Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 31/10/2013
Morre o "pai" do Zé Carioca, Renato Canini. Ele já foi ilustrador da Revista Bem-Te-Vi

O desenhista gaúcho, Renato Canini, conhecido no Brasil por seu trabalho à frente da HQ do Zé Carioca, morreu aos 77 anos em Pelotas (RS). Ele será sepultado nessa quinta-feira, 31 de outubro, às 16h na mesma cidade, no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula.

O convite do pastor Schisler possibilitou a Canini a mudança para São Paulo em 1967, mesmo ano do Centenário do Metodismo no Brasil em que foi lançado o primeiro currículo Metodista para a Escola Dominical. Este currículo contemplava os interresses das sociedades de crianças, juvenis, jovens e adultos. Já em 1970, Canini começou a trabalhar na Editora Abril fazendo um dos personagens que talvez mais tenha marcado a sua carreira - o Zé Carioca.
A Junta Geral de Educação Cristã, apresentou ao Concílio Geral de 1970, quando as Escolas Dominicais registravam uma matrícula de 67.488 alunos, o quadro de 92 metodistas. Eram 52 leigos e 40 pastores que representavam, na época, as seis Regiões Eclesiásticas. Quase cem metodistas trabalharam na elaboração do currículo para a Escola Domnical. Para a Igreja Metodista, ter as ilustrações de Renato Canini nas Revistas de Escola Dominical Bem-te-Vi é um privilégio.
Nesse momento de perda, a Igreja Metodista se solidariza juntamente com os familiares, na esperança de que o Deus da vida dê paz aos que ficam e receba esse irmão de caminhada.
Posts relacionados
Nota de falecimento | Bispo Paulo Ayres Mattos
É com pesar que comunicamos o falecimento do Bispo Emérito da Igreja Metodista brasileira, Paulo Ayres Mattos. O culto de despedida será realizado na Igreja Metodista em Rudge Ramos, onde o bispo era membro e a cremação será no crematório da Vila Alpina, em São Paulo.