Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013
Informações sobre o 18º Concílio Geral da Igreja Metodista
Que a Graça e Paz de Deus sejam com todos e todas!
O 18º Concílio Geral da Igreja Metodista será realizado no período de 10 a 16 de julho de 2006, nas dependências do SESC, em Aracruz, Espírito Santo. As grandes finalidades do Concílio Geral são:
- Discutir a Missão da Igreja;
- Aprovar um plano nacional de Ação Missionária;
- Legislar para a Igreja;
- Eleger ocupantes de cargos administrativos; e
- Decidir sobre outras questões apresentadas pelo Colégio Episcopal e Cogeam.
Todos Concílios Regionais e a Assembléia do Campo Missionário da Amazônia, realizados nestes dias, têm como uma de suas responsabilidades a eleição de delegados e delegadas ao 18º Concílio Geral.
A organização do concílio requer um esforço participativo que reflita, em todos os momentos, os princípios missionários, conexionais e de unidade metodista.
A preparação do 18º Concílio Geral vem sendo desenvolvida desde julho de 2003, com a indicação de uma Comissão Assessora que trabalha apoiando o Colégio Episcopal e a Coordenação Geral de Ação Missionária em todos os procedimentos necessários à realização do Concílio.
Neste período preparatório, os seguintes expedientes estão sendo trabalhados:
- Avaliação Nacional, com os objetivos de:
- verificar a aplicação do Plano Nacional da Igreja Metodista - Objetivos e Metas, 2002 a 2005, envolvendo os segmentos da vida e missão da Igreja Metodista (Brasil) à ele vinculados (nos níveis nacional, regionais, distritais e locais) a fim de captar as mudanças produzidas, as ações que permaneceram e os resultados alcançados, bem como as dificuldades enfrentadas;
- identificar a explicitação das bases missionárias nos planos de ação e documentos orientadores das atividades, o alcance dos objetivos e o cumprimento das metas, bem como as contribuições dos diversos atores envolvidos, de acordo com suas responsabilidades e tarefas;
- subsidiar a elaboração do anteprojeto do Plano Nacional de Ação Missionária do próximo período eclesiástico, com análises fundamentadas sobre os resultados verificados, sugestões e recomendações.
Para o alcance destes objetivos, a Avaliação Nacional realizou coleta de dados por meio de entrevistas, aplicação de questionários, reuniões e leituras dos documentos da Igreja Metodista. A avaliação foi amplamente participativa e envolveu toda a liderança nacional, regional e Igrejas Locais, Campos Missionários e Pontos Missionários, bem como pastores, pastoras e Superintendentes Distritais. As Igrejas Locais foram indicadas por um processo de amostragem, nos Distritos, com critérios aprovados pelo Colégio Episcopal e Cogeam. Cuidou-se para que igrejas com diferentes perfis tivessem oportunidade de contribuir de modo importante no processo.
Os resultados dessa avaliação estão em fase final de leitura e análise para, conforme os objetivos previstos, orientar a missão da Igreja nos próximos anos.
• Relatórios do Colégio Episcopal e Cogeam
Os relatórios do Colégio Episcopal e da Cogeam ao 18º Concílio Geral serão elaborados com os dados apresentados pelos Órgãos, Ministérios e Instituições Nacionais e Regiões Eclesiásticas, Missionária e Campo Missionário Nacional.
• Plano Nacional de Ação Missionária
A proposta do Plano Nacional de Ação Missionária, a ser apresentada conjuntamente pelo Colégio Episcopal e Cogeam, apresenta os pontos básicos referenciais da teologia e doutrina metodista, bem como as linhas de ação e objetivos que respondam aos desafios missionários da Igreja. Essa proposta, elaborada pelo Colégio Episcopal e Cogeam, será encaminhada aos delegados e delegadas para estudo e, posteriormente, ao 18º Concílio Geral.
• Adequação Canônica
O Colégio Episcopal e a Cogeam, preocupados em que a legislação facilite mais e mais a ação da Igreja, solicitou à Comissão Assessora uma revisão da legislação canônica objetivando indicar as correções necessárias que serão levadas como proposta ao 18º Concílio Geral.
• Envio de sugestões
No propósito de ouvir a Igreja para preparar do 18º Concílio Geral, o Colégio Episcopal e a Cogeam estão abertos para receber sugestões.
Informamos que podem ser encaminhadas ao Colégio e Cogeam (que contarão com a Comissão Assessora) sugestões, idéias, apontamentos, lembranças sobre aspectos importantes, tendo-se em vista o aperfeiçoamento da missão da Igreja. Será muito importante e oportuno que, em seu passo inicial, este tipo de encaminhamento seja do conhecimento dos delegados e delegadas regionais, num dos momentos em que estiverem reunidos neste período pré-Concílio.
Antecipamos que tudo quanto chegar à Comissão Assessora do Concílio Geral terá uma resposta. Por exemplo: a sugestão é acolhida e vai para o Projeto dos Cânones, ou para o Projeto do Plano Nacional de Ação Missionária. Ou, ainda, posteriormente ao Concílio, irá ao Projeto do Programa Nacional de Atividades do período eclesiástico que se iniciará em 2007. Se a idéia ou sugestão, em verdade, já estiver contida na vida da Igreja, ao remetente será dada esta informação.
• Um chamado à Oração
A Igreja Conciliar é a Igreja que ora a todo tempo. Conclamamos todo povo metodista a orar pelo 18º Concílio Geral para que seja ricamente abençoado por Deus.
"Como os discípulos, precisamos nos colocar aos pés de Jesus para orar. A oração alimenta a nossa comunhão com Deus, sustenta a nossa experiência com a graça, com o amor, com a confissão, com a celebração da vida que é dom de Deus, nos leva a aceitar nossa vocação para ser sal da terra e luz do mundo, e reconhecer nossos dons e ministérios." (Mt 6.9-13; 7.7-8)
Rogamos que Deus ilumine nossa jornada rumo ao Concílio.
Agradecendo a atenção, aproveito o momento para enviar-lhes meu cordial abraço.
Bispo João Alves de Oliveira Filho
Bispo Presidente do Colégio Episcopal e Cogeam.