Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 24/09/2012

Metodistas em Mato Grosso do Sul iniciam curso de formação de Evangelistas

Distrito de Campo Grande, Dourados-MS, inicou dia 22 o Curso para Formação de Evangelistas 2012/2013. A  "Turma Dourados” é constituída por homens e mulheres, somando 30 alunos oriundos das seguintes cidades: Campo Grande, Nova Andradina, Fátima do Sul, Dourados e Jardim. Eles/as vieram preparados/as para o primeiro encontro presencial, no último final de semana.

A aula inaugural foi ministrada pelo Rev. Eber Borges da Costa, o qual é Coordenador do Instituto Bispo Scilla Franco e pastor da Igreja Metodista Central em Campinas.  Os encontros presenciais serão na Faculdade Teológica e Seminário Batista Ana Wollerman.

Com base na bíblia sagrada, a Igreja Metodista compreende que o Ministério de Evangelista é consequência do chamado, resultante do dom dado por Cristo, fulgurando entre os cinco ministérios listados pelo Apóstolo Paulo, citado em Efésios 4. 7 a 13: 

"Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo. Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também desceu às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como EVANGELISTAS*, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo...”

O Cânones em sua Seção VI Do Ministério do/a Evangelista, pág. 21 diz:
Art. 15. O Ministério do/a Evangelista, exercido por membro leigo, homem ou mu¬lher, é reconhecido por sua igreja local e acolhido pela Igreja Metodista, com autori¬dade e direção do Espírito Santo para, em nome de Deus, auxiliar no desenvolvimento da evangelização.

§ 1º. É admitido/a como evangelista o/a candidato/a que:
a) seja membro da Igreja Metodista por mais de 2 (dois) anos consecutivos;
b) tenha revelado, na igreja local onde está arrolado/a, dons e graça para os serviços que irá executar;
c) tenha sido eleito/a pelo Concílio Local da igreja onde está arrolado/a;
d) tenha formação teológica oferecida pelas instituições regionais, de acordo com o estabelecido pelo Plano Nacional de Educação Teológica (PNET);
e) seja consagrado/a pelo/a pastor/a titular nos termos do Ritual da Igreja Metodista.

§ 2º. O/A Pastor/a Titular da igreja local é o/a responsável pela supervisão do trabalho do/a Evangelista.

§ 3º. Para atender a eventuais necessidades dos Campos Missionários locais, distritais, regionais e nacionais, os/as evangelistas podem ser designados/as, mediante votos religiosos, como missionários/as.

O curso tem a duração de 12 meses e é oferecido em três módulos: História do Metodismo, Bíblia e Práticas da Missão, além de estágio supervisionado.

Além dos encontros presenciais, nos quais os alunos e alunas ficarão alojados no Seminário, os mesmos terão acompanhamento através de plataforma eletrônica (via internet) através do EAD. Cada um/a dos/as inscritos/as receberão seus logins, senhas e orientações sobre como acessar a plataforma.

A realização do Curso para Formação de Evangelistas no Distrito de Campo Grande pode ser entendido como mais um passo dado dentro da proposta aprovada no 19º Concílio Geral, o qual decidiu que cada estado brasileiro deverá se tornar em uma Região Eclesiástica. Dentro desse desafio e visão missionária foi formada uma parceria entre a 5ª e a 6ª RE, visando à concretização da elevação do Estado de Mato Grosso do Sul a Região Eclesiástica.

Em um bate-papo na secretaria do Seminário Batista Ana Wollerman, o Reverendo Paulo Amendola, Superintendente Distrital e pastor da IMCD – Igreja Metodista Central em Dourados declarou que: “o processo já está em andamento, porém levará quinze anos para se concretizar. A transformação de Mato Grosso do Sul em Região Eclesiástica passa primeiramente pelo crescimento numérico das igrejas locais e consequentemente do Distrito.” Sobre o mesmo assunto, segundo matéria veiculada no Site Metodista Nacional noticiando reunião ocorrida entre lideranças das regiões parceiras, o rev. Paulo explica: 

“Atualmente Mato Grosso do Sul tem 13 igrejas, quatro congregações e oito campos missionários. “Hoje, se as cotas orçamentárias enviadas pelas igrejas, fossem revertidas para sustento dos campos missionários regionais e de uma Sede Regional, o recurso arrecadado seria insuficiente.”

Que Deus abençoe aos docentes e discentes do Curso para Formação de Evangelistas 2012/2013, “Turma Dourados”. Que todos/as aqueles/as que iniciaram o CFE possam chegar ao fim manifestando graça, dons e frutos e contribuindo para o crescimento do Reino de Deus através do Povo chamado Metodista.

Conheça mais sobre o Seminário Bispo Scilla Franco e os cursos por ele oferecidos.

Informou: Reverendo José do Carmo da Silva – Zé do Egito - Pastor por vocação e blogueiro por paixão.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Mês da Juventude Metodista

Março é o Mês da Mocidade Metodista, e nesse período são realizadas diversas ações que envolvem jovens metodistas de norte a sul do país. Confira os materiais especiais sobre o tema Juntos Somos nas redes sociais da Confederação.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães