Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Irmãs na terra de Wesley

Conhecem Igrejas Metodistas no Brasil e estreitam relações de parcerias

 

Igreja de Vila Rica no Jardim Tango em São Paulo. Da esquerda para a direita: Evangelista Sérgio Roberto de Souza; Pra. Joana D´Arc Meireles; Pra Suely Jerep Smarzaro; Alexandre Pupo Quintino; Elizabeth Gamble; David Gamble (presidente da Ig. da Inglaterra) Thomas Quenet (Secretário de Missões para América Latina e Caribe) e Luciana Escobar Campos.

 

Entre fevereiro e março deste ano, a Igreja Metodista no Brasil teve o privilégio de receber três irmãos da terra natal do metodismo: o reverendo Thomas Quenet, secretário para a América Latina e o Caribe da Igreja Metodista na Grã Bretanha; o Rev. David Gamble, recém-eleito presidente da Igreja Metodista na Grã Bretanha e sua esposa Elizabeth. O Rev. David Gamble foi eleito em julho de 2008 e assume a presidência da Igreja apenas em julho de 2009. Como é costume na Igreja da Inglaterra, ele está dedicando este ano a conhecer as igrejas, tanto as de seu país quanto igrejas do exterior, para aprofundar as relações de parceria e irmandade.

Em São Paulo, nossos irmãos ingleses visitaram várias igrejas locais, a Faculdade de Teologia e a Sede Nacional. O reverendo David Gamble, em sua primeira visita ao Brasil, surpreendeu-se com o contraste entre riqueza e pobreza na cidade de São Paulo, mas ficou encantado com a recepção calorosa que recebeu nos lugares que visitou. "Chamou-me a atenção a generosidade e a expressão de alegria em vários lugares surpreendentes, como nas favelas, por exemplo. Nas igrejas, fomos recebidos como se fôssemos mais que irmãos", disse ele. Quando perguntado sobre o que a Igreja Metodista na Inglaterra poderia ensinar aos seus irmãos e irmãs brasileiros, o reverendo Gamble disse que precisa "ouvir, antes de pretender ensinar":"Talvez precisemos aprender novamente a alegria, a vitalidade ea energia que vi no último domingo na Igreja Metodista em Jardim Bonfiglioli"(São Paulo), disse ele.

Thomas Quenet destacou um fato curioso: "depois de mais de três semanas aqui no Brasil, hoje pela primeira vez ouço a palavra crise".Num momento em que os EUA e os países europeus ressentem-se do impacto da crise econômica, o povo brasileiro parece já acostumado a lidar com situações de crise, constatou o pastor. Para Thomas esta já é a terceira visita. Ele veio fazer um curso intensivo de português, uma vez que já domina o espanhol, como secretário América Latina e o Caribe. Está empenhado em aprender nosso idioma para fortalecer os laços de união que já resultaram no envio de um missionário brasileiro para a Inglaterra: o pastor Oséias da Silva, sua esposa, a pastora Jane e o filho Júnior estão na cidade inglesa de Tewkesbury desde 2006.

Thomas fala sobre a convivência com um missionário brasileiro contando uma história. "O pastor Oséias chegou em julho em Tewkesbury. Em setembro, começou a chover. Choveu muitas semanas, as águas subiram e inundaram quase toda a cidade. A casa do pastor Oséias ficava numa das poucas ruas que ainda estava a salvo da água. O que ele fez? Por instinto e cuidado pastoral, ele pegou o carro, foi ao supermercado, comprou garrafas de água potável e começou a distribuir para pessoas da igreja e da comunidade. Ele não perguntou a ninguém o que fazer. Ele sabia que era parte da missão da Igreja. Essa foi a nossa experiência de ter um excelente pastor. Recebemos o melhor que podíamos. Damos graças a Deus por isso", testemunha.

 

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães