Publicado por Sara de Paula em Geral - 18/11/2020

Liturgia para o Dia de Ação de Graças 2020

gracas-266-800x568.jpg

GRAÇAS DAMOS PELA VIDA!
Clique aqui para baixar a liturgia em PDF

(Esta é uma sugestão de liturgia para o culto presencial. Incluímos algumas observações a fim de que possa ser adaptada para o culto virtual.)

Acolhida: Convidamos a todos e todas para celebrarmos com gratidão e alegria ao Nosso Deus, que é a fonte da vida. Ele nos criou, nos deu o folego de vida e tem nos sustentado, ensinando-nos a preservar o bem mais precioso que temos – a vida!


ADORAÇÃO - Deus: Criador e Sustentador da vida.

LITANIA DE ADORAÇÃO:

(Gênesis 1.20-21; 24-27; Salmo 106.1a; Atos 17.25b; Jó 33.4; Gênesis 2.7; Salmo 150.6; Salmo 145.10a;21b)

(Culto virtual: Antecipadamente, convide um irmão ou irmã para fazer a leitura da litania com o(a) dirigente do culto, a tela ficará dividida entre o(a) dirigente e o convidado ou convidada.)

Dirigente: E Deus disse: - Que as águas sejam povoadas de enxames de seres vivos; e as aves voem sobre a terra, sob o firmamento dos céus. Assim Deus criou as grandes criaturas marinhas e todos os seres vivos que se movem, os quais povoam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E Deus viu que isso era bom.

Congregação: E Deus disse: - Que a terra produza seres vivos, conforme a sua espécie: animais domésticos, animais que rastejam e animais selvagens, segundo a sua espécie. E assim aconteceu. E Deus fez os animais selvagens, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os animais que rastejam sobre a terra, segundo a sua espécie. E Deus viu que isso era bom.

Dirigente: E Deus disse: - Façamos o ser humano à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os animais que rastejam pela terra. Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Congregação: Aleluia! Deem graças ao Senhor, porque Ele é bom, pois Ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais.

Dirigente: O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.

Congregação: O Senhor Deus formou o homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.

Dirigente: Todo ser que respira louve o Senhor. Aleluia!

Todos e Todas: Todas as tuas obras te renderão graças, Senhor. Que todos os seres vivos louvem o seu santo nome para todo o sempre.

 

Oração de adoração

1 Cântico (sugestões)

-Um hino ao Senhor (Hino 120 do H.E. https://www.hinarioevangelico.com/2009/06/120-um-hino-ao-senhor.html)

-Glória a trindade (Hino 129 do H.E.  https://www.hinarioevangelico.com/2009/06/129-gloria-trindade.html)

-Consagração (https://www.letras.com.br/aline-barros/consagracao)

-Aclame ao Senhor (https://www.letras.mus.br/diante-do-trono/45465/)

(Culto virtual: Convide antecipadamente um(a) integrante do ministério de louvor para participar cantando um dos cânticos sugeridos nesta liturgia ou outro escolhido pelo convidado ou convidada.)


CONFISSÃO – A vida vale muito mais!

Leitura Bíblica: Lucas 12.13-23

Dirigente: Ao ensinar sobre o valor da vida, Jesus diz duas frases muito importantes: “a vida de uma pessoa não consiste na abundância dos bens que ela tem” e “a vida é mais do que o alimento”. Essas afirmações de Jesus nos ajudam a compreender que a vida é mais preciosa do que qualquer coisa que possamos ter. Neste tempo de ação de graças, podemos ser levados a atentar apenas nos bens que temos recebido e condicionarmos nossa gratidão a Deus apenas ao que Ele nos tem dado. O Senhor nos ensina a valorizarmos a vida, nossa e de todas as pessoas. Ainda vivemos um tempo de pandemia por conta do Corona vírus, muitas famílias têm perdido seus(suas) ente queridos(as), e nós não podemos nos esquecer que precisamos trabalhar sempre em favor da preservação da vida de todos e todas. Que neste tempo de confissão, possamos refletir e confessar ao Senhor, se temos nos ocupado e preocupado mais com os bens materiais do que em cuidar e preservar a vida.

Oração de confissão

Palavra de Esperança:

Observem os corvos, que não semeiam, não colhem, não têm despensa nem celeiros; contudo, Deus os sustenta. Vocês valem muito mais do que as aves! (Lucas 12.24)


LOUVOR – Cantarei ao Senhor, enquanto eu viver!

Cânticos (sugestões)

-Louvor (Hino 138 do H.E. https://www.hinarioevangelico.com/2009/06/138-louvor.html)

-Grata Memória (Hino 133 do H.E. https://www.hinarioevangelico.com/2009/06/133-grata-memoria.html)

-Te agradeço (https://www.letras.mus.br/diante-do-trono/432327/)

-Seja engrandecido (https://www.letras.mus.br/asaph-borba/172316/)

-Ousado amor (https://www.letras.mus.br/isaias-saad/ousado-amor/)

-Vida Feliz (CD Todas as crianças são nossas crianças. Disponível em: http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas. Se desejar, no culto virtual, utilize o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8GJLrEzUgos)

(Culto virtual: Convide antecipadamente um(a) integrante do ministério de louvor para participar cantando dois cânticos entre os sugeridos nesta liturgia ou outros a escolha do convidado ou convidada.)

Ofertório (consagração de dízimos e ofertas)

-Nossa oferta (CD Todas as crianças são nossas crianças. Disponível em:   https://www.youtube.com/watch?v=TArcrTQJ5EU e http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas )


EDIFICAÇÃO

Reflexão pastoral alusiva ao Dia de Ação de Graças


DEDICAÇÃO – Contar a vida, para ter sabedoria!

Leitura Bíblica: Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. (Salmo 90.12)

Dirigente: O salmo 90 fala sobre a eternidade de Deus e a brevidade da vida humana. E porque tudo passa rapidamente, somos convidados(as) a “contar os nossos dias” olhando para Aquele que é eterno.  Porque a vida é breve, é preciso vive-la com sabedoria, confiando que Deus é o nosso refúgio e que por Sua bondade e misericórdia, nos sustenta a cada manhã.

Dinâmica: “CONTAR OS DIAS” (para ser realizada no culto presencial)

Na dinâmica simples da matemática, temos as 4 operações (adição, subtração, divisão e multiplicação). Convide as pessoas presentes a escolherem uma dessas operações associando com algo pertinente à vida completando a seguinte frase: “Para viver a vida com sabedoria é preciso aprender a....”)

Exemplos:

Para viver a vida com sabedoria é preciso aprender a adicionar confiança em Deus.

Para viver a vida com sabedoria é preciso aprender a subtrair ressentimentos.

Para viver a vida com sabedoria é preciso aprender a dividir o que temos recebido do Senhor.

Para viver a vida com sabedoria é preciso aprender a multiplicar o respeito e a tolerância.

Cântico final:

A cada manhã (https://www.letras.mus.br/asaph-borba/280423/)

-Oração final

-Benção

Liturgia elaborada por Rosiléia Flausino Dias Araujo
Departamento Nacional de Escola Dominical


Leia tambémAonde estão as sementes? - Um texto inspirado na Parábola do Semeador para esse Dia de Ação de Graças. Clique aqui.

Confira a lição "Oba, é dia de festa", para aplicar com as crianças no Dia de Ação de Graças. 


Posts relacionados

Geral, por Comunicação

Campanha Nacional de Oferta para Ação Social 2024

  Faça parte da Festa da Família Metodista. A Campanha Nacional de Oferta para Ação Social deste ano espera por você. Quanto mais você doa, mais você abençoa.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Igreja em Vila Mariana sediará Roda de Conversa sobre o papel do masculino e a violência contra a mulher

A Igreja Metodista em Vila Mariana irá receber no dia 9 de maio o psicólogo Leandro Feitosa. O evento faz parte da Roda de Conversa da Koinonia que irá abordar "O papel do masculino e a violência contra a mulher". Agende essa data!

Geral, por José Geraldo Magalhães

[Nota de Falecimento] Sr. Marcos Gonçalves dos Santos, ex-assessor contábil da Área Geral da Igreja Metodista

O nosso amigo e irmão, MARCOS GONÇALVES DOS SANTOS, nos deixou nesse último final de semana. Faleceu no sábado, 21, vítima de um infarto do miocárdio em sua própria residência, na cidade de Belo Horizonte/MG. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães