Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

guaranis

 
(informação extraída do G1, o portal da Globo. Endereço: http://g1.globo.com/Noticias/Colunas/0,,7267,00.html)
 

Índios Guaranis discutem os problemas da etnia em MS


Quatrocentas lideranças guaranis elaboraram um documento em que pedem apoio dos governos na defesa da cultura do grupo. Os índios discutiram, por três dias, no último fim de semana, medidas que podem ajudar o resgate das velhas tradições indígenas.

O encontro reuniu índios que vieram da Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia e sete estados brasileiros na aldeia de Caarapó, a 250 quilômetros de Campo Grande.

Em toda América do Sul vivem 225 mil índios guaranis. A maior população está na Bolívia, com 80 mil. No Brasil o número estimado é de 50 mil. "Nós, guaranis, somos uma nação. Uma nação tem sua língua, sua cultura, sua arte. Então o objetivo da campanha é mostrar para o mundo que nós existimos e somos uma nação sem terra", afirma o representante da comissão de direitos indígenas, Anastácio Peralta.



Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Bispo Luiz emite nota de solidariedade à família do pastor Adahyr Cruz

Com pesar, comunicamos o falecimento do Rev. Adhayr Cruz, que exerceu seu ministério pastoral na Segunda Região Eclesiástica, onde exerceu, também, as funções episcopais como Presbítero Presidente da Região, com o passamento do Revmo. Bispo Isac Alberto Rodrigues Aço. Posteriormente retornou para a 4a RE, onde jubilou-se do ministério ativo.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães