Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

manifesto reitores

Declaração dos reitores, da reitora, diretores gerais e diretora geral, das Instituições Universitárias Metodistas e de Educação Básica em apoio ao professor e reitor Davi Barros e a sua equipe, na difícil travessia da Unimep para a condição de viabilidade e liderança.

O declínio do número de matrículas, a perda de receita e de horizontes, o endividamento crescente, todos ingredientes de uma crise prolongada, condenam a Unimep à condição atual. O personalismo de dirigentes e a priorização de investimentos sem foco na atividade fim, sustentados em equívoco exercício da autonomia universitária para garantir benesses corporativas, exauriram o potencial da Unimep. Assumir os erros de gestão publicamente em vez de apontar genericamente fatores externos seria o ato responsável e honesto de ex-dirigentes cujo desejo fosse ver a Universidade encontrar rumo saudável.

É honesto não confundir autonomia universitária com condução inconseqüente, voltada para manutenção de interesses particulares e inconfessos, a negar a vocação universitária de mudança e prevalência do espírito público. É honesto declarar aos estudantes que os salários acima de qualquer parâmetro sustentável não cabem nas mensalidades por eles pagas e colocam em risco investimentos imprescindíveis na qualidade das condições para o aprendizado. É honesto não aviltar a democracia, que é cara, como se pudesse ser avocada e instrumentalizada impunemente na universidade, para encobrir embustes.

Desejamos ver a Unimep retomar o seu papel de liderança entre as instituições universitárias metodistas. Temos claro que somente uma nova cultura de austeridade, disciplina, eficiência econômica poderá assegurar qualidade, crescimento e intervenção social que já foram marcas dessa universidade.

Instamos a comunidade da Unimep à compreensão do momento, a repudiar atitudes que tentam neutralizar o potencial de renovação que a crise propicia, valendo-nos da expressão do Frei Beto: "crise vem do verbo acrisolar, significa purificar, depurar". Declaramos apoio incondicional aos professores Davi Ferreira Barros, Rinalva Cassiano Silva e Sergio Marcus Nogueira Tavares, e a todos(as) que na comunidade acadêmica percebem que mudar agora a prática administrativa é talvez a última chance que a universidade tem de se re-posicionar de modo afirmativo no seu compromisso com a cidade de Piracicaba e com esta geração de estudantes que a ela confia o seu melhor tempo e suas melhores energias.

Marcio de Moraes - Reitor da Universidade Metodista de São Paulo
Roberto Pontes da Fonseca - Reitor do Instituto Granbery da Igreja Metodista
Adriana Rivoire Menelli de Oliveira - Reitora do Centro Universitário Metodista IPA e da Faculdade Metodista de Santa Maria
Jaider Batista da Silva - Reitor do Centro Universitário Metodista Bennett e do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
Joaquim de Miranda Rosa Filho - Diretor Geral da Faculdade Metodista de Ciências Humanas e Exatas, Instituto Americano de Lins, Instituto Noroeste de Birigui e Colégio Metodista de Ribeirão Preto.

São Bernardo do Campo, Juiz de Fora, Porto Alegre, Santa Maria, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Birigui, Lins e Ribeirão Preto.
19 de dezembro de 2006.

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães