Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013
Igreja Metodista faz coleta seletiva de lixo
Consciente da responsabilidade humana para com a criação do Senhor, a Igreja Metodista em Rudge Ramos, São Bernardo do Campo, São Paulo, iniciou no mês de junho de 2009 o Projeto "Coleta Seletiva de Recicláveis". |
A questão do lixo é um dos maiores problemas que enfrentamos nos dias de hoje. Cada brasileiro produz, em média, de
O lixo tem gerado preocupações em todas as cidades, principalmente o lixo sólido, que não se decompõe facilmente. O aumento da quantidade de lixo gerado nas grandes cidades provocou um novo problema ambiental: o esgotamento rápido dos aterros sanitários. Atualmente, mais da metade dos resíduos gerados é jogada em terrenos a céu aberto, indo parar nos córregos, rios e até nos mares. Quando o caminhão da prefeitura passa recolhendo o lixo, este é levado para um lixão, porém com o aumento da população, a quantidade de lixo também aumenta e isto está fazendo com que não haja mais espaço para tanto lixo. Todavia, ainda há esperança: é a reciclagem, isto é, reaproveitar os recursos que foram retirados da natureza, pois há muita coisa que jogamos no lixo que não é lixo.
O Projeto da Coleta Seletiva de Recicláveis consiste em recolher e enviar para a reciclagem papel, vidro, metais e plásticos, que são separados, lavados e levados para o estacionamento da Igreja e colocados em "bags" (sacolões), um para cada material..Os recicláveis são recolhidos uma vez por semana pela Associação de Catadores do próprio bairro em que se situa a Igreja, são transformados em fardos e vendidos para as indústrias de reciclagem. O dinheiro é dividido entre os membros da Associação, de acordo com as horas trabalhadas. São 26 famílias, mantidas por 26 trabalhadores que agora têm trabalho digno, com carteira assinada e respeitados os seus direitos como cidadãos. Se você tiver interesse por maiores detalhes poderá contatar: loide.farris@gmail.com.
Lóide Barbosa Farris - Pedagoga e Mestre