Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

lançamento CD Wesley 20 novembro

 

 

Apresentação

No ano do tricentenário do nascimento de Charles Wesley, a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista dedicou a sua tradicional Semana Wesleyana ao estudo da contribuição para a hinódia cristã desse que foi o o mais proeminente poeta da tradição metodista.

Para a ocasião, foi preparada uma série de materiais alusivos a vida e à obra de Charles Wesley, dentre eles, uma edição comemorativa do Anuário Litúrgico, contendo, entre outros significativos dados históricos, uma coletânea de hinos atribuídos àquele que é considerado o primeiro metodista.

Essa mesma coletânea, que fora selecionada pela Profa. Lúcia Helena Coelho de Oliveira Lopes, foi editada, com a supervisão do Prof. Helmut Renders, num cancioneiro didático, distribuído durante a Semana Wesleyana 2007. Acompanhou o cancioneiro um CD que, sob a direção da Profa. Liséte Espíndola, continha a gravação a quatro vozes e o play back desses hinos.

Com a assessoria da Profa. Simei Monteiro, a conferencista convidada pra ministrar na Semana Wesleyana 2007, essa coletânea foi revista e ampliada, dando origem ao presente hinário.

A princípio, a idéia era publicar os hinos de Charles Wesley disponíveis em língua portuguesa. Com o aprofundamento da pesquisa da Profa. Simei, chegou-se ao surpreendente número de cerca de 40 hinos. Destaque especial merece a produção hinódica da própria Profa. Simei, que traduziu e "transcriou" vários hinos, cuja letra tem como inspiração primeira a poesia de Charles Wesley. Como é próprio da Profa. Simei, a brasilidade de suas composições são notórias e primorosas.

Paralelamente, um grupo da Faculdade de Teologia, coordenado pelo Prof. Luiz Carlos Ramos e pela Profa. Liséte, começou a traduzir hinos de Charles Wesley. Num primeiro momento, empregou-se as mesmas músicas tradicionalmente consagradas, mas depois, motivados pelo clima celebrativo da Semana Wesleyana, pela fascintante pesquisa da Profa. Simei e pelo gênio artístico do grande poeta metodista, arriscamos também nós um exercício de "transcriação".

Destacamos, aqui, o congenial talento musical da Profa. Liséte que, juntamente com o Maestro Jonas Paulo, dirigiu o processo de gravação dos CDs. Tal trabalho se reveste de especial brilho pelo fato de ter contado com a participação alegre de discentes, docentes e funcionários da FaTeo/Umesp.

O resultado foi que, o que pretendia ser uma coletânea modesta de hinos acabou virando um projeto de hinário bem mais amplo e abrangente.

Assim, a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, orgulhosamente, apresenta os dois primeiros volumes do Hinário Wesleyano, cujo nome toma emprestado daquele que é, provavelmente, o poema mais conhecido de Charles Wesley: Mil Vozes para Celebrar.

Acompanham estes volumes do Hinário Wesleyano, dois Compact Discs (CDs) com a gravação dos hinos (instrumental e vozes), e também somente com as trilhas instrumentais, que podem ser utilizados nas igrejas para auxiliar o cântico congregacional e no processo de aprendizado dos hinos, principalmente por parte de coristas e instrumentistas.

É nossa intenção, queira Deus, dar continuidade ao projeto e  lançar um terceiro, um quarto volumes, e quantos mais a criatividade poético-musical wesleyana puder produzir.

Hoje se cumpriu o desejo de Charles Wesley, não apenas com mil vozes, mas com milhares vezes mil, pois em todo o mundo, seus poemas inspiram o louvor e estão presente na voz do povo de Deus que, piedosa e misericordiosamente, louva o seu Senhor e Salvador.

Soli Deo Gloria

 

Coordenação Editorial & Direção Musical

FaTeo, 2007, Tricentenário de nascimento de
Charles Wesley

 




Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Como fazer imagens usando o Canva

A nossa série de Dicas de Ferramentas Digitais para Igreja apresenta hoje uma ferramenta para você trabalhar artes digitais ou impressas da sua comunidade de fé, com qualidade e de forma gratuita. O aplicativo Canva, uma ferramenta on-line gratuita de design, é o foco dos três vídeos disponíveis nesse conteúdo. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães