Publicado por Sara de Paula em Geral, Liturgia - 22/03/2019

Sugestão de celebração para o Dia Mundial da Água


CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A LITURGIA EM .PDF
BAIXE A APRESENTAÇÃO

 

Prelúdio

[compor o altar com potes e jarras transparentes, e de diferentes tamanhos. Durante o prelúdio, pessoas de várias idades levarão água para enchê-los].

Acolhida

- Saudar as pessoas

- Dirigente: Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água. Mais do que um dia para celebrar esse dom de Deus, é um dia para rememorar o que o ser humano tem feito com esse recurso tão preciso e raro que possuímos. Trazer a água como tema de um culto, em tempo de quaresma, é convidar a comunidade a pensar seu compromisso com a natureza, criação divina e, em especial com água, para que todas as pessoas tenham acesso a esse direito humano. Assim, neste culto, celebraremos a Deus-Criador e firmaremos o nosso compromisso de responsabilidade com a preservação da criação e, especialmente, da água.

Adoração

- Leitura Bíblica: Gênesis 1.1-2.1-3

¯ Cântico do Hino nº 120 (HE). Disponível em: http://www.hinarioevangelico.com/2009/06/120-um-hino-ao-senhor.html

- Leitura da Pastoral “Discípulas e discípulos nos caminhos da missão, cuidam do meio ambiente”:

“A criação é fundamento tão importante que nosso quadrilátero wesleyano a coloca como uma das bases de interpretação da Bíblia. Com referências nos diversos textos em que a natureza é proclamadora dos feitos de Deus, a Bíblia nos leva ao deslumbramento. Deslumbrar-se com a criação é abrir o espaço para o sobrenatural de Deus, pelo reconhecimento de sua capacidade criativa. A natureza é geradora de assombro, encontro e maravilhamento por Deus. Ele é uma fonte de fé, pois a fé possui uma dimensão de admirar este Deus, cujo poder gera céus, terra e biodiversidade tão imponentes.” (IGREJA METODISTA. Discípulas e discípulos nos caminhos da missão, cuidam do meio ambiente. São Paulo: Angular Editora, 2019, p.10).

[enquanto a leitura acontece, passar imagens sobre a natureza, busque paisagens naturais as mais diversas possíveis. O arquivo em ppt está disponível no site. As imagens foram extraídas do site pixbay.com]

- Convide a comunidade a expressar seu “deslumbramento” por meio de frases de adoração ao nosso Deus, Criador e Sustentador da vida.

- Cântico: Deus criou a natureza (Tradução: Simei Monteiro)

Confissão

- Chamado à confissão: Salmo 115.16; Isaías 41.17:

“Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a Ele aos filhos dos homens.”

[após ler o texto bíblico, fazer a seguinte pergunta: e o que fazemos com o planeta terra? E o que faremos com ele?]

- Leitura da pastoral “Discípulas e discípulos nos caminhos da missão, cuidam do meio ambiente”:

A poetisa portuguesa Sophia Andresen escreveu: “A civilização em que estamos é tão errada, que nela o pensamento se desligou da mão”. Ela dá o exemplo de um rei antigo que construía seus próprios barcos e sabia arar a terra. Sua premissa é a de que uma pessoa que exerce a liderança, mas sabe realizar a tarefa pedida, é alguém mais humano, mais conectado. O pensamento desligado da mão pode abrir espaços para o desumano e para o tirânico. É preciso integrar o ser humano em si mesmo para que a natureza seja integrada à nossa visão de humanidade” (IGREJA METODISTA. Discípulas e discípulos nos caminhos da missão, cuidam do meio ambiente. São Paulo: Angular Editora, 2019, p.11).

[enquanto a leitura acontece, passar imagens sobre a natureza, busque paisagens naturais as mais diversas possíveis. O arquivo em ppt está disponível no site. As imagens foram extraídas do site pixbay.com e freepik.com.br]

O que o pensamento desligado da mão tem feito com a água do planeta?

[Nesse momento, convide algumas pessoas para lerem as estatísticas sobre a água no planeta. Ver dados no anexo, disponível, também no slide desta liturgia]

- Palavra de Esperança: Isaías 55.1-3

- Passar o vídeo produzido pela Sede Nacional da Igreja Metodista. Disponível em: http://bit.ly/liturgia_dia_da_agua

Louvor

[A missionária metodista Simei Monteiro, a pedido do Departamento Nacional de Escola Dominical, organizou uma série de cânticos com temas ligados à água e à natureza. Os cânticos dessa liturgia já fazem parte dessa seleção. Para conhecer acesse: http://metodista.org.br/musicas-sobre-meio-ambiente]


- A Terra Semeamos

Letra: Matthias Claudius (1740-1815); tradutor: Henry Maxwell Wright, através do inglês, 1898. Adapt. Simei Monteiro, 2019;
Música: Simei Monteiro, 2019, Arr. Marcio Roberto Lisboa, 2019).
 

- Torrente.

Letra (baseado em Isaías 58.11) & música: Simei Monteiro.
 


- Água Pura.

Letra & música: Neusa Cezar
 


- A água.

Letra: Simei Monteiro; Música: Albete Correia; Acompanhamento: Marcio Roberto Lisboa, 2013)
 
PARTITURAS E .MID PARTITURAS E .MID PARTITURAS E .MID PARTITURAS E .MID


- Oração de gratidão [convide alguma criança para fazer esse momento]

- Ofertório: enquanto recolhe a oferta, cantar a 1ª estrofe da música A ÁGUA (Letra: Simei Monteiro; Música: Albete Correia; Acompanhamento: Marcio Roberto Lisboa, 2013)

Edificação

[A ONG Diaconia possui um material com estudos bíblicos sobre a água que podem servir de inspiração para quem fará a pregação. Acesse: https://issuu.com/diaconiabrasil/docs/aguas_sagradas_adultos_curvas ]

 

Dedicação e Envio

Dirigente: Mesmo sabendo que boa parte da água é consumida pelas grandes indústrias para a produção desenfreada e irresponsável de bens de consumo, mesmo sabendo que boa parte da água é desperdiçada por falta de políticas públicas que garantam uma boa infraestrutura de distribuição de água e saneamento básico para a população. Convidamos cada um, cada uma, a um compromisso pessoal para eliminar o desperdício de água e reduzir o consumo.

 [Convide pessoas para ler algumas ações que podem colaborar para redução do consumo e eliminação do desperdício da água. Após a leitura convide cada pessoa a fazer seu compromisso pessoal com Deus em relação a esse tema. Ver anexo algumas sugestões, também disponíveis no slide dessa liturgia].

Oração Final

Bênção

Que a bênção do Deus Criador da água, inunde o nosso viver.

Que o amor de Jesus Cristo, água da vida, sacie o seu ser.

Que a força do Espirito Santo, que pairava sobre as águas, nos use para saciar a sede de quem precisa, hoje e sempre. Amém.

[Andreia Fernandes]

 

Liturgia elaborada pelo Departamento Nacional de Escola Dominical

 

1. Algumas estatísticas sobre a água no planeta

  1. Cerca de 748 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a uma fonte segura de água potável. No Brasil, 83,5% dos brasileiros são atendidos com abastecimento de água tratada e são quase 35 milhões de brasileiros sem o acesso a este serviço básico.
     
  2. Quase 2/5 da população mundial não tem acesso ao saneamento básico adequado.
     
  3. Até 2025, dois terços da população mundial pode ser afetada pelas condições críticas de água. Nessas regiões, mulheres e crianças são as mais afetadas. No Brasil, em 2016, 1 em cada 7 mulheres brasileiras não tinha acesso à água e 14,3% das crianças e dos adolescentes não têm acesso à água.
     
  4. 6 km. Essa é a distância que mulheres e meninas percorrem em média nas localidades rurais para buscar água nas regiões mais sedentas do mundo. E voltam carregando mais de 20 litros.
     
  5. A cada 20 segundos, uma criança morre de doenças diarreicas, em grande parte evitáveis por meio de saneamento adequado, melhor higiene e acesso a água segura. Por ano, 1,5 milhão de crianças morrem do mesmo problema. No Brasil, 7,5% das crianças e dos adolescentes têm água em casa, mas não é filtrada ou procedente de fonte segura; 6,8% das crianças e dos adolescentes não contam com sistema de água dentro de suas casas.
     
  6. A demanda por água para a fabricação de bens de consumo deverá crescer 400 por cento até 2050 (em relação os índices de 2000).
     
  7. De acordo com a ONU, cada pessoa necessita de 110 litros de água por dia para atender suas necessidades de consumo e higiene. Em média, um americano consome 540 litros de água por dia. Na maioria dos países da Europa, o uso médio varia de 200 a 300 litros por pessoa, contra uma média de 15 litros em países como Moçambique.
     
  8. No Brasil: o consumo médio de água no país é de 154,1 litros por habitante ao dia. Em 2016, os consumos apresentam variações regionais de 112,5 l/hab.dia no Nordeste a 179,7 l/hab.dia no Sudeste.
     
  9. No Brasil: Norte, 57,49% da população é abastecida com água tratada; Nordeste: 73,25% da população; Sudeste abastece 91,25% da população com água tratada; Sul,
     
  10. O índice de atendimento total de água é de 89,68%; Centro-Oeste, abastece 90,13% da população com água tratada.

Fonte das pesquisas:

- Relatório Mundial de Recursos Hídricos 2015 [http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/natural-sciences/environment/wwdr/];

- Reportagem publicada em 2016 em [https://exame.abril.com.br/mundo/20-numeros-alarmantes-sobre-a-agua-no-mundo/]

- Instituto Trata Brasil [http://www.tratabrasil.org.br/saneamento/principais-estatisticas/no-brasil/agua].

 

2. Sugestões para redução do consumo e eliminação do desperdício da água:

  1. Tome banhos mais curtos;
  2. Feche o chuveiro enquanto se ensaboa;
  3. Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes;
  4. Se preocupe em identificar e consertar os vazamentos na sua casa, trabalho, escola e igreja;
  5. Use a descarga com consciência;
  6. Limpe o excesso de comida antes de lavar a louça;
  7. Utilize a máquina de lavar roupas desde que tenha um montante considerável de roupa para lavar.
  8. Não lave calçadas;
  9. Evite utilizar mangueiras para lavar algo, prefira baldes.
  10. Cuide da caixa d’água.
  11. Reaproveite água, aposte nos sistemas de reutilização.
  12. Colete água da chuva.

 

3. Pastoral Discípulas e discípulos nos caminhos da missão cuidam do meio ambiente. Acesse: http://www.metodista.org.br/arquivos/v/cartas-pastorais


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães