Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013
Marina Silva no Roda Viva
evangélicos na política
Marina é questionada sobre criacionismo nas escolas, aborto, voto "evangélico", descriminalização da maconha e células-tronco no Roda Viva
Fonte: Agência Soma (www.agenciasoma.com.br)
21/9/2009 - 21h1m
|
"Obscurantista" foi um dos termos usados para definir o conjunto de posições defendidas pela possível candidata à Presidência pelo Partido Verde (PV), num debate que esquentou em diversos momentos, com manifestações de irritação tanto por parte da entrevistada quanto de alguns entrevistadores. "O Estado é laico", pregou uma jornalista. Marina concordou plenamente, mas acrescentou que ser laico não impede que pessoas de qualquer confissão de fé possam liderá-lo.
Os Twitters Alexandre Saconi, Lucia Freitas e Davi Rocha, presentes ao estúdio, contaram como foi a entrevista. Dentre os detalhes que deram, leia alguns trechos (tweets) das perguntas e respostas relacionadas à fé cristã evangélica professada pela entrevistada.
"Marina Silva é contra a descriminalização da maconha, pois não acredita que isto resolva o problema pura e simplesmente."
"A senadora defende que seja ensinada a teoria do criacionismo e do evolucionismo para que as pessoas tenham liberdade de escolha."
"Marina Silva responde sobre questões ligadas à religião, como votos, aborto, a relação com a política e ensino do criacionismo."
"Há uma discussão, não necessariamente há necessidade de usar célula de embrião."
"Muito boa a charge do Caruso com Gabeira defendendo a maconha e Marina dizendo "o que é isso companheiro?""
"Eu sou contrária a descriminalização da maconha", depois de Paulo Moreira Leite insistir na questão.
"Lorival pergunta sobre descriminalização da maconha, cita Gabeira que defende; Marina lembra que FHC também defende."
"Eleonora pergunta de aborto: "as pessoas não buscam o aborto porque querem abortar, importante é que as pessoas tenham informações".
"Nunca defendi o criacionismo nas escolas, apenas acredito em Deus" - Marina Silva.
Marina Silva fala alto com Paulo Moreira Leite e o papo fica bom aqui: "guerra santa no brasil não acontece".
"Onde alguém me viu defendendo o criacionismo na escola? Não disse isso." - Marina. O clima esquentou.
"Denise fala do voto do evangélico. Marina: "tem que ter cuidado de não tratar o eleitor de forma rotulada; o evangélico é cidadão."
"Aborto sob a ótica de Marina Silva: tem que haver plebiscito sem polarização".
"Alívio total: alguém que não deseja q todo mundo pense igual. Marina é contra o aborto. debate tem que ser público e com cuidado".
"Joke? O jeito de Marina Silva me lembra uma freira, no melhor sentido."
Outra informação interessante relacionada à entrevista é a apresentação de Marina Silva no site do programa Roda Viva destaca sua origem humilde e luta pelo meio ambiente:
"Filha de nordestinos que foram colonizar a Amazônia, Marina Silva nasceu no Acre e desde cedo trabalhou como lavradora. Em Rio Branco, trabalhou como doméstica, se alfabetizou pelo Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização, criado pelo governo federal em 1967, para alfabetização de adultos) e formou-se em história aos 26 anos.
"Em 1988 Marina Silva elegeu-se vereadora de Rio Branco, pelo Partido dos Trabalhadores. Em 90 foi deputada estadual e em 95 elegeu-se senadora, sendo reeleita em 2003.
"Com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marina Silva assumiu o Ministério do Meio Ambiente, onde ficou até maio do ano passado, quando deixou o cargo após atritos com outros integrantes do Governo.
"No mês passado ela deixou o Partido dos Trabalhadores, onde permaneceu por quase 30 anos para se filiar ao PV.
"Marina Silva é uma ambientalista premiada e reconhecida pela Organização das Nações Unidas."
O Roda Viva é transmitido às segundas-feiras, ao vivo pela Internet às 18h30 e às 22h10 pela TV aberta, sem edição.
Atualização em 22/9/09, às 09h59min:
Veja aqui os melhores momentos da entrevista com a senadora Marina Silva.
Posts relacionados
Aniversariante do Dia 02/01
Rev. Geovanilson Rodrigues da Silva
Nota de falecimento | Bispo Paulo Ayres Mattos
É com pesar que comunicamos o falecimento do Bispo Emérito da Igreja Metodista brasileira, Paulo Ayres Mattos. O culto de despedida será realizado na Igreja Metodista em Rudge Ramos, onde o bispo era membro e a cremação será no crematório da Vila Alpina, em São Paulo.