Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

II Encontro de Mulheres Metodistas à Distância

No dia 28 de agosto de 2010 aconteceu o II EAD (encontro à distância) promovido pela Confederação de Mulheres numa parceria com o Centro Otília Chaves e a Universidade Metodista de São Paulo.
Com o Tema “MULHERES E DIREITOS HUMANOS” o Encontro atingiu seus objetivos, conforme palavras da irmã Eliane T. Bis Caetano.
O versículo chave “Antes, corra o juízo como águas e a justiça, como ribeiro perene.” Amós 5: 24.
O Revdo. Tércio Siqueira, conforme palavras da Revda Margarida Ribeiro, falou sobre os Direitos Humanos com um olhar a partir do Antigo Testamento, falando sobre o profeta e a viúva da seca história de destaque no AT; falou a respeito das leis bíblicas claras sobre a situação das viúvas e órfãos. Baseando-se em I Reis 17 falou sobre a viúva de Sarepta e as lições de coragem, fé e sabedoria demonstradas por ela.
O Prof. Dr. Paulo Roberto Garcia falou com o olhar a partir do Novo Testamento, dizendo que precisamos treinar os olhos para acharmos as mulheres na Bíblia e nos convidou para exercitarmos os nossos olhos para vermos quantas mulheres estão presentes no NT, e vamos encontrar testemunhas em todas as regiões do mundo conhecido na época do Novo Testamento. Terminou dizendo: As mulheres desempenharam papel importante no mundo primitivo e fechou com o seguinte versículo bíblico que está em Mateus 26:13 palavras de Jesus “Em verdade vos digo: Onde for pregado em todo o mundo este evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua.”
A Profa Dra Rosely Fischman apresentou dados históricos, datas e a promulgação, pela ONU, dos trinta artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, comentando e explicando cada um deles.
O II EAD alcançou as oito Regiões Eclesiásticas, sendo colocados 64 pólos assim distribuídos:

1ª Região = 16 / 2ª Região = 05 / 3ª Região = 10 / 4ª Região = 4
5ª Região = 10 / 6ª Região = 01 / Remne = 09 / Rema = 09

Porém mais sete locais que haviam se inscrito para a transmissão, receberam o DVD para posterior apresentação. Cremos ter alcançado cerca de 4000 pessoas.
Tivemos oportunidade de ouvirmos as seguintes pessoas:
Revda Margarida Ribeiro que fez a abertura do Encontro; Revda Suely Xavier que falou sobre os projetos em parceria com a Confederação; A Presidente da Confederação de Mulheres Sonia Nascimento que fez uma saudação falando do sonho de estarmos realizando o II EAD; o Prof. Márcio de Moraes- Reitor da Universidade Metodista; o Prof. Revdo Ruy Josgrilberg- Reitor da Faculdade de Teologia.

ALGUNS DEPOIMENTOS:

• “Agradeço a Deus a oportunidade de estar aqui reacendendo a antiga chama do fogo do Espírito, através da valorização da Mulher, dentro da palavra de Deus”.

“Eu fiquei maravilhada com a organização das irmãs. Fomos bem acolhidas e nos sentimos em nossa própria Igreja”.

“Eu gostei de saber das mulheres e procurá-las na Bíblia. Elas fizeram a diferença e nós podemos fazer também e marcar esta geração com Cristo em nós.”

• "Esse encontro maravilhoso me deu a oportunidade de crescer um pouco mais no amor e no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo e, me fez conhecer outras irmãs abençoadas. Estou feliz e espero poder participar de outros.”

“A acolhida foi excelente, as palestras muito bem colocadas, tudo que aconteceu foi muito edificante.”

“Durante estas maravilhosas palestras Deus ministrou no meu coração que o exército já foi convocado e que precisamos ampliar nossa visão e aprofundar no conhecimento bíblico para saber quem somos e usar para a expansão do reino a força que há em nós, vinda do Senhor. Por isso não devemos temer em ser profetizas e denunciar. O momento eleitoral é importante na vida da Igreja em todo esse processo. Precisamos eleger profetas e profetizas e avançar e assim alargar nossa tenda.”

• "Parabéns pelos temas do II EAD que fizeram as 33 mulheres reunidas em Duque de Caxias na Igreja de Santa Cruz da Serra, refletirem e exporem suas experiências da vida seja na visão de luta e confiança em Deus ou nos seus direitos como cidadãs muitas vezes desrespeitadas no mundo considerado moderno, mas que infelizmente muitos não têm visão real do que seja o Direito Humano. “Que Deus continue abençoando este projeto.”  Simone Pereira

• "Os diferentes aspectos abordados sobre o tema vieram ao encontro de nossa realidade local: discutimos pontos positivos que serão úteis em nossa instituição social (Associação Vila da Infância). Tivemos um único contratempo – a queda da conexão, sendo que no segundo período encerramos a programação usando o DVD. Graças a Deus as organizadoras pensaram em tudo, e conseguimos terminar bem à tarde. Sinto que muitas outras mulheres deveriam aproveitar estas oportunidades para reciclagem e juntas pensarmos soluções para tantas situações problemáticas. Que o Senhor nos ajude para que sejamos operosas em sua obra. Parabéns às organizadoras!" Miriam T. Leopoldo Conte

• "As participantes gostaram bastante da apresentação. Foi um tema bem feliz, atualíssimo e sob a ótica bíblica. Aprendemos muito. Parabéns às coordenadoras e apresentadoras e que continuem sendo usadas para espalhar conhecimento a todas as mulheres em nosso imenso Brasil." Neli Maia

“Eu gostei de tudo, mas as mulheres que nos proporcionaram a oportunidade de ter este Encontro aqui... foi do que mais gostei. Que Deus continue ajudando todas desta equipe!"

• "Peço a Deus que nas próximas Conferências Online, tenhamos muito mais participação de nossas mulheres, pois nos trás unidade, crescimento e conhecimento... Uma frase que marcou: “Que o Deus da Vida, nos uma e reúna em um só propósito...” Meu abraço no amor de Jesus." Ivana G. Ywane

• "Aconteceu em Florianópolis, na Igreja do Estreito, sendo o único pólo da sexta-região. Este encontro foi uma benção! Estivemos em aproximadamente 30 mulheres. A ministração foi maravilhosa, clara, direta e objetiva, transmissão perfeita. Assunto abordado excelente, pois é o que vivenciamos no dia a dia. Parabenizo a organização. Lembro que no primeiro EAD que participei em Curitiba, creio que devido à falha da conexão, não havia guardado boas lembranças, mas valeu à pena ter participado do segundo. Foi uma benção!!!"  Sônia Regina Alves

• "Tive o prazer de pela segunda vez, estar presente ao Encontro de Capacitação a Distância, desta vez em Florianópolis, Igreja do Estreito. Com alegria e entusiasmo, após café e devocional, recebemos o sinal do programa, em seguida a imagem das queridas pastoras margarida e Sueli, que poucas conheciam. As palestras agradaram pela linguagem clara, acrescentando conhecimentos a todos os presentes. Estamos sendo desafiadas a ter grandes sonhos. O Senhor tem planos sábios e perfeitos para nós e para a Igreja, mas isto requer capacitação. Somos gratas a Deus que nos proporciona diferentes formas de comunicação para trabalhar na proclamação do seu reino. Parabéns, Confederação de Mulheres Metodistas. Parabéns Centro Otília Chaves por esta inovadora comunicação com as mulheres, graças ao avanço da tecnologia que leva a mensagem aos mais remotos lugares deste imenso Brasil." Neuza Lea Canfield

Bom, depois de um dia abençoado e muito rico, ao final do Encontro as mulheres puderam discutir e pensar em: que ações podemos fazer em nossa casa, Igreja, sociedade em relação aos Direitos Humanos?
E com um gostoso lanche foi encerrado o II EAD, na certeza de que no próximo, mais mulheres ainda serão alcançadas por este Brasil afora. Este é o nosso objetivo.

Leila de Jesus Barbosa
Vice-presidente da Confederação

• clique aqui para ver o álbum de fotos - Parte 01 

• clique aqui para ver o álbum de fotos - Parte 02 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Semana de oração pelas mulheres metodistas

"Sabemos que cada igreja do nosso Brasil tem propostas incríveis e inovadoras para celebrar o Dia Internacional da Mulher, mas as encorajamos a principalmente utilizar este material, honrando e fortalecendo nossa conexidade metodista, linda e preciosa." 

Mulheres, Geral, por José Geraldo Magalhães

Pastoral Regional da Mulher da Igreja Metodista declare-se inconformada com decisão de Juiz

Igreja Metodista – 2ª Região Eclesiástica - RS Pastoral Regional da Mulher Nota de Repúdio

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães