Publicado por Marcelo Ramiro em Expositor Cristão - 03/02/2015

Juname 2015 reúne cerca de mil adolescentes metodistas de todo o Brasil

Cantando e dançando a coreografia da música "Somos Um", cerca de mil adolescentes metodistas promoveram uma cena profética e espetacular. Foi um dos momentos mais marcantes da Juname 2015. Com camisetas da mesma cor, o grupo formou um mar vermelho e mostrou que é possível cumprir a missão com dinamismo e criatividade.
 
"Foi incrível! Jamais vou esquecer este momento em minha vida", declara Anderson Augusto de Souza, de 15 anos. Antes de apresentar a coreografia em uma praça de Sumaré/SP, os/as adolescentes fizeram uma passeata evangelística pela cidade. Um carro de som abria caminho, enquanto o grupo distribuía panfletos, abordava moradores/as e falava do amor de Deus.
 
"Maravilhoso, uma experiência indescritível. Como é bom falar de Jesus para as pessoas", se alegra Raquel Almeida de Carvalho, 15, de Santo Antônio da Platina/PR. "Nosso desejo é espalhar a salvação em Jesus", exclama Hamilton dos Santos, 17, de Campos do Jordão.
 
Muitas pessoas abordadas pelos/as adolescentes durante o evangelismo participaram da inauguração do templo da Igreja Metodista em Sumaré/SP no dia seguinte. "Os resultados foram significativos e estamos dispostos a trabalhar com os frutos do trabalho realizado pelos/as juvenis", se alegra o pastor metodista da cidade Guilherme Emílio.
 
Preparar e encorajar os/as adolescentes a "sair das 4 paredes" foi um dos principais objetivos desta edição da Juname. Por isso, o tema escolhido: Além do último ato: no foco da tua luz, a minha vida se revela. Cultos, palestras e oficinas do evento enfatizaram etapas de uma peça teatral. "Nossa vida é como uma apresentação e Deus é o diretor. O questionamento da Juname foi: qual a mensagem da sua vida para as pessoas que assistem?", explica o Pr. Tiago Costa, um dos organizadores.
 
A Juname (Juvenília Nacional Metodista) contou com 976 adolescentes de todo o Brasil. A maior delegação veio do Rio de Janeiro, com 252 integrantes. "Louvo a Deus por ter conhecido tantas pessoas, por ter aprendido tanto e por ter vivido esta Juname inesquecível", comenta a carioca Eloáh Ferreira, ex-presidente da Confederação.
 
Adolescentes da Região Missionária da Amazônia também estavam representados/as. A caravana contou com 33 pessoas. "É a realização de um sonho poder trazê-los e saber que estão sendo tremendamente abençoa­dos", declara Marcelo Ferreira, conselheiro dos/as adolescentes metodistas no norte do país.
 
"Não tenho palavras para descrever o quanto fomos abençoados nesses dias. É lindo ver juvenis de tantas cidades do Brasil reunidos em um só lugar para adorar a Deus", comemora o Conselheiro Nacional, pr. Djalma Lima. "Vi o Senhor fazendo milagres, juvenis sendo curados, se quebrantando e decidindo assumir um compromisso sério com Deus. Isso não tem preço".

Congresso
Durante a Juname acontece também o Congresso Nacional de Juvenis que elege os/as integrantes da mesa da Confederação (veja no quadro abaixo). O novo presidente Gustavo Leme, mora em Londrina/PR e está entusiasmado com os desafios que terá pela frente. "Agradeço a Deus por esta oportunidade. Creio que vai ser um período muito importante na minha vida e espero fazer o melhor para servir ao Senhor", pondera Gustavo.
 
Julia Henriques, de Brasília/DF, deixa a presidência satisfeita com as conquistas da Confederação no biênio e, especialmente, com os resultados da Juname. "Estou muito realizada por tudo o que tem acontecido. Pude crescer em Deus neste período e, o mais importante, pude fazer parte da obra do Senhor na vida dos juvenis", pontua Júlia.
 
Lançamentos
Na Juname foram lançadas três literaturas especiais para os/as juvenis. A primeira foi a nova revista Flâmula Juvenil com o tema Ligad@s em Deus. A publicação do Departamento Nacional de Escola Dominical permite que os/as juvenis acessem o conteúdo dos tablets e smartphones. "Vai ser bem melhor, pois a gente tem o conteúdo em qualquer lugar e não precisa mais ficar carregando as coisas", aprovou Eduardo Melo, 14, de Ji-Paraná/RO.
 
Também foi lançada a nova edição do Manual do Juvenil, com informações atualizadas e fundamentais para os/as adolescentes da Igreja Metodista. "É um material muito claro que influencia a leitura de outros documentos da Igreja e ajuda o juvenil a entender como funciona nossa Igreja e o/a capacita a participar de outras lideranças", explica Felipe Pereira, ex-secretário de atas da Confederação.
 
Os/as adolescentes da Igreja Metodista também ganharam o devocionário Multiforme, feito pela Confederação em parceria com o no Cenáculo. São 52 mensagens escritas pelos próprios juvenis. "Um lançamento inédito. Eles/as escrevem corajosamente as suas experiências de vida, bem como os desafios da caminhada diária, sob a multiforme graça de Deus", anuncia o bispo emérito e editor do material Adriel de Souza Maia.
 
O evento contou com a presença do bispo Adonias Pereira do Lago, bispo João Carlos e do bispo Assessor da Confederação Metodista de Juvenis, José Carlos Peres. "A Juname é um marco na vida desses/as adolescentes. Certamente eles/as foram renovados por Deus e vão contagiar muitas pessoas em suas igrejas locais", enfatiza o bispo Peres. 
 
Texto: Pr. Marcelo Ramiro / Expositor Cristão

Tags: juname, expositor cristão, igreja metodista


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de outubro: última sessão do 21CG

Terminou o 21º CG. Sim, a terceira fase do 21º Concílio Geral foi encerrada em clima de harmonia, paz e direção do Espírito Santo, em sua última sessão on-line, que aconteceu nos dias 8 e 9 de outubro. Foram esclarecidas e debatidas várias propostas, as quais haviam sido encaminhadas anteriormente às delegações regionais.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Jornal EC maio 2020: uma Igreja virtual

Nos últimos dois meses, as igrejas, de modo geral, reinventaram-se devido à pandemia da Covid-19, que já deixou 5,1 mil mortos e 73,5 mil casos confirmados somente no Brasil até o fechamento desta edição. As redes sociais ganharam seu espaço. Lideranças clérigas e não clérigas foram para a internet assistir ou fazer as lives. Baixe gratuitamente a edição para ler sobre esse e outros assuntos. 

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Expositor Cristão de fevereiro fala sobre a Quaresma

Abrimos esta edição com a Palavra Episcopal sobre a Quaresma – tempo litúrgico que se inicia no dia 26 de fevereiro e se estende até o dia 9 de abril. Quaresma é tempo de mudança, conversão e para consagrar-se mais a Deus. Na matéria de capa, abordamos o tema para valorizar também as ornamentações das igrejas nessa época litúrgica, que devem usar a cor roxa, cujo intuito é imbolizar a tristeza, dor e sofrimento vivenciado por Jesus no deserto. 

Expositor Cristão, Discipulado, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão: Discipulado que gera relacionamentos sólidos

Ao falarmos sobre discipulado cristão é recorrente que lembremos do estilo de vida de Jesus. Seu exemplo causou uma quebra de paradigma relacional de Sua época, pois Ele abraçou o/a excluído/a, ou seja, priorizou a pessoa humana independente de quem fosse sem discriminação ou acepção. O fato de Jesus abraçar o/a pecador/a, não aprovava o pecado, mas estabelecia um ambiente de amor e confiança propícia à transformação e restauração.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Conselho Editorial do Jornal Expositor Cristão se reúne em São Paulo

O Conselho Editorial do jornal Expositor Cristão se reuniu na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo/SP, nessa quinta-feira, 4/12. O grupo contou com a presença do Bispo Adonias Pereira do Lago, presidente do Colégio Episcopal.

no Cenáculo, Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

O lugar onde o mundo se reúne para orar

Filha de pastor e vocacionada aos dez anos de idade para a obra missionária, a editora mundial do The Upper Room, Sarah Wilke, visitou o Brasil para participar das homenagens dos 75 anos da publicação em língua portuguesa — o no Cenáculo. Alegre com as comemorações, ela conversou com o Expositor Cristão e falou sobre os planos do devocionário para o futuro. fonte: José Geraldo Magalhães /