Publicado por José Geraldo Magalhães em Educação - 16/09/2015
Material de apoio para celebrar os 246 anos da Escola Dominical no 3º domingo de setembro
A Escola Dominical irá completar 246 anos no 3º dominigo de setembro, dia 20. Também no mês de setembro chega a primavera, onde as flores anunciam o perfume da vida, elas logo se transformam em frutos que geram sementes, é vida que se renova! Na Escola Dominical, a Palavra de Deus quer florescer em nós e trazer cheiro de Vida. A boa semente é plantada em nossos corações e nos desafia a florescer para anunciar e a frutificar para acalentar e alimentar as pessoas por meio do amor e do serviço. Nesse tempo de celebração do dia da ED, nos é feito o convite de celebrar o nosso compromisso com a Vida!
Para celebrar com alegria a data, o Departamento Nacional de Escola Dominical está disponibilizando a liturgia para ser usada sua comunidade.
- Acesse aqui a sugestão para o culto de 2015.
- Reflexão para o professor de crianças
- Proposta para crianças 1
- Proposta para crianças 2
- Proposta para crianças 3
- Proposta para o berçário
- Texto: Escola Dominical - espaço para o estudo da Palavra de Deus
Para ver outras datas comemorativas e materiais de apoio preparados pelo departamento acesse AQUI!
O historiador metodista (in memorian), João Wesley Dornellas, sempre foi adepto à Escola Dominical. Leia abaixo um pouco da história escrita por ele em 2013 sobre essa agência fomentadora da missão e do conhecimento bíblico.
Escola Dominical: Antiga e grande escola do saber
A Escola Dominical, a mais importante agência de aprendizado bíblico e de evangelização da igreja, é uma invenção metodista. João Wesley, o fundador do movimento metodista, quando estava em sua missão na Geórgia, na América, já havia começado um trabalho especial de ensino bíblico para crianças. Mas a glória da criação da Escola Dominical cabe a uma mulher chamada Hanna Ball. Ela aceitou a Cristo através de um sermão de João Wesley no dia 8 de janeiro de 1765, quando tinha 22 anos. O sermão foi sobre Mateus 15:28: “Disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé. Faça-se contigo como queres”. A partir daquele dia ela se tornou uma grande batalhadora da fé. No ano de 1769 Hanna Ball, uma jovem de 26 anos de idade, criou a primeira escola dominical. O testemunho de João Wesley ao trabalho de Hanna é eloqüente. Em muitas de suas cartas ele valoriza o trabalho por ela desenvolvido.
Onze anos mais tarde, em Gloucester, um jornalista metodista, Robert Raikes, criou a primeira escola dominical para os meninos de rua, ensinando-lhes, além da Bíblia, aritmética e inglês. Podemos dizer que ele é o “pai” da educação popular! Equivocadamente tornou-se conhecido como o criador da Escola Dominical, pois só anos mais tarde as pesquisas revelaram a jovem Hanna Baal.
A introdução da escola dominical no Brasil também se deve à Igreja Metodista. A primeira escola dominical em nossa terra foi fundada pelo Rev. Justin Spaulding em junho de 1836. Infelizmente, em 1842, em virtude dos problemas políticos e financeiros surgidos na Igreja Metodista dos Estados Unidos, o trabalho missionário foi interrompido por alguns anos. Na realidade, interrompeu-se a missão (os missionários regressaram aos EUA), não o trabalho, que certamente continuou vivo na casa de Mary Walker (o 1º membro da Igreja Metodista no Brasil!), mantendo acesa no Brasil a chama do metodismo até 1867 quando chegou o novo missionário e pastor, Junius Newman, e com ele a retomada definitiva da missão metodista no Brasil e da Escola Dominical como a principal agência de educação cristã e formação metodista.
Também é pioneirismo metodista a publicação de revistas para a escola dominical. O Rev. Ransom, o fundador do Expositor Cristão, editou, na nona década do século XIX as revistas “A nossa gente pequena”, para crianças, e “A Escola Dominical”, para adultos. Essa maravilhosa instituição é fator importante na ministração de conhecimentos bíblicos e orientação para o bom exercício da fé cristã. Por isso, é dever de todo o bom metodista participar de suas atividades.
Celebramos quase 205 anos da Escola Dominical (texto de 2013). Dê um presente especial a você mesmo nesse dia: torne-se aluno(a) da Escola Dominical!
* João Wesley Dornellas
Historiador Metodista e professor da Escola Dominical em Vila Isabel
Material de apoio de 2014
Caras irmãs e irmãos: |
||
Abaixo você ainda encontra sugestões de celebrações publicadas em outros anos: |
||
Mande para escoladominical@metodista.org.br fotos e notícias sobre a celebração de sua igreja local.
Boa Celebração!
Com afeto, |
Tags: Escola Dominical, Educação,
Posts relacionados
Nomeações e Designação da Área Nacional - 2024
Confira as nomeações e designações da Igreja Metodista para as áreas no ano de 2024.
Folha de S. Paulo: "Da carvoaria do pai à reitoria da Unimep" sobre a vida do professor Almir de Souza Maia
A infância humilde e o trabalho na carvoaria do pai, carregando a carroça da família com a lenha que seria transformada em carvão, serviram de estímulo para Almir de Souza Maia investir nos livros.
Professor Dr. Almir de Souza Maia segue internado na UTI em Piracicaba
O professor Almir de Souza Maia está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Unimed de Piracicaba. Ele foi submetido a uma cirurgia de estômago no dia 12 de maio e precisou ser recolhido a UTI em função de alguns incômodos respiratórios.