Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 28/09/2010

Igreja Metodista elevada a catedral

A Igreja Metodista Central em Porto Alegre foi elevada ontem à categoria de Catedral Metodista da Capital. O pedido foi aprovado pelo Colégio Episcopal da Igreja, que reúne os bispos do país. Segundo a pastora titular da Igreja Metodista de Porto Alegre, Mára Aparecida de Freitas, o pedido para transformar o local em catedral foi feito no início de 2009. "Recebemos a resposta do Colégio Episcopal em novembro e começamos a fazer todo o planejamento necessário", disse ela.

A sagração do local culmina com os 125 anos da Igreja na Capital - que é datada em 27 de setembro. "A Igreja Metodista de Porto Alegre foi a primeira em terras gaúchas", falou Mára. A sagração foi celebrada às 9h30min, na sede da igreja, localizada na rua Duque de Caxias, 1676. À tarde, houve concentração do povo metodista no Colégio Americano - na rua Dona Leonor, esquina com Doutor Lauro de Oliveira.

No Rio Grande do Sul, o metodismo começou a partir da vinda de João Corrêa, juntamente com sua família, e de Carmen Chacón, do Uruguai, que, em 1885, fundaram a Igreja Metodista Central de Porto Alegre. No mesmo ano, esse grupo de missionários também fundou o Colégio Americano. O templo atual foi construído em 1914. "Corrêa era vendedor de bíblias e missionário da igreja em Montevidéu e veio com o desafio de iniciar o trabalho no Estado, que aos poucos foi crescendo e se difundido", explicou Mára.

Hoje, a Igreja Metodista possui 60 igrejas em todo o Estado, e, dessas, dez estão em Porto Alegre. A missão é evangelização, educação e ação social. Mais de 12.000 pessoas compõem o quadro de membros professos no Rio Grande do Sul, e outro tanto de participantes não membros. Destes, cerca de 2000 estão em Porto Alegre e 600 na Igreja Metodista Central de Porto Alegre, atual Catedral Metodista de Porto Alegre.

Para a titular da Igreja Metodista, algumas mudanças deverão acontecer com a sagração do local em catedral. "A partir de agora, aumenta a nossa responsabilidade e o nosso compromisso com a missão proposta, pois teremos maior visibilidade", acredita Mára. A programação das atividades dos 125 anos iniciaram-se em abril e se estenderão até o mês de dezembro.

Os registros da história da fundação da igreja encontram-se na sua secretaria e podem ser consultados. As publicações incluem a importância da religião na vida de irmãos e irmãs, através dos registros de batismo, profissão de fé, casamentos, falecimentos, nomeações pastorais e trabalhos missionários. "Em função de ser a pioneira, este é um momento importante de comemoração. Todas as pessoas que desejarem fazer parte do metodismo devem conhecer a doutrina, respeitando seus direitos e deveres", lembrou a pastora Mára. A igreja realiza cursos de preparação aos metodistas, com duração de cerca de três meses.

Uma cruz preta e a chama vermelha são o símbolo universal do metodismo. A cruz representa o sacrifício de Cristo, e a chama o poder e a força do Espírito Santo. A igreja no Brasil conta com oito regiões eclesiásticas. O bispo-presidente em Porto Alegre é Luís Vergílio Batista da Rosa, intitulado reverendíssimo.

Com novas informações da Revda. Mára Aparecida de Freitas, Catedral Metodista de Porto Alegre.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães