Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/11/2012

Metodismo no Vietnã cresce com pequenos grupos de discipulado

Karen Vo To, Missionário no Vietna - Foto: Adam Neal. Fonte: Advance

Desde 2002, Karen e eu temos dedicado nosso tempo para investigar, ouvir e pesquisar a melhor forma de estabelecer a Igreja Metodista Unida no Vietnã.  Aprendemos que o movimento metodista, que começou há cerca de 300 anos na Inglaterra, já se espalhou por todo o mundo. O metodismo começou com "bandas de ensino" - pequenos grupos de quatro a seis pessoas que se reuniam semanalmente sob a orientação de um líder do grupo.

Eles estavam juntos para aprender, descobrir e experimentar a graça preveniente - a graça de Deus, que nos precede e antecipa a nossa fé.  A segunda forma de Wesley de pequeno grupo foi a reunião de classe. As reuniões de classe eram de maior dimensão, que consiste de 12 a 36 pessoas em encontros semanais. Guiados por um líder do grupo, eles também experimentaram o novo nascimento através de justificação e graça santificante.

Pequenos Grupos funcionam melhor -  Depois de aprender sobre como Wesley usou as  reuniões de classe para iniciar o movimento metodista, Karen e eu decidimos incorporá-los nas configurações de cultura, tradição e sociais do atual Vietnã.  Nós compartilhamos esta visão com nossos líderes leigos. Eles sinceramente concordaram em seguir o modelo de Wesley como um meio de estabelecer novas igrejas.

Nossa meta para 2002-2010 era estabelecer 39 igrejas - uma para cada uma das 39 províncias do Vietnã. Mas em 2008, o Senhor nos deu 57 novas igrejas, superando nossa meta por mais de 45 por cento!  Com base neste modelo, foram capazes de estabelecer 63 novas igrejas em 2009 e 85 novas igrejas em 2010.

Hoje, o Vietnã tem mais de 200 igrejas Metodista Unida. Referimo-nos a igrejas que têm 25-75 membros como pequenas igrejas, 75 a 150 membros, como médias igrejas, e mais de 150 membros, como grandes igrejas.

Nas Igrejas Metodista Unida que prosperam no Vietnã, hoje, chamamos nossos encontros de classe Wesleyana "grupos de células." Esses grupos de células consistem de 3 a 15 pessoas reunião semanal em um local fora da igreja.  Propósito de cada grupo expressa é promover a comunhão, adorar a Deus, estudar a Bíblia, e evangelizar, a fim de multiplicar o número de membros da igreja.

Grupos de células podem ser de diferentes tipos: grupos familiares, grupos de homens, grupos de mulheres, grupos de jovens, grupos de estudantes, grupos de trabalhadores e grupos de profissionais de todos os tipos.  Mas seu principal objetivo é o evangelismo.

Crescimento da Igreja Wesleyana - Grupos de células consistindo de 6 a 12 membros ajudaram a igreja crescer forte hoje. Nós acreditamos que Deus está chamando nossos líderes leigos e pastores leigos para formar e orientar grupos de células novas e, assim, desenvolver novas igrejas no Vietnã. Se esses líderes podem ser adequadamente treinados e estão cheios do Espírito Santo, então nada pode limitar o trabalho incrível que Deus trará.

Nos dias de hoje, no Vietnã, não temos propriedades da igreja adequadas, mas, com o ministério com células-grupo, podemos usar casas particulares e salas de reuniões para estudo da célula-grupo, adoração e evangelismo. Igrejas no Vietnã não têm muitos pastores ordenados, mas ainda podemos fazer o ministério com a ajuda de pastores leigos. Igrejas no Vietnã não são ricas, mas ainda podemos fazer ministério através da célula-grupo,  um ministério que não exige um grande orçamento.

Deus está abrindo novas portas para as igrejas no Vietnã - e não ao contrário, as portas abertas para Deus como foi para com Moisés no deserto, e para o grupo de discípulos que começou a igreja cristã primitiva. Com essa crença, Karen e eu não somos líderes de treinamento apenas em Wesley Theological College, mas também de formação para o trabalho dos pastores e líderes leigos que formarão e orientarão grupos de células nas igrejas.  Podemos alcançar nosso objetivo de estabelecer  mais 100 novas igrejas no Vietnã.
Karen Vo To, missionária no Vietnã. Foto: Adam Neal

O Rev. Ut To é o diretor superintendente da missão no país e da Iniciativa da Missão Metodista Unida do Vietnã. Ele serve com sua esposa, a Revda. Karen Vo To, que é coordenadora para o ministério das mulheres na Igreja Metodista Unida no Vietnã.

Fonte: Igreja Metodista Unida

Tradução no site www.metodistasonline.kit.net


Posts relacionados

Sombra e Água Fresca, Geral, por Sara de Paula

Encontro do Projeto Sombra e Água Fresca acontece em São Paulo

Agentes Regionais do SAF se reúnem na Sede Nacional durante todo o fim de semana

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães