Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Geral - 30/04/2014

Filme NOÉ: crítica e reflexão

George Paradela
 
Parece que estamos vivendo mais uma onda de produções cinematográficas baseadas em personagens bíblicos. Vários filmes bíblicos já foram realizados, alguns bons e outros não tão bons assim, em minha perspectiva. Contudo, os gostos em relação aos filmes bíblicos são diversos e não é minha intenção nesta breve reflexão discutir e defender algum ponto de vista.
 
Porém, nos últimos dias, a nova produção do diretor Darren Aronofsky, em que foi adaptado o personagem bíblico Noé, está sendo alvo de inúmeros questionamentos e críticas por parte dos cristãos em geral. Já ouvi declarações de inúmeras lideranças evangélicas e também a poucos dias do Vaticano, repudiando a adaptação feita nas telonas. Em suma, os comentários das lideranças cristãs são que o filme: distorceu a mensagem bíblica; que o diretor acrescentou coisas na Bíblia; recomendações para que não assistam ao filme e também afirmações de que o filme não é bíblico.
 
Assisti ao filme e gostei bastante da adaptação feita. Fica claro que o filme não é fiel à narrativa bíblica de Noé. Todavia, também é muito claro que os diretores não possuem nenhum compromisso em expor as Escrituras com fidelidade. Esse compromisso fica a cargo de outras pessoas, como você e eu, que se consideram cristãos/ãs.
 
A minha percepção sobre todo esse repúdio ao filme Noé, nos alerta para algo muito sério. Será que a rigorosidade bíblica que impomos para os outros é a mesma imposta à nós? Na mesma proporção que condenamos um filme, que por sinal vale o ingresso, condenamos as nossas práticas internas que sãos incoerentes às Escrituras? 
 
Qual será o verdadeiro mal que precisamos nos guardar? O de uma sessão de cinema ou o de uma vida cristã sem compromisso com a Palavra? Que o Deus da vida nos guarde desse terrível mal!
 
Leia na íntegra em PDF

Tags: filme-noe, expositor-cristao, igreja-metodista


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Nota do Concílio Geral à Igreja Católica Apostólica Romana pelo falecimento de Dom Claudio Hummes

Às lideranças clérigas e leigas da Igreja Católica Apostólica Romana: A Igreja Metodista, reunida em seu 21º Concílio Geral, que está sendo realizado na cidade de Sorocaba/SP, tomou conhecimento do falecimento de Dom Claudio Humes.

Geral, por Sara de Paula

EC de março | Petrópolis: missão e solidariedade com a população

Solidariedade tem como pano fundo o tema da Igreja Metodista para este ano – “Discípulas e Discípulos nos caminhos da missão anunciam a solidariedade e esperança do evangelho de Cristo”. É comum nós, metodistas, nos mobilizarmos sendo solidários/as pelas causas sociais. Este ano, a Igreja já se envolveu na campanha SOS Bahia, para o estado da região Nordeste do país, a fim de ajudar as pessoas que sofreram com os desastres em decorrência do excesso de chuvas.

Geral, por Comunicação

Em oração | 26.11.2021

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Expositor Cristão, Jovens, Mídia, Missionária, Geral, por José Geraldo Magalhães

Juventude mobilizada na Copa do Mundo

A Copa do Mundo vai trazer ao Brasil 600 mil turistas de acordo com o Governo Federal. Tantos visitantes trazem a tona gargalos como mobilidade, atuação dos órgãos públicos, limpeza e segurança. Desafios logísticos à parte, a presença de estrangeiros/as é também uma grande oportunidade evangelística. fonte: Marcelo Ramiro /  foto: José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães