Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Martelo histórico

 

Em Dezembro uma história secular veio integrar a trajetória da Rede Metodista de Educação do Sul. O Reverendo Erasmo Ungaretti trouxe para a instituição um martelo que pertenceu ao Bispo José Pedro Pinheiro. Esse instrumento significa muito para os (as) metodistas, já que foi feito com a madeira de um carvalho onde John  Wesley, fundador do movimento, descansava durante as viagens que fez pela Geórgia em 1735.

 

Segundo o Rev. Ungaretti, John Wesley percorreu o país como missionário da Igreja Anglicana com a finalidade de evangelizar os (as) índios(as) e pastoreá-los(as). "A tradição diz que ele costumava repousar à sombra de um carvalho. Essa árvore foi um monumento, mas um forte temporal a derrubou." , revela.

 

Após a queda da árvore foi determinada a confecção de martelos semelhantes aos que os juízes utilizavam nos tribunais, para manter viva a história da planta considerada nobre pelo metodismo. O exemplar veio parar no Brasil em 1960, como presente da Igreja Metodista nos Estados Unidos ao Bispo Pinheiro. Tempos antes de morrer o bispo designou ao cunhado, o Rev. Hungaretti, a função de cuidar do martelo, que confiou esse instrumento atualmente à instituição.

 

O martelo está disponivel para visitação da comunidade no Museu da Rede Metodista de Educação, localizada no Colégio Metodista Americano, na rua Dr. Lauro de Oliveira, 71. O acervo funciona de segunda a sexta das 13 as 19. Mais informações e agendamento de visitas pelo telefone 3316-1198

 

 

 

 

 

 

      

 

 



Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães