Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

liturgia

Ministério de Ações Afirmativas Afro-descendentes - AA-Afro

Igreja Metodista - Terceira Região Eclesiástica

novembro 2006

 

 

Intruções para ambientação do espaço cúltico

Ambientação: tecidos de cores fortes, instrumentos, painéis com motivo afro;

Altar: sobre a mesa usar toalhas em cores: verde, preta, amarela  e vermelha. Vaso com planta ou uma árvore pequena, vela ou castiçal, Bíblia, vaso de vidro com água e frutos da terra variados e coloridos.

Simbologia das cores:

Verde: período litúrgico, reflexo de nossas florestas (natureza);

Preta: evoca o mistério, o sagrado, a ação de louvor a Deus pela existência da etnia e pertencer a ela, ou seja,  nascido "negro/a";

Vermelha: evoca vida, aliança, salvação pelo sangue de Cristo. Traz à memória o sangue derramado de nossos irmãos e irmãs ancestrais.

Para o momento da confissão: Preparar um painel no templo e colar textos, imagens, recortes de jornal ou revistas sobre a condição social dos/as negros/as e afro-brasileiros/as no Brasil.

Recepção na entrada do templo: organizar duas equipes: uma para o rito de purificação das mãos ? essa recepcionará oferecendo a cada pessoa água para lavar as mãos: ter à mão jarro com água, bacia para depositar a água usada, toalhas de papel. Após lavar as mãos, uma outra equipe recebe a pessoa com um abraço fraterno, acolhedor e acompanha-a ao espaço templo ou onde acontecerá a celebração.

 

 

Acordar (A-COR-DAR) com Alegria para a Vida

 

Chegada: Ritual de purificação das mãos [à entrada do templo]

Água - milagre renovador e purificador da vida

 

 

"A Alegria do Senhor é a Nossa Força"

 

 

Prelúdio: som suave de tambor/atabaque

Palavra de Acolhida

D: Como é bom, agradável e motivador que os irmãos e irmãs de fé e de sangue vivam em união. Sejam bem-vindos homens, sejam bem- vindas mulheres, jovens e crianças, adultos e idosos, de todas as classes, de todas as etnias, de todas as cores e todos os lugares. A casa é de Deus e foi Ele quem nos fez. Ele nos convida a celebrar a alegria e a esperança pela vida. Neste encontro trazemos na memória que é tempo de Consciência Negra, a lembrança de um povo alegre, bonito e cheio de vida que, apesar do sofrimento, do escárnio da escravidão, do exílio da África, da dor da morte violenta, revive em sua descendência o orgulho de sua história, cultura; resistência e esperança de justiça; de fé no Deus que é Pai de toda família humana e derrama sua Graça sobre todos/as. Com as mãos limpas e com o abraço acolhedor, marcas da hospitalidade africana e afro-brasileira, recebemos a cada um e cada uma com todo carinho, porque você é presente de Deus para nossa comunidade.

 

Cântico comunitário: Água [Simei Monteiro - Cancioneiro Cantos de Fé]

 

Aqui chegando, Senhor, que poderemos te dar,

Um simples coração e uma vontade de cantar;

Recebe o nosso louvor e tua paz vem nos dar.

 

A tua graça, Senhor, melhor que a vida será.

E o teu amor em nós será manancial

De água boa a jorrar, pra nossa sede estancar.

 

Litania de Adoração

D. Deus, nosso Pai, aqui viemos para te adorar.

C: É verdadeiramente digno, justo e de nosso estrito dever, que em todos os tempos e lugares Te rendamos graças, ó Senhor, Santo Pai, Onipotente e Eterno Deus. Portanto louvamos e engrandecemos o teu glorioso nome, Exaltando-Te sempre e dizendo:

T. Santo, Santo, Santo, Senhor Deus onipotente, Os céus e a terra estão cheios da tua glória. Glória te seja dada, Ó Senhor altíssimo. Amém.

 

Cântico comunitário: Wa, wa, wa, Emimimo [língua Yoruba-Nigéria - Cancioneiro CEBEP XVII SAT/1997]

        [Vem Espírito de Deus, Vem derrama o Teu poder]

Wa Wa Wa Emimimo - Emioloye

Wa Wa Wa Alagbara  - Alagbara meta.

Wao, Wao Wao. Emimimo

 

 

"Celebrar é nos libertar e contribuir para libertar o mundo"

 

 

Convite à confissão:

Quem ou o que nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, angústia, perseguição? Será fome, nudez, perigo ou espada?" Será classe social, cor da pele ou etnia? O que pode te distanciar do amor de Deus?

 

Ato de confissão:

a.     apresentação da condição social dos/as negros/as e afro-brasileiros/as no Brasil ? painel com textos, imagens, recortes de jornal ou revista;

b.     Apresentação dados estatísticos sobre crianças, violência com jovens, mulheres, doenças a que a população negra está mais vulnerável, etc.

c.     Deixar que as pessoas denunciem fatos e situações discriminatórias.

 

Silêncio: confessemos nossos pecados e os pecados da humanidade que têm agredido a vida, roubado a paz, crescido na injustiça e gerado dor, sofrimento, tristeza e morte.

 

Cântico/leitura de poema: Tem piedade [Cancioneiro Cantos de Fé]

Tem piedade de mim, Senhor,

             Tu que és amor fiel

Pela tua bondade imensa, apaga minha culpa.

Lava toda minha iniqüidade.

Só tu senhor podes purificar-me do meu pecado.

Tem piedade de mim, Senhor.

 

Palavra de Vida: "Eu vi muito bem a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi o seu clamor contra seus opressores, e conheço os seus sofrimentos. Por isso, desci para libertá-lo do poder dos egípcios e para fazê-lo subir dessa terra para uma terra fértil e espaçosa, terra onde corre leite e mel..." {Ex 3.7,8}

 

Cânticos:

Bate, batuque [CD Todas as Crianças]

Tempo de Esperança [CD Todas as Crianças]

 

 

"Fala que Edifica e Acorda para a Vida"

 

 

Reflexão: Se as pessoas podem aprender sobre a guerra e a morte elas

podem também aprender sobre a paz e o amor (N. Mandela). "A fala pode criar a paz, assim como pode destruí-la. É como fogo. Uma única palavra imprudente pode desencadear uma guerra, do mesmo modo que um graveto em chamas pode provocar um grande incêndio." [adágio malinês - Hampaté Bâ, História Geral da África]. "Fala é dom de Deus. Pode-se ver, ouvir, cheirar e saborear a fala."

 

Partilha - Trazemos à memória:

(A comunidade é convidada a lembrar nomes de pessoas e personalidades negros/as que fizeram parte da história da Igreja Metodista, de famílias da comunidade ou da História brasileira)

 

 

"Por existir horizontes, seguimos o caminho." E "Por existir Esperança, Sonhamos com a Igualdade"

 

 

Leitura Bíblica: "Em todas estas coisas somos mais que vencedores, por 

meio daquele que nos amou." (Rm 8.37)

 

Intercessão:

D: Senhor Deus ajuda-nos a viver a dimensão da tua graça que nos torna plenos:

C: Que como povo de Deus, sejamos sensíveis às situações de pobreza, miséria, discriminação e racismo.

D: Ajuda-nos a trilharmos pelas sendas da igualdade, da tolerância, do respeito e cuidado pelo nosso irmão e pela nossa irmã sem perdermos dignidade;

C: Que no que depender de nós, tenhamos sempre ações que promovam vida, saúde, justiça com o povo negro;

D: Oramos, Senhor, pedindo-te que acabes com as formas destrutivas que os homens e mulheres insitem em praticar.

C: Que acolhamos os nossos irmãos e as nossas irmãs africanos[lcr1]  refugiados pelas guerras. As famílias e as vítimas de enfermidades características de nossa etnia, como anemia falciforme, e pelas casas de atendimento a esses casos.

D: Intercedemos pela juventude negra vítimas dos crimes e da violência. Pelas crianças que desde cedo são excluídas das escolas, que perambulam pelas ruas em busca de seu ganha-pão.

C: Que como Igreja sejamos agentes de libertação, transformação, e eqüidade. Que a aliança multicor do teu amor, ajude-nos a a-cor-dar para uma vida rica em plenitude para todos e todas.

 

Envio

D: Irmão e irmãs, num gesto de confiança e compromisso olhe para os(as) que estiverem ao seu lado... que o seu sorriso seja contagiante... e seus braços e mãos extensões do seu coração. Agora que vamos partir desse lugar lembremo-nos: nossa luta é grande, mas maior ainda é aquEle que vai conosco. Nas lutas sejamos obstinados e ternos, sem perder a esperança. Conte comigo porque eu conto com você em nosso sonho de tornar esse mundo mais justo, mais igual, mais feliz e melhor.

 

Bênção cantada/declamada - Neusa Cezar (formar uma roda)

 

A bênção de Deus nosso Pai [mãos erguidas para o céu]

A bênção de Deus, o filho Jesus [mãos tocando o chão]

A bênção de Deus, Espírito Santo, [mão no ombro das pessoas ao lado]

Seja com todos nós.

 

D:-  Dirigente                                                  C: -  Comunidade                           T: todos e todas

Liturgia elaborada por: BasileleMalomalo, Diná da Silva,  Edson César da Silva,  Juliana de Souza, Luiz Carlos Ramos e Neusa Cezar

 

 

 

 

 

(Algumas informações estatísticas que podem ser usadas na confissão ou intercessão)

 

DIGA NÃO A DISCRIMINAÇÃO E ÀS INTOLERÂNCIAS

 

A Igreja Metodista é chamada a ouvir o clamor do povo negro brasileiro:

 

1. As mulheres negras morrem durante a gravidez  principalmente por causa da hipertensão arterial  o que  pode denotar má qualidade de atenção prestada durante o pré-natal e ao parto ou ainda menor acesso aos serviços. (Fonte: Brasil. Ministério da Saúde, 2005. (http://200.214.130.54/svs/)

 

2.Três vezes mais mulheres negras morrem na idade reprodutiva por complicações na gravidez, parto e puerpério (pós-parto) em  comparação com as mulheres brancas ( Fonte: Manual de assistência à saúde da mulher negra)

 

3 - Risco de morte por doenças infecciosas e parasitarias: 60% maior em crianças  pretas e pardas com menos de 5 anos que outras crianças(Fonte: Brasil. Ministério da Saúde, 2005. (http://200.214.130.54/svs/)

 

4 - No Brasil 40% das mães dos nascidos vivos referiram ter feito 7 ou mais consultas de pré-natal.  Os menores percentuais foram observados para mães pretas, pardas e indígenas. Nas regiões norte e nordeste o numero de consultas cai, independentemente da escolaridade da mãe.

(Fonte: Brasil. Ministério da Saúde, 2005. (http://200.214.130.54/svs/)

 

5 - As mulheres negras - pretas e pardas - recebem 50% a menos que brancas, diz IBGE; renda média foi de R$ 330 para R$ 300 no Sudeste pesquisa mostra que mulheres negras e pardas ganham ainda menos do que as brancas. Em 2000, elas recebiam em média 51% do rendimento médio das brancas. A diferença salarial é maior na área urbana do Estado do Rio, onde as pretas e pardas chegam a ganhar só 48,6% da renda das brancas.( Fonte:Folha de São Paulo DINHEIRO, de 23 /05/ 2006)

 

6 - Segundo pesquisa do SEADE aponta que 39,0% dos desempregados eram negros/as

 

7 a população negra do Estado de São Paulo é de 27,2%

 

8 - Fonte:  Agência Estado:26 Set /09/2006

 A segunda edição da pesquisa Retrato das Desigualdades, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), aponta que :

 

Os/as negros compõem 71%  do grupo do grupo dos mais pobres da população brasileira enquanto que entre os 10% mais ricos os negros representam  apenas 18% contra 82% de brancos.

 

O grupo que mais sofre discriminação - racismo e sexismo - é o de mulheres negras:  demoram mais para conseguir trabalho, têm menos escolaridade e menos acesso a cuidados para a saúde, trabalham mais tempo e têm a pior remuneração.

O estudo mostra que em 1993 os brancos estudavam 2,1 anos a mais que os negros, e que em 2004 a diferença caiu para 1,9 ano ..

 

O acesso à saúde também é diferenciado, aponta a pesquisa.

44,5% das mulheres negras nunca haviam realizado exame clínico de mamas em 2004, o total de brancas sem o exame era de 27%

 

20% da população negra nunca fizeram consultas odontológicas, contra 12% da população branca.

 

Em relação à exclusão digital, 92,4% da população negra não tinham acesso a um computador em 2004, contra 76,9% da população branca.

 

O percentual de negros que não tinha acesso à internet era de 94,7% e o de brancos, de 82,2%.

 

9 - Cotistas da UFABC se superam: A instituição destinou 50% das suas 1.500 vagas a alunos provenientes da escola pública, com uma subcota para negros e indígenas. Se o sistema não tivesse sido adotado 158 dos 750 estudantes não teriam tido acesso à Universidade. Segundo os dados divulgados pela Universidade a nota máxima dos aprovados não cotistas foi 88,8 contra 84,6 dos cotistas. A nota mínima dos não cotistas foi 58,3 contra 53,7 dos cotistas, diferenças consideradas praticamente insignificantes. ( Fonte: Afropress - 12/9/2006)

 

&nbs


Posts relacionados

Mulheres, Geral, por José Geraldo Magalhães

Pastoral Regional da Mulher da Igreja Metodista declare-se inconformada com decisão de Juiz

Igreja Metodista – 2ª Região Eclesiástica - RS Pastoral Regional da Mulher Nota de Repúdio

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães