Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013
Gincana Escola Dominical
Gincana: "Escola Dominical é pra toda gente" INÍCIO - DOMINGO DIA 21/09/2008 Para comemorar o Dia da Escola Dominical, eis um programa de atividades e uma gincana para envolver toda a igreja local. 1 - Tema da Gincana: "Escola Dominical é para toda gente".
2 - Objetivos da Gincana:
- Comemorar o dia da Escola Dominical (ED).
- Dinamizar a ED.
- Integrar a igreja local.
- Envolver alunos e alunas da ED, membros da igreja local ainda não matriculados na ED, pessoas da comunidade que não são membros da igreja local.
- Aumentar a participação nas aulas da ED
- Arrecadar material/ revistas antigas e livros para a ED.
- Comemorar o dia do/a professor/a.
Atenção: outros objetivos para esta gincana podem ser acrescentados, de acordo com a realidade da igreja local.
3 - Duração da Gincana: 05 semanas. Terá início no dia da Escola Dominical, 3º domingo de setembro, este ano dia 21 de setembro.
4 - Escolha dos Grupos: Abaixo, algumas sugestões para a composição dos grupos:
- Fazer uma pesquisa prévia para identificar quem deseja participar.
- Variar as faixas etárias dos participantes em cada grupo.
- Cada grupo deve conquistar quatro integrantes, membros da igreja local, que não sejam membros da ED. Eles devem ir à Escola Dominical e se apresentar à pessoa responsável pela pontuação. Cada vinda deles, por domingo, valerá 15 pontos.
- O número de integrantes do grupo e a quantidade de grupos dependerão da realidade de cada igreja local.
- Os grupos deverão ser identificados por nomes e também por cores.
- Cada grupo deverá escolher um/a líder e um/a vice-líder como pessoas responsáveis. Toda reivindicação, questionamento ou sugestão do grupo deverá ser feita por meio do/a líder e, em sua ausência, do/a vice-líder.
5 - Pontuação: Em todas as atividades, sugerimos uma pontuação. As atividades não cumpridas não valerão pontos, mas o grupo também não perderá ponto. A pontuação pode ser afixada no quadro de avisos da Igreja e deve ser atualizada a cada domingo.
6 - Esclarecimento das regras: Para que a gincana aconteça de forma satisfatória e tranqüila, é preciso que as regras sejam claras e explicadas ao início das atividades. Além disso, é bom distribuir por escrito o regulamento ou afixá-lo no quadro de avisos, para que todos/as estejam cientes.
7 - Regras da Gincana:
- Cada grupo deverá ter o número igual de participantes, sendo que quatro participantes devem ser membros da Igreja que não estejam matriculados/a na ED.
- Cada grupo deverá ter um/a líder e um/a vice-líder que responderá pelo grupo junto à coordenação da gincana.
- As tarefas serão distribuídas por escrito para cada grupo, através de sorteio, no domingo anterior à execução das mesmas. Algumas tarefas a serem apresentadas no último dia da gincana serão distribuídas no primeiro domingo que se inicia a gincana.
- As tarefas precisam ser cumpridas e/ ou entregues nos dias estabelecidos.
- Cada grupo deverá cumprir a tarefa no tempo determinado. Caso contrário, mesmo que a atividade seja exibida até o final, o grupo não receberá a pontuação estabelecida.
- Quesitos avaliados na gincana: cumprimento das atividades, participação/assiduidade do grupo, animação, disciplina e espírito esportivo.
- Os casos omissos ao regulamento serão decididos pela coordenação da gincana juntamente com o/a pastor/a.
8- Escolha dos/as Jurados/as: A banca de jurados deverá ser composta por 07 pessoas (um/a pastor, um/a ancião, um homem, uma mulher, um/a jovem, um/a juvenil, uma criança de 10 a 11 anos). O corpo de jurados poderá ser constituídos por sorteio entre os que queiram ou podem ser escolhidas pela coordenação.
9- Escolha dos/as Cronometristas: É preciso controlar o tempo com o uso de um/a cronometrista. A equipe de coordenação deve indicar duas pessoas para se revezar nesta tarefa nos dias da gincana. É preciso ter um cronômetro e, se possível, uma campainha para indicar o término do tempo, evitando problemas com os grupos.
10- Apresentação da Gincana: O ideal é que duas pessoas apresentem a gincana. Elas devem ser alegres, comunicativas, expressando-se com clareza para que todos entendam a proposta de cada atividade. A equipe de coordenação precisa estar atenta para resolver todas as dúvidas. Esta não é uma tarefa do/a apresentador/a, mas da equipe de coordenação.
11- Prêmio: Defina com a coordenação o prêmio da gincana. Pode ser uma taça para o grupo, mais uma medalha para cada participante, juntamente com um bombom ou algo do gênero. Você pode também fazer um pôster do grupo vencedor e expor no hall da igreja. O importante é comemorar!
12-Dada a partida dia 14/09:
Na abertura ou encerramento da ED, anuncie à Igreja que no próximo domingo começará a gincana. Em seguida chame os/as líderes de grupo e entregue uma pasta com as informações sobre a gincana e dois envelopes: um com as tarefas para o próximo domingo e outro com as tarefas para o último domingo. Faça uma oração pelos grupos para que tudo corra bem durante a atividade.
Tarefas para o próximo domingo
• Apresentação dos grupos; apresentação da Música da ED; perguntas sobre a nossa Escola Dominical (história da ED e dados da igreja local).
• Entregas de alimentos recolhidos durante o mês, recolhimento de livros e revistas antigas da ED, Histórias interessantes sobre a ED (cada grupo deverá pesquisar entres os membros da igreja alguém que tenha uma história linda, emocionante sobre a importância da ED na sua vida).
ATENÇÃO:
As tarefas sugeridas foram organizadas em quatro (5) etapas. Uma para cada domingo.
Antes de montar a gincana de sua igreja local, leia as tarefas e veja se elas podem ser utilizadas integralmente. Você tem liberdade para acrescentar ou retirar tarefas. O importante é adaptá-las à realidade de sua igreja local. Elas devem ser simples, fáceis com explicações claras e possíveis de serem executadas. O importante é que todos/as tenham êxito na realização da gincana.
Monte um manual da gincana, contendo todas as informações (tema, objetivos, regulamentos, etc.). Entregue para cada líder do grupo e deixe afixado no quadro de avisos ou mural da Escola Dominical.
Da Coordenação: A cargo do Ministério de Coordenação Cristã com o apoio do Departamento de Escola Dominical.
Do tempo das tarefas: de acordo com o número de grupos e o espaço de tempo que se dispõe para a realização da gincana na programação da igreja local, a coordenação deverá determinar o tempo das tarefas.
Da execução das tarefas: as pessoas que executarão as tarefas no dia da gincana devem ser previamente selecionadas. A coordenação da gincana decidirá se haverá ou não auxílio do grupo à pessoa na hora da realização da tarefa. Caso haja auxílio, como este se dará? Isto precisa ser explicado ao grupo antes da realização das tarefas.
Da avaliação das tarefas: o júri dará até 10 pontos por atividade desempenhada. A pontuação do grupo será o somatório das notas de cada jurado/a.
Andreia Fernandes Oliveira
Pastoral da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP
Clique no dia desejado para ver as orientações e as tarefas da Gincana.
• BAIXE O CADERNO RECRIAR Nº35