Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 17/05/2013
Metodistas representam a Igreja na 10ª Assembleia do Ciemal
Metodistas representam a Igreja na 10ª Assembleia Geral do Conselho de Igrejas Metodistas da América Latina e Caribe (Ciemal) em Costa Rica entre os dias 13 a 17 de maio.
Duas lideranças da Igreja Metodista no Brasil foram reeleitas: o bispo João Carlos Lopes para ocupar a presidência do Conselho de Bispos do Ciemal e a revda. Joana D'Arc Meireles, para a Junta Diretiva, órgão máximo de decisões da entidade.
Com a eleição da revda. Lizzette Gabriel, de Porto Rico, (foto ao lado) pela primeira vez na história uma mulher irá assumir a presidência nos próximos anos do Ciemal.
O que é o Ciemal?
O Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e o Caribe teve nasceu em Santiago do Chile em fevereiro do ano 1969, com o propósito de expressar a unidade conexional e o testemunho das Igrejas Metodistas em serviço à vida dos povos latino americanos e caribenhos, além das ações em comum.
A presença metodista no Caribe iniciou em 1760 na Ilha de Antigua e, na América Latina, Argentina e Brasil desde 1836.
Hoje reúne um total aproximado de um milhão de membros e sua missão realiza-se através de congregações localizadas em todas as principais cidades, zonas rurais e indígenas, bairros pobres e marginais, programas educativos e de serviço desde a infância à juventude e velhice. Escolas, universidades, clínicas, hospitais, projetos para crianças de rua, mulheres, refeitórios e outras formas de serviço evangélico e social.
Assim, se responde ao chamado de Jesus, "Ide por todo o mundo" e expressa-se a visão de John Wesley o fundador do movimento metodista na Inglaterra no céculo XVIII "O mundo é minha paróquia".