Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

metodista candidato

São Paulo, sábado, 21 de fevereiro de 2009  

 

ÁFRICA DO SUL

Partido dissidente do CNA indica bispo como candidato

DA REDAÇÃO

   O Congresso do Povo (Cope, na sigla em inglês) -partido sul-africano lançado em dezembro passado- escolheu ontem o bispo metodista Mvume Dandala como candidato às eleições presidenciais marcadas para 22 de abril.
O Cope se formou após rachas no partido Congresso Nacional Africano (CNA), hegemônico desde fim do apartheid, em 1994, com a derrota do então presidente Thabo Mbeki pelo controle da legenda.
Analistas apontam que o desafio do Cope, visto como primeira alternativa real ao CNA, é quebrar a maioria qualificada (2/3) dessa legenda no Parlamento.
O novo partido busca atrair a classe média e empresários, receosos com a influência da esquerda no partido governista, hoje sob a liderança de Jacob Zuma, favorito à eleição presidencial.
O bispo Dandala, 57, celebrou a cerimônia de casamento do ex-presidente Nelson Mandela, que recentemente apareceu em campanha ao lado de Zuma.
A África do Sul responde hoje por 20% da economia do continente, mas também enfrenta problemas de ordem política e econômica: violência alarmante, desigualdade social, epidemia de Aids e inúmeros casos de corrupção no governo.

Com agências internacionais


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães