Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Igreja Metodista faz coleta seletiva de lixo

   Consciente da responsabilidade humana para com a criação do Senhor, a Igreja Metodista em Rudge Ramos, São Bernardo do Campo, São Paulo,  iniciou no mês de junho de 2009  o Projeto "Coleta Seletiva de Recicláveis".

          

A questão  do lixo é um dos maiores problemas que enfrentamos nos dias de hoje. Cada brasileiro produz, em média, de 0,500 kg a 1kg de lixo por dia.

O lixo tem gerado preocupações em todas as cidades, principalmente o lixo sólido, que não se decompõe facilmente.  O aumento da quantidade de lixo gerado nas grandes cidades provocou um novo problema ambiental: o esgotamento rápido dos aterros sanitários. Atualmente, mais da metade dos resíduos gerados é jogada em terrenos a céu aberto, indo parar nos córregos, rios e até nos mares. Quando o caminhão da prefeitura passa recolhendo o lixo, este é levado para um lixão, porém com o aumento da população, a quantidade de lixo também aumenta e isto está fazendo com que não haja mais espaço para tanto lixo. Todavia, ainda há esperança: é a reciclagem, isto é, reaproveitar os recursos que foram retirados da natureza, pois há muita coisa que jogamos no lixo que não é lixo. 

O Projeto da Coleta Seletiva de Recicláveis consiste em  recolher e enviar para a reciclagem papel, vidro, metais e plásticos, que são separados, lavados e levados para o estacionamento da Igreja e  colocados em "bags" (sacolões), um para cada material..Os recicláveis são recolhidos uma vez por semana pela Associação de Catadores do próprio bairro em que se situa a Igreja, são transformados em fardos e vendidos para as indústrias de reciclagem. O dinheiro é dividido entre os membros da  Associação, de acordo com as horas trabalhadas. São 26 famílias, mantidas por 26 trabalhadores que agora têm trabalho digno, com carteira assinada e  respeitados  os seus direitos como cidadãos. Se você tiver interesse por maiores detalhes poderá contatar: loide.farris@gmail.com.

 

   

Lóide Barbosa Farris - Pedagoga e  Mestre em Ciências da  Religião e Coordenadora do Ministério de Solidariedade e Cidadania.da Igreja Metodista em Rudge Ramos, SBC, São Paulo


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

EC de março | Petrópolis: missão e solidariedade com a população

Solidariedade tem como pano fundo o tema da Igreja Metodista para este ano – “Discípulas e Discípulos nos caminhos da missão anunciam a solidariedade e esperança do evangelho de Cristo”. É comum nós, metodistas, nos mobilizarmos sendo solidários/as pelas causas sociais. Este ano, a Igreja já se envolveu na campanha SOS Bahia, para o estado da região Nordeste do país, a fim de ajudar as pessoas que sofreram com os desastres em decorrência do excesso de chuvas.

Geral, por Sara de Paula

Programa Antirracismo | Vidas Negras Importam

Você conhece o Programa Antirracismo da Igreja Metodista? Hoje, a Coordenadora da Pastoral de Combate ao Racismo da Igreja Metodista, Juliana Yade, fala sobre situações racistas que acontecem dentro e fora da Igreja, como "quando a dor de Mirtes, mãe de Miguel, expõe uma ferida aberta dizendo em alto e bom som: qual é o lugar do corpo negro? Qual é o lugar da criança negra dentro da Casa Grande?"

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães