Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Gincana Escola Dominical

 

Gincana: "Escola Dominical é pra toda gente"

INÍCIO - DOMINGO DIA 21/09/2008

Para comemorar o Dia da Escola Dominical, eis um programa de atividades e uma gincana para envolver toda a igreja local.

1 - Tema da Gincana: "Escola Dominical é para toda gente".

2 - Objetivos da Gincana:

- Comemorar o dia da Escola Dominical (ED).

- Dinamizar a ED.

- Integrar a igreja local.

- Envolver alunos e alunas da ED, membros da igreja local ainda não matriculados na ED, pessoas da comunidade que não são membros da igreja local.

- Aumentar a participação nas aulas da ED

- Arrecadar material/ revistas antigas e livros para a ED.

- Comemorar o dia do/a professor/a.

Atenção: outros objetivos para esta gincana podem ser acrescentados, de acordo com a realidade da igreja local.

3 - Duração da Gincana: 05 semanas. Terá início no dia da Escola Dominical, 3º domingo de setembro, este ano dia 21 de setembro.

4 - Escolha dos Grupos: Abaixo, algumas sugestões para a composição dos grupos:

- Fazer uma pesquisa prévia para identificar quem deseja participar.

- Variar as faixas etárias dos participantes em cada grupo.

- Cada grupo deve conquistar quatro integrantes, membros da igreja local, que não sejam membros da ED. Eles devem ir à Escola Dominical e se apresentar à pessoa responsável pela pontuação. Cada vinda deles, por domingo, valerá 15 pontos.

- O número de integrantes do grupo e a quantidade de grupos dependerão da realidade de cada igreja local.

- Os grupos deverão ser identificados por nomes e também por cores.

- Cada grupo deverá escolher um/a líder e um/a vice-líder como pessoas responsáveis. Toda reivindicação, questionamento ou sugestão do grupo deverá ser feita por meio do/a líder e, em sua ausência, do/a vice-líder.

5 - Pontuação: Em todas as atividades, sugerimos uma pontuação. As atividades não cumpridas não valerão pontos, mas o grupo também não perderá ponto. A pontuação pode ser afixada no quadro de avisos da Igreja e deve ser atualizada a cada domingo.

6 - Esclarecimento das regras: Para que a gincana aconteça de forma satisfatória e tranqüila, é preciso que as regras sejam claras e explicadas ao início das atividades. Além disso, é bom distribuir por escrito o regulamento ou afixá-lo no quadro de avisos, para que todos/as estejam cientes.

7 - Regras da Gincana:

- Cada grupo deverá ter o número igual de participantes, sendo que quatro participantes devem ser membros da Igreja que não estejam matriculados/a na ED.

- Cada grupo deverá ter um/a líder e um/a vice-líder que responderá pelo grupo junto à coordenação da gincana.

- As tarefas serão distribuídas por escrito para cada grupo, através de sorteio, no domingo anterior à execução das mesmas. Algumas tarefas a serem apresentadas no último dia da gincana serão distribuídas no primeiro domingo que se inicia a gincana.

- As tarefas precisam ser cumpridas e/ ou entregues nos dias estabelecidos.

- Cada grupo deverá cumprir a tarefa no tempo determinado. Caso contrário, mesmo que a atividade seja exibida até o final, o grupo não receberá a pontuação estabelecida.

- Quesitos avaliados na gincana: cumprimento das atividades, participação/assiduidade do grupo, animação, disciplina e espírito esportivo.

- Os casos omissos ao regulamento serão decididos pela coordenação da gincana juntamente com o/a pastor/a.

8- Escolha dos/as Jurados/as: A banca de jurados deverá ser composta por 07 pessoas (um/a pastor, um/a ancião, um homem, uma mulher, um/a jovem, um/a juvenil, uma criança de 10 a 11 anos). O corpo de jurados poderá ser constituídos por sorteio entre os que queiram ou podem ser escolhidas pela coordenação.

9- Escolha dos/as Cronometristas: É preciso controlar o tempo com o uso de um/a cronometrista. A equipe de coordenação deve indicar duas pessoas para se revezar nesta tarefa nos dias da gincana. É preciso ter um cronômetro e, se possível, uma campainha para indicar o término do tempo, evitando problemas com os grupos.

10- Apresentação da Gincana: O ideal é que duas pessoas apresentem a gincana. Elas devem ser alegres, comunicativas, expressando-se com clareza para que todos entendam a proposta de cada atividade. A equipe de coordenação precisa estar atenta para resolver todas as dúvidas. Esta não é uma tarefa do/a apresentador/a, mas da equipe de coordenação.

11- Prêmio: Defina com a coordenação o prêmio da gincana. Pode ser uma taça para o grupo, mais uma medalha para cada participante, juntamente com um bombom ou algo do gênero. Você pode também fazer um pôster do grupo vencedor e expor no hall da igreja. O importante é comemorar!

12-Dada a partida dia 14/09:

Na abertura ou encerramento da ED, anuncie à Igreja que no próximo domingo começará a gincana. Em seguida chame os/as líderes de grupo e entregue uma pasta com as informações sobre a gincana e dois envelopes: um com as tarefas para o próximo domingo e outro com as tarefas para o último domingo. Faça uma oração pelos grupos para que tudo corra bem durante a atividade.

Tarefas para o próximo domingo

• Apresentação dos grupos; apresentação da Música da ED; perguntas sobre a nossa Escola Dominical (história da ED e dados da igreja local).

Entregas de alimentos recolhidos durante o mês, recolhimento de livros e revistas antigas da ED, Histórias interessantes sobre a ED (cada grupo deverá pesquisar entres os membros da igreja alguém que tenha uma história linda, emocionante sobre a importância da ED na sua vida).

ATENÇÃO:

As tarefas sugeridas foram organizadas em quatro (5) etapas. Uma para cada domingo.

Antes de montar a gincana de sua igreja local, leia as tarefas e veja se elas podem ser utilizadas integralmente. Você tem liberdade para acrescentar ou retirar tarefas. O importante é adaptá-las à realidade de sua igreja local. Elas devem ser simples, fáceis com explicações claras e possíveis de serem executadas. O importante é que todos/as tenham êxito na realização da gincana.

Monte um manual da gincana, contendo todas as informações (tema, objetivos, regulamentos, etc.). Entregue para cada líder do grupo e deixe afixado no quadro de avisos ou mural da Escola Dominical.

Da Coordenação: A cargo do Ministério de Coordenação Cristã com o apoio do Departamento de Escola Dominical.

Do tempo das tarefas: de acordo com o número de grupos e o espaço de tempo que se dispõe para a realização da gincana na programação da igreja local, a coordenação deverá determinar o tempo das tarefas.

Da execução das tarefas: as pessoas que executarão as tarefas no dia da gincana devem ser previamente selecionadas. A coordenação da gincana decidirá se haverá ou não auxílio do grupo à pessoa na hora da realização da tarefa. Caso haja auxílio, como este se dará? Isto precisa ser explicado ao grupo antes da realização das tarefas.

Da avaliação das tarefas: o júri dará até 10 pontos por atividade desempenhada. A pontuação do grupo será o somatório das notas de cada jurado/a.

Andreia Fernandes Oliveira

Pastoral da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Clique no dia desejado para ver as orientações e as tarefas da Gincana.

DOMINGO DIA 21/09/2008

DOMINGO DIA 28/09/2008

DOMINGO DIA 05/10/2008

DOMINGO DIA 12/10/2008

DOMINGO DIA 19/10/2008

BAIXE O CADERNO RECRIAR Nº35


Posts relacionados

Geral, por Comunicação

Aniversariante do Dia 25/12

  Bispo João Carlos Lopes

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães