Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

IM Bolívia elege bispo leigo

Cochabamba, segunda-feira, 15 de dezembro de 2008 (ALC) - A Igreja Evangélica Metodista da Bolívia (IEMB) reuniu-se em Assembléia Geral, dias 11 a 13 de dezembro, no Instituto Americano de Cochabamba, que elegeu novo bispo e decidiu pela aquisição de hotel no centro de La Paz por 3 milhões de dólares, fonte de recurso e sede da futura Universidade Metodista da Bolívia.

No sábado, 13, a Assembléia elegeu, com 303 votos dos 422 representantes presentes, o leigo Javier Rojas, 44 anos, como novo bispo. Rojas é o atual secretário de Administração e Finanças da IEMB e o terceiro leigo eleito bispo na história de 102 anos da Igreja Metodista na Bolívia.

Em relatório, o bispo Carlos Poma, disse que entrega uma igreja renovada e consagrada, com novos projetos que têm como objetivo fortalecer o testemunho metodista no país.

Javier Rojas é administrador de empresas e mestre em educação superior. É casado com Maria Luiza Garcia Vargas e tem quatro filhos: Javier Emilio, 21, Fabio Michael, 18, Dulce Caterin, 15, e Javier Rayan, de 8 anos. O estatuto prevê que no caso da eleição de um leigo para bispo é necessário que, primeiro, seja ordenado diácono, depois presbítero e, por fim, bispo. 

Os bispos presentes Carlos Poma, da Bolívia, Moisés Valderrama, do México, Alberto Cardona, da Colômbia, e Ricardo Pereira, de Cuba, presidiram a cerimônia de ordenação que se deu imediatamente após o anúncio da eleição de Rojas. O bispo Rojas exercerá o mandato por dois anos, sem possibilidade de reeleição. Sua principal função é ser pastor dos pastores e pastoras, administrador geral da igreja, protetor da unidade e doutrina da igreja, guia e exemplo.

Como secretário de Vida e Missão foi eleito o pastor Modesto Mamami; como secretário de Serviços e Gestão, o médico Dr. Rolando Yanapa, e como secretário de economia e finanças, o engenheiro Raúl Condori.

A IEMB conta tem 9,6 mil membros, distribuídos em 14 distritos e 200 igrejas locais, atendidos por 40 pastores e pastoras.

ALC/CLAI - Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães