Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013
Jovens de Angola unidos pela vida
Juventude Metodista de Angola recomenda repúdio à violência infantil e consumo de drogas em conferência que contou com a presença do governador da província
Huambo - A IX Conferência Geral da Juventude da Igreja Metodista Unida recomendou hoje, domingo (31/05), na cidade do Huambo, o repúdio à violência infantil, ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de outras drogas, com vista à redução significativa destes males que contrariam os valores do ser humano.
Sob o lema "Geração instruída jamais será confundida", a conferência visou conferir e avaliar o trabalho desenvolvido ao longo do biênio bem como analisar, discutir e deliberar os assuntos constantes do seu projecto.
Orientada pela directora-geral da juventude da Igreja Metodista Unida do Oeste de Angola, Edjane Marília de Gaspar, a conferênciajuntou cerca de 400 jovens provenientes de várias províncias dopaís.
Os participantes assumiram tornar a instrução abrangente em toda extensão conferencial nas mais diversas áreas, nomeadamente educação bíblica doutrinária, humana e científica cultural, de modos a que esta geração se revele apta e capaz de servir a igreja e a sociedade.
Tendo em conta a necessidade de muitos recursos por ocasião das sessões conferenciais, os participantes recomendam também a criação de um fundo livre conferencial.
Analisado o plano curricular da juventude que entra em execução de forma experimental durante dois anos, os participantes recomendaram que as temáticas constantes no plano sejam desenvolvidas para tornar uniforme a instrução em qualquer parte do país.
Verificando-se a carência dos jovens no ministério pastoral, a conferência recomenda maior aderência de jovens e apela à conferência anual a melhorar as condições sociais dos pastores e que as igrejas locais criem mecanismos que estimulem os jovens a fazer parte deste.
Face aos grandes desafios da época a conferência incentiva os jovens a assumirem uma vida vitoriosa e equilibrada no domínio social e espiritual, exercitando o amor ao próximo, o compromisso com Deus e a sua igreja, uma vida de oração e estudo da palavra de Deus, sem se esquecer de estabelecer prioridades em suas vidas.
A directora-geral da juventude, Edjane Marília de Gaspar, foi reconduzida ao cargo e foram eleitos, para o biénio 2009-2011, como director adjunto Ismael Farias da Costa, secretário Edgar Madeira e tesoureira Isabel Andrade, que tomaram hoje posse, num culto de acção de graças realizado no pavilhão desportivo "Osvaldo Serra-Vandunem", na presença do bispo da igreja, Gaspar Domingos, do governador da província, Albino Malungo, e vários outros convidados, entre religiosos, políticos e membros do governo local.
Os jovens agradeceram o apoio do Governo da Província do Huambo e anunciaram que a próxima conferência será realizada no Kwanza Norte.
FONTE: www.portalangop.co.ao -Colaboração do irmão Nguienguie Vasco, de Luanda, Angola.