a pessoa de referência é Jaqueline Russi, leiga da Igreja Metodista em Cataguases (jaquerussi@bol.com.br).
Todas essas questões apareceram também no encontro em Nashville e foram debatidas com todos os presentes, que ali sonharam com um movimento forte. A Caminhada para Emaús possui também uma forma específica para adolescentes, chamada Crisálida e está em aprimoramento um trabalho especial com idosos, chamado Face to Face. Assim, as possibilidades ministeriais se abrem para alcançar todas as faixas etárias com a mensagem da Caminhada para Emaús: “O mestre caminha conosco, podemos reconhecê-lo na comunhão e no partir do pão e podemos anunciar com poder sua ressurreição e a transformação dela decorrente”. Como consequência desse contato, abriu-se uma porta internacional para a Igreja Metodista no Brasil gerar parcerias de liderança. Em janeiro, acontece um encontro de mulheres em Lima, Peru, e uma pastora metodista brasileira tem assento garantido no evento.
Se você já fez a Caminhada para Emaús e deseja participar deste momento de retomada, envie seu e-mail para hideide@gmail.com. Assim que um cronograma estiver estabelecido, você será pessoalmente contactado ou contactada, bem como seu pastor e pastora, superintendentes distritais e bispos e bispas, se fora dos limites da Quarta Região.
Hideide Brito Torres, pastora metodista, Cataguases, MG