Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 09/01/2012
Igreja Metodista no Rio de Janeiro pede oração em tempo de fortes chuvas
Doe qualquer quantia para a conta da Sede Regional da Primeira Região abaixo, sua ajuda é essencial!
Banco Bradesco - Agência 1414-1 / Conta Corrente 30121-3 -
Associação da Igreja Metodista
Os telefones da Sede Regional são: (21) 2557-7999 / 2557-3542 / 2556-9441 / 2205-3638 / 3509-1074
Segundo o Pastor Ricardo Froes (Pastor da Igreja Metodista Central em Pádua e SD do Distrito) as chuvas que atingiram a cidade não foram da mesma intensidade das que se deram no ano de 2008. Desta forma, a extensão dos danos foi em diminuta dimensão (se comparados com a data anterior).
Avisados da intensidade da chuva que viria, o Pastor e um grupo de irmãos retiraram instrumentos e outros bens da igreja e não houve perdas significativas como na data anterior.
A solidariedade na cidade entre vizinhos, dando abrigo aos que tiveram a casa atingida pelas águas, foi um dado positivo (a casa do Pastor foi uma delas). No momento, as águas já baixaram e a cidade vai voltando à rotina normal. A preocupação de todos é com as chuvas que cairão até segunda-feira e poderão causar maiores estragos.
Existe a possibilidade (se as chuvas não diminuírem de intensidade) que uma represa localizada no Estado de Minas Gerais se rompa e o rio Pomba, que corta a cidade de Pádua, será um caminho natural para este enorme volume de água (esta é uma preocupação de todos na cidade).
Em Campos, o povoado de três vendas (a 15 km do centro) foi o que tive perdas de maior relevo. O Km 120 da BR-356 (Itaperuna-Campos) não resistiu ao volume de águas do rio Muriaé e se rompeu atingindo o povoado. O Secretário de Defesa Civil de Campos (segundo informes veiculados nos meios de comunicação) garantiu já ter retirado 90% da população do local.
O Norte e o Noroeste do Estado do Rio de Janeiro são as regiões mais afetadas pelas chuvas (recorrentes em toda a virada do ano). Os dois rios principais da região (Pomba e Muriaé) nascem no Estado de Minas (também atingido pelas enchentes) e deságuam nestas regiões.
Saiba mais sobre a situação e o trabalho da Igreja em Muriaé.
De acordo com a Defesa Civil estadual, seis municípios decretaram situação de emergência por causa das enchentes: Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira e Miracema.
Até o momento não conseguimos estabelecer contato telefônico com os Pastores de Nova Friburgo e Itaperuna para recebermos informes sobre os danos.
Segundo meteorologistas até segunda feira as chuvas cairão forte sobre a região norte e serrana.
Transmito a todos a preocupação e solidariedade de nosso Bispo para com os moradores e membros de nossas Igrejas nestas cidades.
Oremos pelos moradores desta região e estejamos de prontidão para prestarmos socorro como fruto de nosso amor e fé.
É o que sabemos até o momento.
Que Deus abençoe a todos
Pastor Edvandro Machado
Secretário Executivo de Ação Social da Igreja Metodista - 1ª Reg.
pastoralcarceraria@metodista-rio.org.br