Após vários eventos regionais de pré-lançamento e mobilização, a Campanha da Fraternidade de 2010 que está sendo lançada nacionalmente nesta quarta-feira, 17/2, chama o povo à reflexão sobre a economia, o dinheiro, o consumo, o lucro e as consequências disso para o nível de bem-estar das pessoas. Organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), a iniciativa tem o objetivo de "ajudar a sociedade a construir uma economia que esteja a serviço da vida". O tema é "Economia e Vida" e o lema, "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24). A cerimônia de abertura acontece em Brasilia, com entrevista coletiva na Igreja Luterana e celebração na Igreja Católica. O convite chama a oportunidade de "mais este momento da caminhada pela Unidade dos Cristãos e na busca de um mundo mais justo e fraterno para todos". Além deste objetivo geral, os líderes cristãos da campanha buscam também: 1. Sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas que a constituem; 2. Buscar a superação do consumismo, que faz com que "ter" seja mais importante do que as pessoas; 3. Criar laços entre as pessoas de convivência mais próxima em vista do conhecimento mútuo e da superação tanto do individualismo como das dificuldades pessoais; 4. Mostrar a relação entre fé e vida, a partir da prática da justiça como dimensão constitutiva do anúncio do evangelho; 5. Reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão. Leia a seguir matéria da Revista Soma com mais detalhes sobre os fundamentos da campanha. |